DestaqueEspetáculos

Cia Intuição de Dança estreia ‘Afeto’ com apresentações gratuitas

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam “Afeto”, com a Cia Intuição de Dança. Obra inédita com direção e coreografia de Vinícius Anselmo estreia com apresentações presenciais gratuitas nos dias 10 e 11 de junho, às 20h, no Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo.

Afeto é uma proposta de reflexão sobre a maneira com que o homem contemporâneo na sua complexidade de interação com o ambiente desenvolve o afeto, a representação de apego de uma pessoa para outra, bem como a alguma coisa. Teríamos esquecido de nossa maneira intrínseca de cultivar o afeto, pelo efeito do soterramento produzido pela sociedade contaminada por relações de interesses desvinculados do apego humano?

Sobre a Intuição Companhia de Dança

A dança é construída de “dentro para fora”, os bailarinos são estimulados a vasculhar os caminhos do labirinto interno, escutando seu próprio corpo, encontrando o prazer no ato de se movimentar e o senso de humor no movimento. A beleza estética é consequência desses acessos de verdades individuais. O propósito da companhia é resgatar a beleza e virtuose de saltos, giros e linhas do ballet clássico em um corpo do século XXI, com uma nova roupagem de vivência e bagagem da dança contemporânea, nesse contexto a pesquisa corporal inclui sincronismo aplicado em movimentos com desarticulação, quebra de linha de rigidez, técnica de chão, dentro de um padrão de continuidade anatômica, as sapatilhas de ponta se tornam instrumento da dança contemporânea. A companhia busca o aprimoramento dos instintos e sentidos dando liberdade à identidade dos bailarinos. As obras abordam temas atemporais inerentes a vida instigando a profunda reflexão sobre os caminhos do psicológico humano.  Resgatar as faculdades instintivas da mente, trazer de volta as capacidades intuitivas que se norteiam pelo estimulo e apuramento das sensações. A linha reta, clara e racional é deixada em segundo plano, o intuito é estimular a criatividade e o imaginário, a proposta de movimento do coreógrafo não é criar a linha exata de passagens do corpo, mas sim um ‘roteiro de movimento’ no qual cada indivíduo tenha espaço para trazer sua identidade e sensações do momento presente da dança.

Vinícius Anselmo

Membro do Conselho Internacional de Dança, sede em Paris, na França; Diretor da Escola Ballet Educart em São Paulo; contemplado pelo Programa da Prefeitura Municipal de São Paulo, Fomento à Dança em 2017 e 2018; contratado como primeiro bailarino na companhia Albany Berkshire nos Estados Unidos. Integrou as companhias: Ballet Stagium e StacattoSP em São Paulo; Convidado para compor a banca de jurados do Festival Urizzi Dance; Convidado para compor a Comissão de Especialistas de seleção de trabalhos no Festival de Dança do Triângulo em Uberlândia. Realizou Cursos de aperfeiçoamento em Broadway Center, Steps on Broadway, Central Arts e Peridance em Nova York; Coreógrafo premiado em importantes festivais nacionais e internacionais como Tanzolymp (Alemanha), YAGP (Nova York) e Festival de Dança de Joinville (Brasil); Convidado a compor a banca de exames Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo; Teve seu trabalho ‘Eu Digital’ premiado e escolhido para se apresentar na noite de Gala em Berlim na Alemanha, Theater des Westens, dividindo o palco com grandes companhias como Staatsballett Berlin e Teatro Mariinsky; Estudou em Paris na França o repertório e construção coreográfica de grandes nomes como Jiri Kilyan, Ohah Naharin, Cristal Pite e Sharon Eyal.

Rodrigo Vilalba 

Doutor em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor do livro “Teoria da Comunicação”, da editora Ática. Professor de Teoria da Comunicação, Antropologia Cultural e Filosofia com passagens pela FMU e Belas Artes, atualmente integrando o quadro docente do Istituto Europeo di Design. Professor convidado de Análise do Discurso nos programas de Letras do Mackenzie e da PUC-SP. Palestrante nas áreas de comunicação, filosofia e cultura.

Ficha técnica

Diretor/Coreógrafo: Vinícius Anselmo
Assistente de Direção/Produtora: Taty Tieri
Bailarinos: Allan Monti, Stefani Takahashi, Alanis Tamashiro, Jeison Lopes, Heloísa Magalhães, Thalita Falk e Vinícius Anselmo
Figurino: Maria Clara Pereira
Criação de Luz: Marcel Rodrigues
Iluminador e Cenotécnico: Fabrício Souza e Marcos Riguer
Técnico de som: Aharon Gidali
Gestão Cultural: Ana Beatriz Farias
Diretora de Marketing: Nathália Urizzi
Trilha Sonora: Joep Bevin, Eik October e Tom Yorke
Reflexões (textos): Rodrigo Vilalba

Deixe um comentário