DestaqueEspetáculos

Identidade Cia. de Dança se apresenta no Auditório Alcides Rossi com participação de grupos convidados

Crédito da foto: Studio Nanah d’Luize
Faces Oculta Cia de Dança

No próximo domingo, 14 de novembro, a partir das 19h30, a Identidade Cia. de Dança apresenta o espetáculo Caminho das Tranças no Auditório Alcides Rossi, anexo ao Paço Municipal, em Itapetininga/SP. Na mesma noite o público confere ainda a participação de dois grupos convidados – Corpos Brincantes, dirigido por Eleni Souza, e Faces Ocultas Cia de Dança, dirigida por Arilton Assunção. A entrada é gratuita.

Caminho das Tranças faz ressoar as vozes daqueles que se recusaram a se calar antes a prodigalidade de injustiças que se abateu sobre o negro no Brasil desde a época do seu descobrimento.

A importância desse trabalho consiste, não no registro histórico puro e simples, mas no fato de que as histórias que o compõe serem contadas em forma de dança por aqueles que raramente são ouvidos de maneira que lhes é devida, e também porque ao fazê-lo, reestabelece a dignidade de verdadeiros mártires.

Em vários casos, temos como “revoltosos” ganhos legitimidade, já que nesse contexto, revoltar-se contra a barbárie e lutar por um destino melhor, faz com que papéis historicamente reconhecidos se invertam ou se disfarcem: vilões se transformam em vítimas, mantenedores da ordem em algozes.

O provérbio Africano que bem diz: “O coração do homem é o seu rei” muito ensina sobre o seu espirito livre. Mostra que, ainda quando atados a grilhões, o negro em sua alma nunca foi escravo. Sempre que pode bradou, lutou e morreu pela liberdade.

Está é a peça coreográfica, conta de um povo de hoje, de ontem e de sempre.

Projeto viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (lei nº 14. 017/2020).

Serviço

Caminho das Tranças
Identidade Cia. de Dança
Grupos convidados: Corpos Brincantes e Faces Ocultas Cia de Dança
Dia 14 de novembro de 2021
Domingo, às 19h30
Local: Auditório Alcides Rossi
Jardim Maraba, Itapetininga – SP
Ingresso: Grátis

Deixe um comentário