DestaqueEspetáculos

Balé Jovem de Salvador faz temporada on-line de TSUNAMI

Crédito da foto: Matheus Pirajá e Julia Saba

O Balé Jovem de Salvador realiza de 21 a 30 de abril a temporada on-line do espetáculo TSUNAMI, com apresentações no canal do YouTube do Teatro Castro Alves e do Balé Jovem de Salvador (ver programação no serviço abaixo). As exibições são gratuitas.

A onda pandêmica atingiu a humanidade com força total em 2020: as incertezas, o imprevisível, as mudanças desconhecidas; A sensação do paradeiro antes da Tsunami bater na costa. E, também, a possibilidade de, como coletivo, sermos agentes de transformação para criação de uma nova realidade, de um novo normal mais alinhada com as necessidades, não só humanas, mas também do planeta. Nos encontramos nesse momento, como artistas, diante da necessidade de adaptação. A água sempre encontra um caminho para seguir o seu fluxo. A água tem essa alta capacidade de adaptação, de contornar obstáculos e seguir; De ser suave e fluida, mas também de ser potência, força, Tsunami.

A partir da temática da Água, sua relação com a pandemia do Covid 19, e os muitos questionamentos nos planos do real e do filosófico que a água remete, o projeto TSUNAMI- Balé Jovem de Salvador apresenta “TSUNAMI”. O videodança foi criado e dirigido pela artista da dança Clara Boa Sorte, e co-criado por Gabriel Sanches, Luiza Agra, Luiza Tavares, Paola Vasquez e Rafa Souza, todes bailarines do Balé Jovem de Salvador (BJS), juntamente com artistas baianas convidadas. A trilha sonora original é de Suyá Nascimento, arte gráfica de Luana Vellame, e o vídeo fica por conta de Julia Saba (edição) e Matheus Pirajá (captação). A obra é resultado do diálogo dessas três linguagens: dança, música e artes visuais.

A proposta é fruto do Workshop desenvolvido por Clara Boa Sorte e os bailarinos e bailarinas do BJS, de julho a setembro de 2020, através de videoconferências, com uma abordagem da dança focada na escuta dos movimentos e fluxos energéticos internos de cada pessoa, embasado em técnicas já estabelecidas de dança contemporânea principalmente Release Technique e ferramentas de improvisação em dança. A partir do estabelecimento dessa escuta e colaboração surgiu a inspiração e o desejo de construir este videodança. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço

TSUNAMI
Balé Jovem de Salvador
De 21 a 30 de abril de 2021
Local: Virtualmente – No YouTube
– De 21 a 25 no canal do Teatro Castro Alves, no YouTube
– De 26 a 30 no canal do Balé Jovem de Salvador, no YouTube
Ingresso: Grátis

Deixe um comentário