DestaqueEspetáculosNotícias

Terça Aberta na Quarentena convida quatro artistas para encontro virtual

Crédito da foto: Divulgação
Cena de Aglomerado, de Roberto Alencar

A segunda edição do Terça Aberta na Quarentena, feita em plataforma online nestes tempos de isolamento social, reúne no dia 26 de maio, às 19h, quatro artistas para compartilharem suas experiências artísticas e trajetórias de pesquisas – Carina Nagib, Gustavo Valezzi, Renata Melo e Roberto Alencar. A mediação do evento será feita por Janaína Leite e Vanessa Macedo.

O primeiro trabalho, “Fake – com Duda e Naty”, de Carina Nagib e Gustavo Valezzi, se inicia antes da quarentena, investigando a falsidade das relações virtuais, a solidão, a solitude e os relacionamentos afetivos. O projeto se intensifica agora, por ser o isolamento social um catalisador das questões abordadas pela pesquisa. Dentro desta perspectiva, o casal fake “Duda e Naty” mergulha no confinamento tendo como único escape (como muitos de nós) a internet e se reinventa no mundo virtual. Fake é o Instagram deste casal (apresentado em diversas performances – feeds e stories @dudaenat), que se desenvolve nas redes sociais durante o processo de pesquisa.

Não menos visionária é a pesquisa “Vídeos de Dança em Casa”, que Renata Melo realiza há quatro anos, em cômodos da sua casa, onde experimenta o movimento, dramaturgias, narrativas e estéticas. Em tempo de confinamento, essa prática tornou-se uma forma de expressão, tomou as redes sociais e tem sido tema de debates. Alguns vídeos contam com a participação especial de amigos e vizinhos.

A dramaturgia de “Aglomerado”, de Roberto Alencar, parte da investigação de possibilidades corporais e visuais em torno do conceito de aglomeração particular. Através de interações entre dança, desenho e vídeo-projeção, a performance mostra um corpo isolado aglomerando-se com vários de seus duplos. Sobre o corpo, são projetados filmes feitos a partir de desenhos de Alencar, produzidos durante a quarentena.

A inscrição do público pode ser feita no link: https://forms.gle/p4iEvmqBMcr6L5C99

A partir do preenchimento deste formulário, será enviado no dia do evento um link para acesso à plataforma ZOOM, por e-mail e telefone.

A ação faz parte do projeto “Autodepoimento na cena”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Sobre os artistas

Carina Nagib cursou Dança e Gustavo Valezzi Teatro na UNICAMP. Desde então, ambos se dedicam e focam suas pesquisas entre as duas linguagens. Gustavo atuou com a Boa Companhia, Holly Cavrell e Luciana Canton. Carina com Luiz Bongiovanni, Norberto Presta, Ricco Vianna e, em Berlim, com Hannes Langolf.

Bailarina, coreógrafa, atriz e diretora, Renata Melo criou o Grupo Marzipan, onde atuou e coreografou por 10 anos. Na década de 90, inicio seu trabalho próprio: “Slices”, “Receba as Flores”, “Bonita Lampião”, “Domésticas, “Passatempo”, “Pessoas ao Sol”, foram criações premiadas pela APCA, Mambembe, Sharp, Molière e Shell. Dirigiu “Boteco”, para EAD, “Simpatia”, “Fui, Vim Voltei”, “Turistas e Refugiados”. Atuou em “Quem tem Medo de Italia Fausta”, “A Caixa” e ministrou aulas na Escola Célia Helena, Escola SP de Teatro e Faculdade de Dança UNICAMP.

Roberto Alencar é ator, bailarino, coreógrafo e artista visual. Há dez anos fundou a “Incunábula Companhia”, onde desenvolve uma linguagem que investiga o trânsito do corpo entre a dança e o desenho. Entre os profissionais com quem trabalhou na área de dança, teatro, cinema e tv destacam-se Sandro Borelli, Lu Favoretto, Renata Melo, José Possi Neto, Vanessa Macedo, Elias Andreatto, Cibele Forjaz, Zé Celso Martinez Corrêa , Hector Babenco, Helena Ignez. Atualmente integra o grupo de intervenções urbanas GRUA – Gentlemen de Rua.

Serviço

Terça Aberta na Quarentena – Cia Fragmento de Dança
Dia 26 de maio de 2020
Terça, às 19h – Plataforma Zoom
Com: Carina Nagib e Gustavo Valezzi (“Fake – com Duda e Naty”), Renata Melo (“Vídeos de Dança em Casa”) e Roberto Alencar (“Aglomerado”).
Link para inscrição: https://forms.gle/p4iEvmqBMcr6L5C99

Deixe um comentário