DestaqueEspetáculos

Paraopeba Cia de Dança chega a Belo Horizonte para três apresentações na Funarte

Crédito da foto: Junior Souza

O espetáculo TCHIBUM, da Paraopeba Cia de Dança, inspirado na essência da arte satírica francesa, faz três apresentações na Funarte, em Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. Dirigido pelo coreógrafo Alan Keller, bailarinos protagonizam, no palco, problemas sociais que marcaram a história do Brasil e da França e faz uma transversalidade de temas distintos de forma caricata, mas com força poética, política e estética.

Alan Keller estava em Paris quando aconteceu o massacre no jornal satírico Charlie Hebdo, um atentado terrorista, em 7 de janeiro de 2015, na capital francesa, resultando em 12 pessoas mortas. “Eu vi de perto aquilo acontecendo, o luto do país inteiro em torno daquela violência. E na mesma época, quando cheguei ao Brasil, o país estava tendo um período de racionamento de água, me provocando a pensar como os países reagiram a esses acontecimentos. A gente também faz uma analogia com o som do nome do espetáculo, a palavra tchibum’, e as duas histórias”, diz Alan Keller. Apesar do assunto sério, o espetáculo é leve, levando o público a uma reflexão por meio do humor. É uma obra de dança contemporânea de 42 minutos e classificação indicativa de 12 anos.

A obra de dança contemporânea TCHIBUM já se apresentou em outras cidades do Brasil e também em países como Alemanha, Portugal e República Tcheca. No palco, dentro de uma pequena piscina, bailarinos se locomovem  num espetáculo cômico, dramático, caricato e cheio de surpresas. Keller afirma que apesar da criação em 2015, a obra é atemporal e cada dia mais presente nos dias atuais.

Criador da Paraopeba Cia. de Dança foi criada, em 2014, Alan Keller é coreógrafo da escola do Teatro Bolshoi no Brasil, também já atuou no Cefart, o centro de formação artística da Fundação Clóvis Salgado, e participou de diversos grupos de Belo Horizonte.

Ficha técnica

Direção, Concepção e Coreografia: Alan Keller
Assistente de Direção e Ensaios: Erika Rosendo e Gabriela Fernandes
Produção Musical e Texto: Ailton de Castro
Figurinos: Luiz Dias
Produção: Herivelto Campos
Assistentes de Produção: João Ortiz e Naiara Mendes
Assessoria de Imprensa: Duda Las Casas e Sandra Nascimento
Projeto Gráfico: Jonn Camargos e Gabriel Silveira
Cenografia e Arte: Alan Keller e Luiz Dias
Bailarinos: Caio Santos, Gabriela Edmundo, Gabriela Fernandes, Hully Nunes, Lucianna Figueiredo, Matheus Loures, Maysa Ankara, Nadson Mascarenhas e Rick Alled.
Participação especial: Erika Rosendo

Serviço

TCHIBUM
Paraopeba Cia de Dança
Dias 18, 19 e 20 de novembro de 2022
Sexta, sábado e domingo, às 20h
Local: Funarte
Rua Januária, 68 – Centro, Belo Horizonte – MG
Ingress: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
* Os ingressos serão adquiridos antecipadamente pelo sympla ou na portaria no dia do evento.
https://www.sympla.com.br/evento/tchibum-paraopeba-cia-de-danca/1739617
Duração: 42 minutos
Classificação indicativa: 12 anos

Deixe um comentário