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“Bom Sujeito” retorna aos palcos com sua fusão de samba e flamenco

Crédito da foto: Farley José

Às vésperas do Carnaval e sete anos depois de estrear em Vitória, o espetáculo “Bom Sujeito” retorna aos palcos em um projeto de circulação por municípios do Espírito Santo. Primeiro solo da bailarina Ivna Messina, dirigido por Fernando Marques, “Bom Sujeito” levará sua mistura de samba, flamenco e carnaval para os municípios de Guaçuí, Itapemirim, Serra, Domingos Martins e Vitória no início de fevereiro (dias 02, 04, 05, 11 e 12). Como parte do projeto, que foi contemplado pelo edital Setorial de Dança da Secult/ES, a bailarina também ministrará duas oficinas nas cidades de Vitória e Domingos Martins. Todas as atividades são gratuitas.

“Eu estou muito feliz de voltar com esse trabalho, que é um referencial para mim por ter sido meu primeiro solo, e acho que ele ainda tem muito a ser apresentado. Volto com ele, sete anos depois da estreia, como uma bailarina e intérprete mais madura, com repertório ampliado. Acho que quem já assistiu vai ver uma outra energia cênica. Também estou achando muito legal apresentar perto do Carnaval, é algo que eu sempre quis e é a primeira vez que isso vai acontecer, já para ir entrando no clima”, aponta Ivna.

Além das apresentações, o projeto de circulação do espetáculo prevê duas oficinas: Iniciação ao Flamenco, que será ministrada em Domingos Martins no dia 13 de fevereiro, e Dramaturgia da Dança nos dias 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de março em Vitória. As inscrições poderão ser feitas gratuitamente através de formulário na internet a partir de fevereiro (mais informações nas redes sociais do “Isso não é flamenco”).

“Nessa circulação, a gente vai ter oficina de Iniciação ao Flamenco, em Domingos Martins, e a oficina de Dramaturgia da Dança, em Vitória, a partir da metodologia de criação de ‘Bom Sujeito’. Esta última é uma oficina que eu já tive oportunidade de ministrar no Distrito Federal e em Sergipe através do projeto Sesc Dramaturgias, e agora, pela primeira vez, vou ministrá-la aqui em Vitória”, explica.

“Bom Sujeito”, que estreou em 2016, é uma realização do projeto “Isso não é flamenco” (iniciado pela bailarina em 2012 com o intuito de dialogar com outros artistas e linguagens). Nesse espetáculo, que tem trilha sonora original dirigida por Letícia Malvares e Roberto Monteiro, Ivna pretende aproximar o flamenco do samba e do carnaval, manifestações artístico-culturais que são cartões-postais sonoros e corporais de seus respectivos países: Espanha e Brasil. “Pretendemos buscar os pontos em comum, corporais, sonoros, de intenção, literários, musicais, conceituais e afetivos, confundindo seus limites”, destaca.

Ivna Messina dedica-se ao flamenco há 22 anos e é intérprete-criadora do Grupo Z. Além de “Bom Sujeito”, é intérprete-criadora dos espetáculos solo “Pedra”, com coreografia e direção de Carla van den Bergen, e “Sirena”, com direção de Alexsandra Bertoli, que estreou no ano passado.

Sinopse:

Quarta-feira de cinzas e uma mulher remexe as memórias do carnaval recém-finado. Faltam minutos para subir no tablado e o vestido ganha vida. Véspera de carnaval e uma mulher prepara-se para o breve alívio de um ano inteiro. Termina o baile e a mulher sobrevive. Termina o baile e a fantasia resiste. Uma mulher se desfaz entre confetes e sapateados. Uma mulher se refaz entre serpentinas e jaleos. O tempo indo e vindo entre Cartola, Paulinho da Viola, Nelson Cavaquinho e Arnaldo Antunes. Uma mulher se desfaz entre surdos. Uma mulher se refaz entre palmas. Uma mulher dança com a própria cauda. Uma mulher dança com o próprio rabo. Uma mulher dança com um vestido. Uma mulher dança sem o vestido. Uma mulher dança. Um oceano derrama-se entre o flamenco e o samba. Um oceano derrama-se dos quadris. Um oceano ruge em taróis e cajones. Palmas e tamborins. Uma mulher no meio do oceano. Amores fugazes, solidões permanentes; amores eternos, solidões efêmeras. Quem é você?, quem é ela? O baile começa. O baile acaba. Quem não gosta de flamenco, bom sujeito não é.

Serviço

ESPETÁCULOS

Bom Sujeito
Com Ivna Messina

02 DE FEVEREIRO DE 2023, QUINTA, 19H
VITÓRIA – PALÁCIO SÔNIA CABRAL
R. São Gonçalo – Centro, Vitória – ES

04 DE FEVEREIRODE 2023, SÁBADO, 19H
GUAÇUÍ – TEATRO FERNANDO TORRES
Avenida Governador Francisco Lacerda Aguiar – s/n, Guaçuí – ES

05 DE FEVEREIRODE 2023, DOMINGO, 19H
ITAPEMIRIM – QUINTAL DONA MÚSICA

11 DE FEVEREIRODE 2023, SÁBADO, 19H
SERRA – CENTRO CULTURAL ELIZIÁRIO RANGEL
R. Humberto de Campos, 1201 – São Diogo I, Serra – ES

12 DE FEVEREIRODE 2023, DOMINGO, 19H
DOMINGOS MARTINS – CENA ESCOLA DE DANÇA
Rua Karl Gerhard, 27 – 2º andar – Centro, Domingos Martins – ES

OFICINAS

*As inscrições são gratuitas e serão abertas a partir do início de fevereiro. O link para o formulário de inscrição e mais informações poderão ser encontrados nas redes sociais do projeto “Isso não é flamenco” – https://www.instagram.com/issonaoeflamenco/

Oficina de Iniciação ao Flamenco
13 DE FEVEREIRO – DOMINGOS MARTINS – NA CENA ESCOLA DE DANÇA

Nesta oficina de 1h30 de duração, as pessoas participantes terão um primeiro contato com a linguagem do flamenco, experimentando as posturas, movimentos de braços e mãos, palmas e sapateado dentro da lógica rítmica do flamenco. Ao final, será montada uma célula coreográfica coletivamente.

Público-alvo: Pessoas interessadas em conhecer a dança flamenca. Não é necessária experiência prévia.

Indicações: Ir com roupas confortáveis para a prática corporal.

Oficina de Dramaturgia da Dança “Isso não é o que parece”
17, 18, 19, 24, 25, 26 E 31 DE MARÇO – VITÓRIA – NA SALA BAILA!

Baseado nos processos de criação do espetáculo de dança “Bom Sujeito”, que
aproxima o universo do flamenco ao universo do samba e do carnaval, e do projeto Isso não é Flamenco, que propõe a aproximação do Flamenco a outras linguagens artísticas, a oficina propõe a articulação de diferentes danças e práticas corporais, seus elementos e especificidades como possíveis disparadores para a criação de uma dramaturgia em dança. Partindo dos conhecimentos e corporalidades dos participantes, a oficina pretende aproximar os universos das diferentes práticas corporais apresentadas pelo grupo, assim como seus elementos e características, para propor a contaminação, fricção e associação, buscando uma dramaturgia em dança surgida pela transculturação.

Público-alvo: Artistas, estudantes de arte e demais pessoas interessadas em processos criativos em dança.

Indicações: Disponibilidade de participar integralmente dos encontros.

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