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Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira comemora 20 anos com programação especial e gratuita

Crédito da foto: Aline Dainez

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Lei Aldir Blanc, ​ Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e​ Economia Criativa e Secretaria Municipal de Cultura apresentam a programação comemorativa dos 20 anos do “Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira”: Quando a terra deixou de falar e o projeto “Base Arte Resistência”, através do PROAC LAB de Premiação (Lei Emergencial à Cultura Aldir Blanc) e o Edital de Premiação e apoio à Casas Noturnas e Espaços Culturais de pequeno e médio porte na Cidade de São Paulo, o “Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira” e a “Base Arte” apresentam uma programação que começou no dia 20 de novembro e vai até 21 de dezembro.

A programação inclui a estreia de “DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR” nova criação da dupla Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, que será apresentado em duas versões: uma versão presencial que vai acontecer no dia 17 de dezembro às 21h na “Base Arte” com ingressos restritos à reservas antecipadas e que podem ser feitas pelo e-mail do grupo, que consta ao final deste release e uma versão ON LINE no ZOOM com uma temporada que acontece nos dias 18, 19, 20 e 21 de dezembro às 18h e às 20h. A dupla também vai apresentar no dia 18 de dezembro às 18h uma versão ON LINE do espetáculo “Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco” criado pelo seu grupo em 2019, transmitida pelo ZOOM,  o público terá a oportunidade de participar do espetáculo de sua casa. 

A programação contempla, também, atividades formativas que se iniciam no dia 20 de novembro, na Praças das Corujas, às 09h, com os tradicionais “Encontros Dançantes” de Ângelo Madureira e dando sequência para sua programação com palestras, bate-papos, publicações e workshops. No dia 22 de novembro, às 10h, duas palestras (Passo Criação e Passo Habilidades) abrem uma programação formativa intensiva, que inclui dois workshops ministrados por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, com 40 encontros, ambos os workshops apresentarão sistemas que foram criados por eles para desenvolverem sua linguagem de dança. Passo Criação, ministrado por Ana Catarina, entrega aos participantes as metodologias adotadas para o desenvolvimento de uma linguagem de dança e inclui o processo de pesquisa e criação dos espetáculos de seu repertório. Passo Habilidades, ministrado por Ângelo, entrega aos participantes sua metodologia para o desenvolvimento das habilidades do corpo, através dos movimentos das danças populares brasileiras. 

Os workshops começam no dia 22 de novembro e enceram no dia 17 de dezembro, serão encontros de segunda à sexta-feira, das 10h às 14h, Passo Criação, com Ana Catarina e das 14h às 18h, Passo Habilidades, com Ângelo Madureira, o encerramento das atividades formativas acontecerá no dia 17 de dezembro às 19h com um Bate-Papo-Palestra-Conversa entre o público e a dupla Ana e Ângelo, mediado pelo pesquisador e artista da dança “Tiago Menegaz”. Neste encerramento, a conversa vai girar em torno da “Lei Aldir Blanc” e sua importância para o grupo e os desafios enfrentados pela “Base Arte”, ao longo de quase dois anos de Pandemia. Neste mesmo dia, o grupo lança no seu site a publicação ON LINE das monografias escritas por eles para a Conclusão do “Curso de Comunicação das Arte do Corpo” da PUC, onde abordam seus processos artísticos e a formação em dança a partir das pesquisas que realizaram. 

Para aqueles que são mais animados e possuem bastante fôlego, Ângelo Madureira, na forma de um “Mestre de Cerimônia” vai ministrar seus tradicionais “Encontros Dançantes” que acontecerão de forma presencial na Praça das Corujas, na Vila Madalena, nos sábados: 20 e 27 de novembro, 04 e 11 de dezembro às 09h.

ENCONTRO DANÇANTE 

Os “Encontros Dançantes” de Ângelo Madureira que acontecem desde setembro de 2020 na “Praça das Corujas” na região Oeste da Cidade de São Paulo, onde os movimentos das danças populares brasileiras são utilizados como um conceito denominado de passo-patrimônio (coleção de habilidades de um corpo) que utiliza como ponto de partida as habilidades patrimoniais das danças populares brasileiras, com objetivo de vivenciar a dança na sua forma mais espontânea, onde o desejo de brincar com corpo, através dos movimentos das danças populares brasileiras são estimulamos por ritmos, como Maracatu, Frevo, Samba, Afro, Ciranda entre outros, promovendo um espaço de troca com todas as pessoas que se interessam pelo prazer de dançar e pela arte da dança. A questão com a formação de publico e a transmissão da linguagem de diferentes formas é parte fundamental no trabalho do grupo, a busca por processos de solidariedade e empatia, entendendo que são a base de uma convivência democrática que acredita nas pessoas comuns, capazes de criar uma forma de viver, desencadeadas pelo conjunto de valores pessoais e sociais construídos através do pensamento critico e reflexivo. 

PALESTRA PASSO CRIAÇÃO 

Esta palestra destina-se para todos os públicos que desejam apreender a criar uma coreografia. Com base nas metodologias desenvolvidas por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira, nesta palestra os participantes vão entender como Ana Catarina faz para organizar uma coreografia, desde uso da música, figurino, cenografia e principalmente como desenvolver suas habilidades corporais e realizar uma pesquisa de linguagem. Ana Catarina Vieira vai apresentar a sistematização elaborada por ela e por Ângelo Madureira que apoiam sua pesquisa e conduzem a apresentação de seus resultados, em forma de espetáculos, aulas etc… As obras artísticas que nasceram destes sistemas é um recorte do processo artístico, aqui, Ana Catarina fala dos processos artísticos dos espetáculos que criou ao lado de Ângelo para exemplificar a sistemática. Este encontro com o publico interessado trata-se de uma forma de transmissão do conhecimento produzido ao longo do percurso de Ana Catarina como coreógrafa, apresentando qual  dialogo existe entre a pesquisa artística e pedagógica. Qual nomenclatura é usada para facilitar o entendimento sobre o que se está criando, como por exemplo: “processo artístico”, “procedimento”, “pesquisa” e “coreografia”. Mais do que uma metodologia que nasce da junção do balé clássico com a dança popular e escolhe a dança contemporânea para manifestar-se, Ana Catarina Vieira se dedicou a construiu uma linguagem de movimentos criados pelo desenvolvimento de uma pesquisa voltada para a criação artística em dança, dentro de toda a complexidade que cabe a um processo dessa envergadura. Deseja transferir, transmitir e contaminar quem entra em contato. A linguagem desenvolvida pela bailarina, coreógrafa, pesquisadora e percussionista, ao lado de Ângelo Madureira, não está conectada somente aos passos e movimentos, mas a uma forma de pensar e desenvolver processos artísticos de criação e pesquisa para a área da dança. Os artistas e alunos que passam pelo seu grupo e/ou pela escola, aprendem que os passos e movimentos são apenas uma forma de construir um pensamento reflexivo afirmando que a dança é uma forma de sobrevivência. Nesta palestra serão abordadas as seguintes questões: Como desenvolver a dramaturgia de um espetáculo? Como iniciar uma criação em dança? Você sabe o que quer comunicar? Qual seu objetivo em relação a comunicação com o publico? Você sabe para quem e com qual objetivo está criando aquela coreografia? Qual a importância do público para o processo artístico? Qual a importância do público numa apresentação publica? Qual diferença entre o espetáculo e o processo artístico? Como escolher o título do espetáculo?

Serão apresentados:

– Como realizar o recolhimento do material coreográfico.
– Como fazer escolhas e costurar as relações entre estas escolhas.
– Desenvolver do roteiro das escolhas.
– Figurino, iluminação, cenografia e trilha sonora na criação da dança.
– Trabalhando o desapego e focando no objetivo do processo artístico.
– Trabalhando o desapego e focando no objetivo do espetáculo.
– Ensaios abertos, porque fazê-los?
– Bate-papo com o público, porque fazê-los?

PALESTRA PASSO HABILIDADES 

O desafio aumenta ainda mais quando somos forçados a utilizar as ferramentas para consertar alguma coisa ou corrigir erros. Seja na criação ou conserto, o desafio pode ser enfrentado mediante a adaptação da forma da ferramenta, ou então improvisando com ela tal como se apresenta, utilizando-a de maneiras para as quais não foi concebida. (SENNETT, 2009, pág. 217).

Esta palestra vai abordar como Ângelo Madureira desenvolveu a sistemática para a formação em dança, através do dialogo das Danças Populares Brasileiras com o Balé Clássico. Quais foram as bases e os motivos que o levaram a elaborar essa nova forma de olhar para o material das danças populares brasileiras. Ângelo vai falar sobre o processo de desenvolvimento da metodologia que elaborou através dos movimentos das danças populares brasileiras, olhados como habilidades do corpo. As danças populares brasileiras como sucede habitualmente com a cultura popular, são pautadas pela tradição oral e sua transmissão se d no seu fazer. Quando esse fazer se desloca das situações históricas nas quais foi gestado e passa a existir em outros ambientes e/ou com outras funções, agrega um novo traço, aumentando sua complexidade, Ângelo vai contextualizar sobre essa questão.

WORKSHOPS PASSO CRIAÇÃO 

Este curso formativo destina-se a todos os interessados e para profissionais das artes e da dança, que desejam apreender a criar uma coreografia, com base nas metodologias desenvolvidas por ela e por Ângelo Madureira. Neste workshop, os participantes vão apreender a organizar uma coreografia, desde uso de música, figurino, cenografia e principalmente como desenvolver suas habilidades corporais, realizando uma pesquisa de linguagem. Ângelo e Ana Catarina são bailarinos de perfil investigativo, pesquisadores em busca da produção de um tipo de conhecimento mestiço. Criaram sistemas que apoiam sua pesquisa e conduzem a apresentação de seus resultados. As obras artísticas que nascem destes sistemas é um recorte do processo artístico. Trata-se de um processo de transmissão da linguagem onde existe um dialogo entre a pesquisa artística e pedagógica. A denominação de “processo artístico” também vai aparecer bastante, referindo-se às etapas de desenvolvimento da pesquisa. Já a palavra ‘procedimento’ vai se referir ao formato da metodologia empregada na parte prática desta pesquisa. O “como” isso vai acontecer, é o procedimento. Ana Catarina vai passar por cada passo que foram dados para a construção dos espetáculos que estão no repertório do grupo, passando pelos espetáculos: ‘Somtir”(2003), “Outras Formas”(2004), “Clandestino” (2005), “O Nome Científico da Formiga”(2008), “O Animal Mais Forte do Mundo” (2009), “O Animal Mais Forte do Mundo.2 (2009), “Baseado em Fatos Reais” (2010), “A Revolta da Lantejoula”(2011) entre outros. 20 encontros (Segunda à sexta feira). Duração – um mês. Gratuito e para interessados em aprofundar conhecimentos sobre o ensinar, praticar e desenvolver a dança  

WORKSHOPS PASSO HABILIDADES

Aprendendo a ensinar – Este curso destina-se a pessoas interessadas em apreender ensinar. Trata-se de uma metodologia para a formação em dança através dos movimentos das danças populares brasileiras, olhados como habilidades do corpo. As danças populares brasileiras como sucede habitualmente com a cultura popular, são pautadas pela tradição oral e sua transmissão se dá no seu fazer. Quando esse fazer se desloca das situações históricas nas quais foi gestado e passa a existir em outros ambientes e/ou com outras funções, agrega um novo traço, aumentando sua complexidade. O objetivo deste workshop é fundamentar a didatização de conhecimentos vindos da carreira que Ângelo Madureira iniciou quando tinha três anos, no Balé Popular do Recife, que seguiu outros caminhos aos 25 anos, quando encontrou Ana Catarina Vieira. Ângelo vai passar por 16 danças populares brasileiras entre elas; Maracatu, Frevo, Caboclinho, Afro, Boi, Ciranda, entre outras. 20 encontros (Segunda à sexta feira). Duração – um mês. Gratuito e para interessados em aprofundar conhecimentos sobre o ensinar, praticar e desenvolver a dança. 

BATE-PAPO-PALESTRA-CONVERSA 

Conversa entre Ângelo Madureira, Ana Catarina Vieira e o público interessado, a ser realizada no ZOOM abordando a importância de terem sido contemplados com a Lei Aldir Blanc, falando sobre os 20 anos do Grupo Ana e Ângelo e sobre os resultados de todas as atividades realizadas neste projeto, outro assunto abordado será sobre a “BASE ARTE” abordando suas novas condições, situação e programação. 

Mediação de Tiago Menegaz. 

Neste dia será realizada a Publicação ON LINE das MONOGRAFIAS de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira. Duas publicações “ON LINE” com conteúdo didático, pedagógico e metodológico desenvolvidos por eles ao longo de 20 anos. * A base desta publicação são as duas monografias defendidas por Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira em 2014 para à Conclusão do “Curso de Comunicação das Artes do Corpo” da PUC.

DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR

Comemoração dos 20 anos de percurso de Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira com a apresentação dos resultados da criação, pesquisa, montagem, produção de um espetáculo inédito do “Grupo Ana e Ângelo” intitulado de “DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR”: A tentativa de escrever uma língua que não tem escrita. Depois de 14 anos de trabalho em grupo realizam, em “dupla” um trabalho de criação e interpretação. 

“QUANDO A GENTE DANÇA A MORTE SE AFASTA”.  Esse é o momento quando a gente da vazão para a existência. É como se houvesse realmente um desaparecimento do meu “eu”, e eu visse outra coisa, e é essa coisa que eu gostaria que sobrevivesse. Entendo isso como uma continuidade pós-morte. Não é algo que morre comigo, porque não é meu, é a dança. “ Ressalta Ana Catarina. 

Nesta nova criação o “Grupo Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira” retornam a criação e interpretação em dupla. Desde o ano de 2006 que isso não acontece. São 14 anos criando para seu grupo e aqui eles retornam como dupla criativa.  O principal foco desta investigação foram as movimentações das mãos, base da dramaturgia deste trabalho, criada especialmente para ser apresentada ON LINE e adaptada para a versão presencial com o uso de um retroprojetor que vai ampliar as imagens que na versão ON LINE serão observadas com outro ponto de vista. A trilha sonora própria foi composta de elementos brasileiros, populares e percussivos, acompanhados de instrumentos melódicos como o violino, a rabeca e o violoncelo.

LICENÇA POÉTICA:

O dia em que os seres humanos deixaram de escutar a terra.
O dia em que os seres humanos deixaram de perceber a terra.
O dia em que a terra emitiu seus sinais de descontentamento.
O dia em que nós deixamos de estar em nosso ambiente natural.
O dia em que nos esquecemos que pisamos em um chão que nunca para de girar e de se movimentar.
Ana Catarina Vieira – outubro de 2018

No início do grupo, no ano de 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira criaram espetáculos para serem apresentados em grupo: “Nação Brasílica” (2000), “Brasílica Ritmos” (2001) e “Brasilibaque” (2002), mas pelas dificuldades em se manter como grupo, no ano de 2003 passaram a criar espetáculos para serem apresentados apenas por eles: Somtir (2003); Outras Formas (2004); Como? (2005) e Clandestino (2006). Com os resultados alcançados com o processo de pesquisa destes espetáculos, no ano de 2007, sentiram a necessidade de transmitir a linguagem que desenvolveram para outros corpos, então vieram os espetáculos; O Nome Científico da Formiga (2008); Agô Dança Contemporânea(2008); O Animal Mais Forte do Mundo (2009); O Animal Mais Forte do Mundo.2 (2009); Baseado em Fatos Reais(2010); A Revolta da Lantejoula(2011); Nafta(2011); Mapa Movediço (2012); A Pele da Máquina (2014); Clandestino.2 (2014); Estado Imediato(2015) e Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco (2019). Com os resultados gerados pelo espetáculo “Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco” conquistaram uma agenda repleta de apresentações, Ângelo e Ana Catarina acertaram ao produzir um espetáculo interativo onde o público participa do espetáculo, fazendo uso de figurinos e adereços, o publico vai se tornando protagonista de um espetáculo que tem a excelência de proporcionar um encontro do publico com as danças e ritmos populares brasileiros. Com uma agenda lotada de apresentações, o espetáculo “Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco” teve sua agenda interrompida pela Pandemia e com os meses de confinamento e as dificuldades encontradas em realizar as atividades em grupo, Ângelo e Ana Catarina apresentaram para este projeto, como uma das propostas, criar um novo espetáculo. A novidade inusitada e inédita estava na possibilidade de retornarem com uma criação em dupla, com duas versões diferentes: uma versão criada para as plataformas ON LINE e outra para apresentações com o publico presente. O grupo estava comemorando seu 20ºaniversário e depois de 14 anos criando para seu grupo sentiram a necessidade de criar um espetáculo onde retornariam as épocas dos espetáculos “Somtir”, “Outras Formas”, “Como? “ e “Clandestino”. O diferencial desta nova etapa de suas carreiras como criadores é a maturidade e experiência alcançada ao longo dos anos onde produziram para seu grupo. Ao longo de suas apresentações em grupo, o publico sempre continuou desejando revê-los como dupla de interpretes. Os criadores que atravessaram inúmeras experiências artísticas, consideram esta nova obra um trabalho delicado, exuberante e maduro. 

BOLO DE ROLO: BANDA BAILE BLOCO 

Um baile que lembra as “festas populares brasileiras” como “Forró ”, “Coco”, “Maracatu”, “Baque Virado”, “Ciranda”, “Boi”, entre outros.  A ideia do publico se transformar em um “brincante contemporâneo” da cultura popular ao longo da apresentação. Tem como objetivo fazer o público dançar transformando estados físicos e emocionais através da vibração dos ritmos. O público experimenta estar em cena com os artistas, participando das coreografias, de forma inusitada, propondo uma interatividade dirigida que acontece em tempo real, com o objetivo de aproximar o publico do artista e do espetáculo, criando um encontro entre ambos. O público passa a ocupar um espaço ao lado do artista, participando, interagindo e refletindo. Foi realizada uma adaptação na sua criação para sua versão ON LINE, que só poderá ser concluída no dia de sua apresentação, pois esse formato necessita do publico para sua realização completa. A adaptação deste espetáculo continuou com o mesmo objetivo: fazer o publico participar do espetáculo, dançando, experimentando, assistindo e transformando estados físicos e emocionais através dos movimentos e da música. O público participa de casa, interagindo com as coreografias que serão propostas ao longo da apresentação, pretendendo construir uma nova forma de interação, especialmente para a condição ON LINE e esta, somente será possível ser realizada na pratica, ou seja, com a participação e presenta do publico, não sendo possível ensaiar uma interatividade sem a participação do seu protagonista: “o publico”. Os resultados desta apresentação serão uma surpresa para o publico e também para os artistas, somente neste dia iremos descobrir como essa relação interativa do espetáculo se estabelecerá ON LINE, pois não se trata de uma aula de dança, onde os passos são ensinados e repetidos por seus participantes. O público e os artistas, “juntos”, provavelmente, vão encontrar uma forma de participar, interagir e descobrir através desta relação “artista e publico” outras formas de construir uma interatividade, agora, na sua versão ON LINE. “Rolando a Ladeira”, “Nossa Senhora do Relax”, “Dona Lara vem Chegando” e “Nas Paradas do Sucesso”, são letras de músicas criadas especialmente para o “Bolo de Rolo: Banda Baile Bloco”, letras de autoria de “Ângelo Madureira” que nesta versão continuará tocando, dançando e cantando ao lado de sua parceira de trabalho “Ana Catarina Vieira”.  

As inscrições para os workshops que acontecerão na Plataforma ZOOM, já se encontram abertas e você pode enviar para o e-mail ao grupo (contato@dancacontemporanea.com.br), seus dados pessoais e uma carta de interesse, colocando no assunto do e-mail: Inscrição no workshop.

Para a estreia presencial de “DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR” que acontecerá no dia 17 de dezembro na “Base Arte” é necessária realizar uma reserva antecipada no e-mail do grupo: contato@dancacontemporanea.com.br e na data da apresentação será necessária a apresentação do Certificado de Vacinação completa e o uso de máscaras.

Toda a programação ON LINE você vai encontra o LINK na BIO da página @grupoanaeangelo no Instagram, 60 minutos antes do inicio da atividade.

Projeto realizado através de recursos da Lei Aldir Blanc, através da Secretaria de Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Este projeto foi contemplado com o “Edital de premiação e apoio à Casas Noturnas e Espaços Culturais de pequeno e médio porte na Cidade de São Paulo”, Secretária Municipal de Cultura, Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Serviço / Programação

20/11, 27/11, 04/12 e 11/12 – 09h

ENCONTRO DANÇANTE
PRAÇA DAS CORUJAS – VILA MADALENA – SP

22/11

PALESTRA PASSO CRIAÇÃO – 10h
PALESTRA PASSO HABILIDADES – 11h
ZOOM – LINK NA BIO da página @grupoanaeangelo – 60 minutos antes do inicio da apresentação

22/11 a 17/12 

WORKSHOP PASSO CRIAÇÃO – Segunda à Sexta, das 10h às 14h
WORKSHOP PASSO HABILIDADES – Segunda à Sexta, das 14h às 18h
ZOOM – LINK NA BIO da página @grupoanaeangelo – 60 minutos antes do inicio da apresentaçã

17/12 – 19h

BATE-PAPO-PALESTRA-CONVERSA
*LANÇAMENTO do LINK com a Publicação ON LINE das MONOGRAFIAS de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
ZOOM – LINK NA BIO da página @grupoanaeangelo – 60 minutos antes do inicio da apresentação

17/12 – 21h

ESTREIA – “DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR”
*INGRESSOS LIMITADOS e SOMENTE com RESERVAS ANTECIPADAS
Obrigatória a apresentação do Certificado de Vacinação, Uso de Máscaras e distanciamento
BASE ARTE – VILA LEOPOLDINA – SP (PRESENCIAL)

18/12 – 18h

BOLO DE ROLO: BANDA BAILE BLOCO
ZOOM – LINK NA BIO da página @grupoanaeangelo – 60 minutos antes do inicio da apresentação

18/12, 19/12, 20/12 e 21/12 às 18h e às 20h 

TEMPORADA ON LINE de DEFORMAÇÕES: QUANDO A TERRA DEIXOU DE FALAR
ZOOM – LINK NA BIO da página @grupoanaeangelo – 60 minutos antes do inicio da apresentação

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