DestaqueEspetáculos

Espetáculo da Focus Cia de Dança, inspirado na obra de Roberto Carlos, completa 10 anos de sucesso

Crédito da foto: Fernanda Bulgarelli

POST ATUALIZADO – Novas datas

Em virtude do rápido crescimento de novos casos de Covid-19 na cidade do Rio de Janeiro, e no esforço de adotar medidas de prevenção e proteção à saúde de todos e todas, o Teatro Firjan Sesi Centro e a Focus Cia de Dança decidiram adiar a realização do espetáculo “As canções que você dançou pra mim” para os dias 27 a 30 de Janeiro.

Aqueles que já adquiram os ingressos para as sessões que seriam realizadas entre os dias 13 a 16/01 (físicos ou digitais) poderão trocá-los para as novas datas. Para isso, basta comparecer na bilheteria do Teatro Firjan Sesi Centro de segunda à sexta, de 12h às 19h (portando o ingresso físico ou digital) ou entrar em contato pelo telefone (21) 2563.4163. O prazo para realizar a troca é até o próximo dia 26 de janeiro.

Focus Cia. de Dança por meio do patrocínio da Estácio, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, faz uma temporada comemorativa de 10 anos do espetáculo “AS CANÇÕES QUE VOCÊ DANÇOU PRA MIM”, no teatro Firjan Sesi Centro, de 13 a 16 27 a 30 de janeiro, somente quatro apresentações (quinta e sexta às 19h e sábado e domingo às 18h). Para essa edição comemorativa desse emocionante espetáculo, a companhia traz algumas novidades, como cenas inéditas que o público poderá escolher através das redes sociais da Focus.

Sucesso de público, a montagem está há dez anos em cartaz e foi eleita um dos melhores espetáculos de 2011 segundo o jornal carioca O Globo, e de 2012, na opinião dos críticos da Folha de São Paulo. Os trabalhos são dirigidos e coreografados por Alex Neoral.

Sobre As canções que você dançou pra mim

Iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia “As canções que você dançou pra mim”.  Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar um espetáculo que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.

“A escolha por Roberto Carlos surgiu em brincadeiras do próprio elenco. Durante as viagens da companhia era comum ouvir os bailarinos cantando as músicas do rei, interrompendo um ao outro a partir de uma palavra comum nas letras”, lembra Neoral.  Da mesma forma, em cena, “uma canção puxa a que vem sem sequência, formando uma grande história. É como se uma perguntasse e a outra respondesse”, completa o diretor e coreógrafo, Alex Neoral.

Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto, em versões originais de clássicos lançados entre as décadas de 1960 a 1980, compõem “As canções que você dançou pra mim”. Para Alex, o desafio é duplo: além de mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, foi preciso colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.

“O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral”, destaca.  O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.

Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, “As canções que você dançou pra mim” traz figurinos em tons de azul, aludindo aos modelos e cortes da época retratada, com toques contemporâneos.

Sobre a Companhia    

Com 25 obras e 15 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Em 2021, estreou o espetáculo VINTE e to seu primeiro infantil BICHOS DANÇANTES. Em 2020 lançou CORAÇÕES EM ESPERA, criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança com a coreografia Keta do espetáculo STILL REICH e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailaria Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Com o espetáculo As canções que você dançou pra mim, que já ultrapassou a marca de 300 apresentações, recebeu diversas indicações a melhor espetáculo do ano, por sua criatividade e originalidade. Em 2012 foi escolhida, através da seleção pública do Programa Petrobras Cultural, a receber o patrocínio durante três anos para desenvolvimento de suas atividades, dando início a uma parceria de manutenção. Mais de 1 milhão de espectadores já se encantaram com a poesia e a capacidade técnica lapidadas nas coreografias inovadoras de Alex Neoral e nos movimentos precisos de seus bailarinos.

Ficha Técnica

Direção, Concepção, Coreografia: Alex Neoral
Direção de Produção: Tatiana Garcias
Produção Executiva: Gisele Ribeiro
Iluminação: Binho Schaefer
Técnico de Iluminação: Anderson Ratto
Direção de Palco: Thiago Merij
Ambientação Cênica:  Marcio Jahú
Visagismo e Figurinos: André Vital
Confecção de Figurinos: Jacira Garcias
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Clipping: Supernova
Fotos:  Fernanda Bulgarelli e Manu Tasca
Programação Visual: Barbara Lana
Elenco: Carolina de Sá, Cosme Gregory, Isaias Estevam, José Villaça, Marina Teixeira, Monise Marques, Roberta Bussoni e Vitor Hamamoto

Serviço

As canções que você dançou pra mim
Focus Cia. de Dança
De 27 a 30 de janeiro de 2022
Quinta e sexta, às 19h | sábado e domingos, às 18h
Local: Teatro Firjan SESI Centro
Avenida Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: R$40,00 (inteira) | R$20,00 (meia)
Vendas online: www.sympla.com.br
Telefone: (21) 2563-4163 / (21) 2563-4168
Capacidade: 338 lugares
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Bilheteria: segunda a sexta, das 12h às 19h. Sábados, domingos e feriados, duas horas antes

Deixe um comentário