Notícias

A Beleza que Vem de Dentro

A Bela e a Fera é um lindo conto que nos trás um grande ensinamento: aprender enxergar a verdadeira essência que existe por trás das aparências. Essa história data do ano de 1756, tendo sido originalmente escrita pela francesa Jeanne Marie LePrince de Beaumont, e que ao longo do tempo ganhou diversas adaptações. Uma delas é o musical dirigido por Billy Bond, que entra em cartaz neste sábado, 04/10/2014, no Teatro Bradesco, em São Paulo.
Na tarde do dia 1º de outubro (quarta-feira) aconteceu a coletiva de imprensa, e mais uma vez, em nome do Agenda de Dança, eu fui conferir os detalhes sobre essa nova peça.

3092_a_bela_e_a_fera_015
Cena de A Bela e a Fera
Crédito: Artur Garção

Na primeira parte da coletiva, foram apresentadas duas cenas do musical: a cena da taverna, com número musical liderado pelo ator Marcio Geovani, intérprete de Gaston, e um dueto romântico do casal principal, com Vanessa de Souza como Bela e Edipo de Castro como Fera. A primeira coisa que chama a atenção é a qualidade, tanto técnica quanto artística. Os cenários e figurinos estão lindos, foram muito bem concebidos, e as músicas são excelentes. Não se trata de uma remontagem da versão da Disney, apresentada por duas vezes em São Paulo (2002-2003 e 2009), mas sim de uma nova produção que explora e traz para o palco a gênese da história original, de um jeito dinâmico e envolvente.

3094_a_bela_e_a_fera_018
Vanessa de Souza e Marcos Antonio em A Bela e a Fera
Crédito: Artur Garção

Na segunda parte tivemos um bate-papo com o diretor Billy Bond, que é uma simpatia! Ele nos contou sobre sua experiência, são 30 anos dedicados aos musicais, tendo dirigido importantes produções vindas da Broadway, como Les Misérables, O Beijo da Mulher Aranha e Rent. Mas foi a partir do início dos anos 2000, após o sucesso de sua montagem de “O Mágico de Oz”, cuja primeira temporada foi no Via Funchal em 2003, que ele viu o grande potencial de nossos artistas e que era possível sim investir nesses talentos e na criação de novos espetáculos. Foi assim que surgiu, nos anos seguintes, os musicais Pinnochio, Cinderella (que esteve em cartaz no Teatro Bradesco em setembro passado), Peter Pan, Branca de Neve, entre outros.

3111_a_bela_e_a_fera_116
Vanessa de Souza e Edipo de Castro em A Bela e a Fera
Crédito: Artur Garção

Bond comentou também sobre a necessidade de se adaptar os musicais à realidade brasileira, pois temos um país que pouco incentiva as artes, e um público que não está acostumado a ficar dentro de um teatro por mais de 3 horas, principalmente as crianças. “As crianças se distraem muito facilmente, por isso nós nos preocupamos em contar as histórias com muito dinamismo e ideias bem construídas. O resultado é o silêncio na sala de espetáculo, isso é o que mais me impressiona, e considero ser mais importante até que o aplauso, pois é sinal de que estamos no caminho certo.”

Cinco cenários, 180 figurinos, 40 canções e muitos efeitos especiais esperam vocês nessa maravilhosa aventura, que curiosamente está sendo levada ao palco exatamente 20 anos depois da primeira versão musical desta linda história de amor e magia.
Fica o nosso convite para vocês conferirem!

Ficha Técnica:
A Bela e a Fera
Direção Geral e Adaptação de Texto: Billy Bond
Direção de Dramaturgia: Marcio Yácoff
Arranjos e Direção Musical: Vila/Bond
Adereços e Próteses: Gilbert Becoust
Diretor vocal: Santiago Lemmos
Coreografia: Nancy Guedes
Cenografia: Paul Veskasky Cyrus Oficinas
Figurinos: Isabela Teles
Make up artist: Beto França
Som: Jefferson Silva
Luz: Sandro Moreira
Direção Técnica: Angelo Meirelhes
Direção geral de produção: Andrea Oliveira

Elenco Principal:
Vanessa de Souza Ruiz – Bela
Edipo Uilian de Castro – Príncipe/Fera
Marcio Geovani da Silva – Gaston
Marcos Antonio da Silva – Marcel, Pai de Bela
Karoline Alves Sanches e Fernanda Perfeito Serroni – Irmãs de Bela
Paloma de Maia – Ulisses/Tapete
Álvaro de Pádua – Lumina
Ítalo Rodrigues dos Santos – Tic Toc
Ariana Silva Marins – Bule
Matheus Meirelles – Xícara
Paula Canterini – Poltrona
Demerson da Silva Campos – Fariseo, Dono do Hospício

As apresentações acontecem no Teatro Bradesco, em São Paulo, de 04/10 à 26/10, exceto em 25/10.
Sábados e Domingos às 15:00
No dia 12/10 haverá duas sessões: às 15:00 e 18:00

Os ingressos podem ser adquiridos no site Ingresso Rápido e na bilheteria do Teatro Bradesco, que funciona de domingo a quinta, das 12:00 às 20:00, sextas e sábados das 12:00 às 22:00.
Endereço: Bourbon Shopping São Paulo, 3º Piso.
Rua Turiassú, 2100 – Pompeia, São Paulo/SP

Até a próxima pessoal!