EspetáculosNotícias

São Paulo Companhia de Dança e Itaú Cultural apresentam a websérie Brincar e Dançar

Crédito da foto: Acervo SPCD
Bailarino: Diego de Paula

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, em parceria com o Itaú Cultural, lança a websérie Brincar e Dançar. O projeto faz parte do Especial IC para Crianças, iniciativa do Núcleo de Artes Cênicas da instituição, e integra as ações virtuais do selo da Companhia #SPCDdigital. Ao todo, serão lançados 10 episódios, sempre aos domingos e quartas-feiras, às 11h, no site do Itaú Cultural e também nos canais no YouTube do instituto e da SPCD.

A websérie Brincar e Dançar tem como objetivo estimular as crianças e seus familiares a se movimentarem e experimentarem a arte da dança de forma divertida e prazerosa dentro de suas casas, a partir de instruções lúdicas transmitidas por meio de ferramentas digitais em atividades que incentivam a criatividade e a imaginação.

Em cada novo episódio, uma brincadeira serve como fio condutor para aprimorar a coordenação motora e a percepção corporal dos pequenos. Sob a concepção pedagógica de Elizabeth Menezes da Silva, intérprete-criadora e educadora em dança com mais de 30 anos de trajetória, os artistas da SPCD propõem a confecção de brinquedos com matérias-primas de fácil acesso e proporcionam um momento de interação saudável entre as famílias mesmo diante das limitações impostas pelas medidas de isolamento.

“A São Paulo Companhia de Dança se une ao Itaú Cultural para oferecer novos conteúdos às crianças que estão em casa de modo a tornar este período de distanciamento social mais interativo e dinâmico para elas. Nesta websérie, reunimos atividades que aproximam pais e filhos para que, mesmo longe dos parques e locais de lazer, eles possam se movimentar e se divertir em família”, comenta a diretora artística da SPCD, Inês Bogéa.

A exibição acontece no site do Itaú Cultural (itaucultural.org.br) e também nos canais no YouTube do instituto (Itaú Cultural) e também da Companhia (São Paulo Companhia de Dança).

Programação de episódios

Encontro 1 – Corpo, estrela da terra
Data: 29 de novembro (domingo), às 11h

No episódio de estreia, a arte-educadora Elizabeth Menezes, a pianista da SPCD Rose Pavanelli e os bailarinos da Companhia Ammanda Rosa e Nielson Souza vão ensinar como se faz uma estrela com barbante e como montar um labirinto para ser explorado com o próprio corpo.

Encontro 2 – Corpo bola
Data: 02 de dezembro (quarta-feira), às 11h

No segundo episódio, Elizabeth Menezes e Rose Pavanelli se unem aos bailarinos da Companhia Luiza Yuk e Yoshi Suzuki para criar, com um par de meias, uma bolinha para trabalhar com jogos e rolamentos.

Encontro 3 – Mãos brincantes
Data: 06 de dezembro (domingo), às 11h

No terceiro episódio, os bailarinos da SPCD Otávio Portela e Renata Peraso se juntam a Elizabeth Menezes e Rose Pavanelli para recriar brincadeiras e danças indígena, bem como o voo livre dos pássaros na floresta.

Encontro 4 – Metamorfose de borboleta
Data: 09 de dezembro (quarta-feira), às 11h

No quarto episódio, os bailarinos da Companhia Bruno Veloso e Marina Peña se juntam a Elizabeth e Rose para vivenciar – e criar – com as crianças as etapas da vida de uma borboleta, desde o lento arrastar da lagarta até o voo.

Encontro 5 – Pés brincantes
Data: 13 de dezembro (domingo), às 11h

No quinto episódio, Elizabeth Menezes e Rose Pavanelli se unem aos bailarinos da SPCD Poliana Souza e Vinícius Vieira em uma divertida amarelinha, mantendo a atenção para não errar o caminho.

Encontro 6 – Equilíbrios e lançamentos com peteca
Data: 16 de dezembro (quarta-feira), às 11h

No sexto episódio, os bailarinos da Companhia Carolina Pegurelli e Kaique Barbosa se unem a Elizabeth e Rose em um jogo de petecas, onde o desafio é equilibrar o brinquedo em diferentes parte do corpo.

Encontro 7 – Veia d’água
Data: 20 de dezembro (domingo), às 11h

No sétimo episódio, Elizabeth Menezes, Rose Pavanelli e os bailarinos da SPCD Mateus Rocha e Thamiris Prata vão ensinar como jogar cinco marias e a reproduzir nos corpos e maleabilidade da água e a rigidez das pedras.

Encontro 8 – Ê boi, Pega o Touro
Data: 23 de dezembro (quarta-feira), às 11h

No oitavo episódio, Elizabeth, Rose e os bailarinos da Companhia Ana Roberta Teixeira e Diego de Paula mergulham na cultura popular brasileira e constroem coloridos bois para dançar e se divertir.

Encontro 9 – No passo do galope
Data: 27 de dezembro (domingo), às 11h

No penúltimo episódio, Elizabeth Menezes, Rose Pavanelli e os bailarinos da SPCD Daniel Reca e Michelle Molina brincam de cavalgar e criam um cavalo de pau, enquanto fazem os sons do galope com diferentes partes do corpo.

Encontro 10 – Roda pião
Data: 30 de dezembro (quarta-feira), às 11h

No último episódio, os artistas do episódio anterior se unem ao bailarino da Companhia Leonardo Pedro para brincar, dançar e girar como piões e piorras.

Serviço

Itaú Cultural e São Paulo Companhia de Dança: Brincar e Dançar
Estreia:29 de novembro de 2020, às 11h
Domingos e quartas, às 11h
Plataforma: Canal Do Itaú Cultural no YouTube – youtube.com/itaucultural /  Canal da SPCD no YouTube – www.youtube.com/AudiovisualSPCD /

Deixe um comentário