DestaqueEspetáculos

Cia Gente apresenta os espetáculos “Mòdio” e “Brutal” e oferece a oficina gratuita “Corpo Memória”

Crédito da foto: Patrícia Blasón
Cena de Mòdio

A Cia Gente apresenta os espetáculos “Mòdio”, dia 18 de junho, e “Brutal”, dia 19, no Teatro Angel Vianna, em apresentações gratuitas, sempre às 19 horas. Na manhã de cada espetáculo haverá também a oficina gratuita “Corpo Memória”, no próprio local, às 09h30, com distribuição de senha.

Estas apresentações fazem parte da comemoração da comemoração de 10 anos da Cia Gente.  Dentre os temas abordados aparecem o racismo (Mòdio) e o estigma (“Brutal).

MÒDIO

Espetáculo de dança no formato de palco italiano, que inaugura o conceito de desequilíbrio”. Para isso apresentou quatro experimentos diferentes a fim de construção da linguagem; partindo desde a fisicalidade em si do movimento até chegar ao debate cênico sobre determinações morais que incidem no corpo; possibilidades de ruptura ou não desses imaginários.

BRUTAL

Espetáculo de dança no formato de grupo e disposição para palco italiano, o qual dá sequência à investigação cênica iniciada em mÒDIO. Porém em “brUtal”, os contornos se delineiam nas expressões que testemunham os efeitos resultantes de fragmentação do olhar. A forma de olhar o outro (sua cultura, sua forma, seu gesto, outra vez sua aparência) pela metade ou sem a devida oportunidade que a pessoa se (re)apresente autoriza distintas formas de “chacinas” e a produção de “monstros sociais”.

Oficinas gratuitas:

Na manhã de cada espetáculo de repertório haverá a oficina “Corpo Memória”. OFICINA CORPO MEMÓRIA. A oficina, de curta duração, propõe, por meio das representações do gesto, da palavra e do movimento, o uso do corpo e da voz como estratégias narrativas, tendo como protagonismo as respectivas biografias dos participantes. A oficina será realizada no Teatro Angel Vianna dias 18 e 19 de Junho, 09h30 – gratuito com distribuição de senha. Classificação: 12 anos.

Inscrições pelo email: contato@ciagente.com.br

Ficha técnica

Criação e direção: Paulo Emílio Azevedo
Assistente de direção e ensaiadora: Paula Lopes
Intérpretes-criadores: Amanda Gouveia, João Alves, Lucas Zina, Pedro Brum, Salasar Jr. E Zulu Gregório
Direção técnica: Filipe Itagiba
Produção executiva: Max Medeiros
Assistente de produção: Vivian Magalhães
Fotografia: Walter Mesquita

Sobre o diretor

Paulo Emílio Azevedo é professor, dramaturgo e criador no campo das artes cênicas com especialização em Antropologia do Corpo e Cartografia da Palavra.

Sua metodologia de pesquisa denominada 4D: desequilíbrio, desobediência, desconstrução e deformação, já foi validada em mais de 30 países, o que lhe rendeu uma série de produções, artigos, livros e prêmios; destacando-se o “Rumos Educação Cultura e Arte” (Itaú Cultural, 2008-2010), “Nada Sobre Nós Sem Nós” (MINC, 2011), “O Corpo Vivo” (SECEC, 2020), “Acessibilidança” (Funarte, 2021), entre outros.

Atualmente é Professor Especialista Visitante da UNICAMP e pesquisador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF-RJ, escritor e consultor na área de Educação e Cultura.

Sobre a Cia Gente

Fundada em 09 de agosto de 2012 pelo antropólogo e professor Paulo Emílio Azevedo, a Cia Gente como o próprio nome indica é uma companhia de gente. Desse modo, sua motivação está no reconhecimento de potências presentes da diversidade humana, no exercício sensível do olhar e nas possibilidades criativas que emergem desses protagonismos – identificando, reconhecendo e fomentando variadas formas do saber e do fazer.

Funcionando no formato de Rede e mesmo sem ter uma sede própria, a companhia já conquistou plateias em diversas cidades brasileiras e outros países (França, Alemanha, Bélgica, Uruguai, Portugal, EUA, entre outros), bem como já foi premiada em diferentes editais, públicos e privados. Atuando no campo da dança, da performance, do teatro, da literatura, do audiovisual e outras expressões artísticas, vem construindo um repertório amplo de espetáculos que mesclam essas linguagens, como é o caso de “Módio” (2016), “Fio do Meio” (2017), “Brutal” (2018), “Vertigem” (2020) e, agora, com a nova criação, “Virgula” (2022).

Serviço

Mòdio
Cia Gente
Dia 18 de junho de 2022
Sábado, às 19h
Local: Teatro Angel Vianna
Tv. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: Gratuito com distribuição de senha.
Classificação: 16 anos

Brutal
Cia Gente
Dia 19 de junho de 2022
Domingo, às 19h
Local: Teatro Angel Vianna
Tv. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Ingresso: Gratuito com distribuição de senha.
Classificação: 16 anos

Deixe um comentário