DestaqueEspetáculos

Vencendo obstáculos, Associação Fernanda Bianchini volta aos palcos e apresenta espetáculos de dança neste final de semana

Crédito da foto: Divulgação

A Associação Fernanda Bianchini – única escola no mundo a ensinar e a formar pessoas com diferentes tipos de deficiência em Ballet Clássico – apresenta nos dias 27 e 28 de novembro seus espetáculos de final de ano.

Vencendo obstáculos na pandemia, os espetáculos acontecem ao vivo nos palcos de São Paulo neste final de semana, com a participação de alunos e professores da escola, Cia Ballet de Cegos e a participação especial de convidados remotos, de Florianópolis, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Argentina.

Os dois espetáculos acontecem no Teatro Liberdade com participação do público. Sábado (27/11) será a vez dos alunos da Associação Fernanda Bianchini subirem ao palco às 20h, para apresentar o espetáculo Criativa Mente, com inspiração na animação Divertida Mente, de Pete Docter. No domingo (28/11), às 17h, será a vez da Cia Ballet de Cegos apresentar Suíte de Coppélia, baseado no famoso ballet de repertório francês que teve inspiração na obra de E.T.A. Hoffmann, de 1815.

Os espetáculos são apresentados pelo Ministério do Turismo, dentro do Plano Anual de Atividades Culturais 2021 da Associação Fernanda Bianchini, com apoio de Felipe Weil Wilberg, Rafael Prado Guerra e Deborah Roig e patrocínio do Banco Toyota, Nacional Tubos e Nacional Aços, Banco Industrial do Brasil, Empresa Norte de Transmissão Elétrica, Sofisa, Alupar, Taesa, Chemtunion, Amend – A Beleza Inspira, Tati Nigro e Ateliê, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

A participação do público nos espetáculos será gratuita. Os ingressos podem ser reservados antecipadamente pela internet e a retirados na bilheteria do teatro meia hora antes de cada espetáculo. Também será possível assistir aos espetáculos em tempo real pelo canal da Associação Fernanda Bianchini no YouTube.

Sobre o espetáculo Criativa Mente

O ser humano é criativo, tem mente criativa e é criativamente incrível, desde a sua concepção até a sua extinção. Ao longo deste período, somos surpreendidos com muitos acontecimentos que dançam ao ritmo das nossas emoções. Aqui o cérebro humano é muito complexo, e ao mesmo tempo, fascinante e engraçado. Os nossos artistas representarão as emoções de forma que você possa se reconhecer nelas. Deixe-se levar e bom espetáculo!

ELENCO: Alunos da AFB, Cia de Ballet e Sementes do Futuro
PERSONAGENS: Cientista – Cleber Folini, Pai – Alessandro Rodrigues, Mãe – Cintia Bispo, Filha – Tainá B. Muniz, Alegria – Carolina Purini, Tristeza – Marcela Mahayana, Raiva – Edilene, Medo -Edye Soares, Nojinho – Giulia Righetti e Amigo Imaginário – Margareti Jardim

COREOGRAFIAS:

  1. Neurônios Divertidos
  2. Amor de Família
  3. Memórias Base
  4. Alegria
  5. Tristeza / Alegria
  6. Medo
  7. Nojinho
  8. Raiva
  9. Loucos de Raiva
  10. Ilha da Bobeira
  11. Ilha da Amizade
  12. Ilha dos Jogos
  13. Ilha da Família
  14. Sonhos Criativos
  15. Esquecimento
  16. O Amor Constrói

Sobre o espetáculo Suítes de Coppélia

O ballet Coppélia é um ballet cômico de II atos e III cenas, estreado em 1870, com coreografias originais de Arthur Saint-Leon, mais tarde com adaptação de Marius Petipa com Música de Leo Delibes. O ballet conta a história do Dr. Copélius e sua boneca preferia Coppélia. Foi o primeiro balé clássico a incluir danças folclóricas como czardas, mazurcas e polcas.

A história toda acontece em uma aldeia, onde Dr Copélius é um senhor que fabrica brinquedos, Swanilda e Franz formam um casal de namorados e são os personagens principais desta estória. No final eles se casam e tudo termina em uma grande festa.

A Associação Fernanda Bianchini traz a Suíte de Coppélia, que conta apenas com os momentos principais da história, onde os bailarinos tem a oportunidade de saber e interpretar um ballet de repertório.

ELENCO: Alunos da AFB, Cia de Ballet, Sementes do Futuro e alunas do Clube Monte Líbano
PERSONAGENS: Swanilda – Jéssica Lacerda e Marina Guimarães e Franz – Vinicius Longuinho

COREOGRAFIAS:

  1. Variação Swanilda I Ato
  2. Czardas
  3. Mazurka
  4. Amigas de Swanilda
  5. Bonecos do Dr. Copélius
  6. Prece
  7. Amanhecer
  8. Daminhas (entrada noivos)
  9. Pas de Deux Swanilda
  10. – Daminhas
  11. – Valsa das Horas

Sobre a Associação Fernanda Bianchini

Hoje, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, a AFB – Associação Fernanda Bianchini atende aproximadamente a 500 alunos, de forma presencial e remota, dos 3 anos até a Terceira Idade, com diferentes deficiências e propósitos. De segunda a sábado, a escola funciona com aulas gratuitas de Ballet Clássico, Contemporâneo e Sobre Rodas, Dança de Salão e do Ventre, e sessões de Fisioterapia, Musicalização, Pilates, Sapateado e Teatro.

Curso de formação a profissionais da área de Dança, Educação e Saúde também já faz parte do projeto de ensino da AFB, e deverá ganhar atenção especial com a inauguração da nova sede programada para dezembro deste ano.

Meio aos 60% de deficientes visuais, 30% de outros tipos de deficiências (física e intelectual), existe 10% de alunos sem nenhum tipo de deficiência frequentando as aulas. A ideia de mesclar os diferentes públicos foi uma estratégia encontrada para trabalhar a inclusão social e facilitar a interação entre grupos diversos.

O Método Fernanda Bianchini é o primeiro e único no mundo a ensinar pessoas com deficiência visual à arte da dança, através do tato e outros estímulos sensoriais. Nesses 26 anos mais de 3 mil alunos já passaram pela AFB. Alguns já se formaram e seguem profissionalmente atuando na própria escola, ensinando o que aprenderam a novos alunos.

A profissionalização de muitos trouxe um impacto social valoroso e muito otimista a todos os envolvidos nesta causa. Paralelamente ao ensino técnico, a associação também mantém com orgulho a Cia Ballet de Cegos, companhia de dança formada por bailarinas cegas da AFB que já desbravou diversos palcos e encantou muitas plateias pelo mundo, destacando sua participação em eventos e festivais realizados em Londres, Argentina, Alemanha, Nova York, Los Angeles, Chile, México e Polônia.

Ficha técnica

Direção Geral- Fernanda Bianchini
Direção Artística- Cesar Albuquerque
Coordenação Pedagógica- Márcia Bueno
Equipe Técnica do Teatro Liberdade
Produção – Bianca Luiza, Elaine De Luttis e Robson Luna
Marketing e Design – Bianca Luiza, Paulo Henrique e Flávio Ritz
Administrativo – Grupo Adicyona por Damaris, Rita, Gustavo e Leandro.
Projeção- Le Pontes e Teatro Liberdade
Fotografia e Filmagem – Angel Produções
Costureiras- Gika Maria e Nina Ballet Malhas e Figurinos.
Professores: Alexandre Boia, Arthur Baldin, Carlos Borely, Cesar Albuquerque, Charles Santana, Carolina Barreto, Carolina (Yoga), Daniela Sanches, Fernanda Bianchini, Gabriel Domingues, Geyza Oliveira, Giulia Fumache, Jéssica Marchetti, Luma Preto, Mariana, Marcela Trevisan, Márcia Bueno, Rosana Bernardis, Silvia Caseiro e Verônica Batista.

Serviço

Criativa Mente & Suítes de Coppélia
Associação Fernanda Bianchini
Dias 27 e 28 de novembro de 2021
Local: Teatro Liberdade
R. São Joaquim, 129 – Liberdade, São Paulo – SP
Espetáculos com Áudio Descrição e Linguagem de Sinais

PROGRAMAÇÃO

Criativa Mente
Dia 27/11, às 20h
Ingressos: Grátis – reserva: https://afbb.ong.br/criativamente/

Suítes de Coppélia
Dia 28/11, às 17h
Ingressos:Grátis – reserva: https://afbb.ong.br/coppelia/

 

Deixe um comentário