DestaqueEspetáculos

Festival Cortinas Abertas apresenta o espetáculo “A Magia do Quebra-Nozes” com a Cisne Negro Cia. de Dança

Crédito da foto: Arquivo pessoal do bailarino

Teatro Santander, localizado no Complexo JK Iguatemi, segue com a programação de espetáculos presenciais do Festival Cortinas Abertas, que acontece até 20 de dezembro. Após os shows de Paula Toller, Vanessa da Matta e Ana Carolina e do retorno da aclamada comédia “A Mentira“, chegou a hora da dança: o teatro abre suas portas para apresentar ao público um dos mais conhecidos e queridos espetáculos de balé do mundo: “A Magia do Quebra-Nozes”.

Nos dias 28 e 29 de novembro, a Cisne Negro Cia de Dança sobe ao palco do teatro para apresentar o segundo ato do consagrado balé, que terá como mestre de cerimônias a bailarina  Ana Botafogo, além de participações dos solistas convidados, os bailarinos Marcia Jaqueline e Cicero Gomes,  do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O festival prossegue pelos próximos finais de semana com uma apresentação de Tiago Abravanel e seu baile do Abrava, em 05 de dezembro, e para marcar o encerramento do evento, João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Filarmônica, em um espetáculo natalino especialmente criado para a ocasião, dias 19 e 20 de dezembro.

A Magia do Quebra Nozes

Há 37 anos a Cisne Negro Cia de Dança apresenta em dezembro, em São Paulo, o ballet “O Quebra-Nozes”, sempre com enorme sucesso. Esse ano, mesmo com o desafio e  a exigência de alterações por causa da pandemia, não será diferente: o público poderá ver de perto o segundo ato do balé, que terá a narração de uma das mais importantes bailarinas brasileiras de todos os tempos –  Ana Botafogo – 1ª bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O espetáculo conta com o elenco  da Cisne Negro Cia de Dança  e, como convidados,  dois grandes solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro: Márcia Jaqueline (atualmente atuando no Salzburger Landestheater, na Áustria) e Cícero Gomes.

O Brasil será um dos poucos países do mundo a conseguir apresentar o “O Quebra-Nozes” em meio ao cenário desafiador da pandemia. A notícia da remontagem para o festival trouxe aos bailarinos a alegria de voltar às salas de ensaio e espetáculo.

Com a maravilhosa música de Tchaikovsky, o balé conta a fantasia de Clara, que na noite de Natal ganha de seu padrinho um boneco do quebra-nozes. Quando todos vão dormir, Clara vai à sala para brincar com seu novo presente adormece e entra no mundo da fantasia. Os brinquedos ganham vida, dançam, lutam, viajam para O Reino das Neves e Reino dos Doces, onde Clara e seu príncipe são homenageados com danças típicas de vários países e com um gracioso pas-de-deux da Fada Açucarada. É uma obra repleta de fantasia e romantismo.

Cisne Negro Cia de Dança, sob a Direção Artística de Hulda Bittencourt e Dany Bittencourt, é considerada hoje uma das melhores companhias do país, sucesso de crítica e de público, no Brasil e no exterior, com 43 anos de existência e sempre pronta a levar sua inovadora dança aos quatro cantos do planeta, acreditando  que a cultura  é uma ferramenta de transformação social, alimento de esperança e sonhos de muitas pessoas.

O Festival Cortinas Abertas

Responsável pela reabertura do Teatro Santander após o hiato devido à pandemia, a ideia do festival foi oferecer um cardápio de atrações variadas, com a intenção de mostrar ao público, em um curto espaço de tempo, as várias manifestações artísticas que normalmente ocupam o teatro, e também será uma temporada prévia ao retorno do aplaudido musical Donna Summer Musical ao teatro em janeiro de 2021.

“Criamos uma programação bastante eclética para que pudéssemos matar um pouco das saudades do Teatro Santander, um espaço que apresenta atrações culturais de variadas linguagens com excelência”, diz Patricia Audi, vice-presidente executiva de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil.

“Essa versatilidade também nos auxiliou na adequação do Teatro para receber nosso público com toda a segurança e conforto.”

Depois do primeiro fim de semana, com os shows de Paula Toller e Vanessa da Matta,  da mini temporada de “A Mentira” entre 13 e 15 de novembro, e da multipremiada Ana Carolina no dia 21 de novembro, o festival irá apresentar nos dias 28 e 29, a Cisne Negro Cia de Dança com “A Magia do Quebra-nozes”, o segundo ato do clássico, com narração de Ana Botafogo; em 5 de dezembro, Tiago Abravanel com o Baile do Abrava; e para encerrar nos dias 19 e 20 de dezembro, um grande concerto com temas natalinos que terá João Carlos Martins regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica.

Protocolos de segurança e saúde

Para zelar pela segurança e saúde de seu público e funcionários, haverá medição de temperatura e tapetes sanitizantes e secantes para ingresso no teatro; será obrigatório o uso de máscaras; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em vários lugares do espaço. Além disso, o público será limitado a 50% da capacidade total e o teatro trabalhará com o mapa de lugares em xadrez, respeitando o distanciamento social de 1,5 metro; saída organizada por fileiras para evitar aglomerações, de acordo com os protocolos para a volta das atividades presenciais.

“Tudo será realizado seguindo as mais rígidas regras determinadas pelas autoridades sanitárias, para que todos se sintam seguros nesse momento de retorno. Os setores da cultura e economia criativa merecem ainda mais nosso apoio nessa retomada e o nosso público, o mais tranquilo espetáculo”, enfatiza Patricia Audi.

Serviço

A Magia do Quebra-Nozes
Cisne Negro Cia. de Dança
Dias 28 e 29 de novembro de 2020
Sábado e domingo, às 18h
Local: Teatro Santander
Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP
Ingresso: de R$ 50,00 a R$ 160,00
Vendas on-line: https://site.bileto.sympla.com.br/teatrosantander/
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre (menores de 15 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais).

Deixe um comentário