DestaqueEspetáculos

Bailarino e coreógrafo Alisson Lima fará apresentações virtuais de espetáculo sobre a festa mais popular do Brasil

Crédito da foto: Divulgação / Aglae d’Avila

Iniciado nos passos do frevo ainda em sua adolescência no Recife (PE), o bailarino e professor Alisson Lima se vê, pela primeira vez, órfão do Carnaval. Ainda mais depois de ter feito, ao lado de seu mestre, o músico Antonio Nóbrega, um grandioso show de abertura da festa mais popular do calendário pernambucano em fevereiro de 2020. “Neste período de Covid 19, não poder celebrar a alegria e as tradições carnavalescas é muito triste. Nos dá uma sensação de impotência”, afirma Alisson.

Diante de um cenário marcado pela necessidade de se proteger da contaminação e pela proibição de aglomerações, o Carnaval pandêmico, como ele se refere, ganha formato on-line com a remontagem de “Ei! Quem É que Te Empurra?”. Este espetáculo-solo que estreou em setembro de 2018 no Instituto Brincante, em São Paulo, fará oito apresentações – entre o fim de fevereiro e o mês de março –, todas com 40 minutos de duração, replicadas nas redes sociais do artista (@alissonlima.dance e @alissonlima.brincante) e direcionadas para escolas, instituições culturais e casas de repouso. A iniciativa conta com apoio da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, pelo ProAC Expresso LAB por meio da Lei Aldir Blanc e, ainda, com a parceria do Instituto Brincante e o Treme, espaço de dança.

Mas, entre vários títulos de seu repertório como coreógrafo e encenador, qual a razão de remontar este em especial? O próprio Alisson responde: “Resolvi resgatá-lo porque é um espetáculo que tem uma temática que fala do contexto do Carnaval de rua do Recife, não aquele que se vê no palco, mas o que é feito pelas pessoas e acontece em becos, vielas, praças e avenidas e aborda as situações e os variados aspectos que tomam todo o Recife. Esse resgate ocorre em um ano bem difícil, o primeiro sem um Carnaval físico que é festejado, aguardado e envolve toda a capital pernambucana. Recorri à remontagem como uma forma de exemplificar a representatividade dessa imensa festa popular. Neste ano de pandemia não poderemos brincar o nosso Carnaval como gostaríamos e, por isso, proponho este espetáculo em que as pessoas poderão compreender, sentindo-se contempladas em saber um pouco sobre o muito do que essa festa representa”, diz.

Sobre a concepção de “Ei! Quem É que Te Empurra?”, Antonio Nóbrega escreve: “O Carnaval do Recife é uma festa inteiramente popular. Não há recanto da cidade onde a folia não se manifeste. Uma vez que temos de nos despedir dos prazeres da carne para nos dedicarmos ao tempo da Quaresma, nada mais oportuno do que a brincadeira, a pândega, a alegria para celebrar a despedida. Uma folgança onde não faltam agremiações como as troças, clubes, blocos, grupos de Caboclinhos, Maracatus e Bois, mas, principalmente, não falta o folião, a grande figura do Carnaval da cidade. Esse folião tanto é o seguidor daquela troça, como a criança que ensaia os primeiros movimentos, tanto o vendedor de bebidas quanto o gringo que tenta fazer o “passo” ou a senhora idosa que inventa trejeitos e malemolências insuperáveis…A cidade é literalmente do folião! E foi inspirado nessa figura, ou nessas figuras, que Alisson Lima criou esse espetáculo. Como ele mesmo diz, pegou carona nessas figuras para prestar uma homenagem à festa mais importante brasileira. Nessa carona, pela via do corpo, reunindo todo o imaginário corporal da festa, o bailarino se torna o grande Mestre de Cerimônias dessa festança-símbolo por excelência do país”.

Ao rever as palavras de seu mestre, Alisson cita a importância de Nóbrega em sua trajetória artística e profissional.  “A importância dele no meu trabalho é fundamental, pois ele é uma das minhas referências na linguagem da dança popular brasileira. Já fazia parte da minha vida muito antes de eu vir a trabalhar com ele, pois eu acompanhava o trabalho dele quando ainda morava no Recife, quando usava as músicas dele para montar as coreografias das quadrilhas e ficava contando nos dedos para sair a programação do Carnaval de cada ano para ver onde ele iria fazer show para eu poder acompanhar a turnê da trupe dele e, assim, ter subsídios e estímulo para montar as nossas coreografias. Os shows do Nóbrega eram uma espécie de laboratório para estimular a gente a criar. Nessa época, aliás, a gente só o via uma vez por ano e sempre no Carnaval. Hoje, ao fazer parte da escola dele como professor e trabalhar com ele como bailarino da companhia e dividir o palco com ele é um sonho realizado. Era uma meta trabalhar com Antonio Nóbrega. Esta meta foi atingida”.

Como forma de antecipar ao público o que poderá ser visto nas encenações on-line e abordar os impactos e as alternativas diante da não realização do Carnaval de rua em várias regiões do país por conta dos riscos de contaminação pelo Covid 19, Alisson e Nóbrega promovem uma live no Instagram (@alissonlima.dance) em 19/2 (sexta-feira), às 20h, com o tema: No Carnaval pandêmico, quem é que te empurra?

Sobre Alisson Lima

Bailarino e músico, Alisson Lima iniciou sua carreira em Recife aos 14 anos, tendo vivências em danças de matrizes populares e capoeira. Participou do curso de formação em Dança Contemporânea e Clássica no Grupo Experimental e atuou em diversos espetáculos e coreografou outros. Paralelamente, desenvolveu três trabalhos solos, cujas temáticas perpassam o universo das manifestações populares brasileiras: “Invisível aos Olhos”, “Unairi” e “Ei! Quem É que Te Empurra?”. Foi vice-campeão (2010) e campeão (2011) no Concurso de Passista de Frevo de Recife, ganhou o prêmio de Melhor Solo e bailarino no Festival Internacional de DançaEncut (2013). Foi professor na Escola Municipal de Frevo do Recife e, atualmente, ministra aulas de danças populares brasileiras no Instituto Brincante. Também deu aulas de frevo, capoeira e danças brasileiras em universidades e centros culturais nacionais e do exterior. Dentre elas, a Universidade del Valle (Univalle/Colômbia), e curso de pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner (São Paulo/SP). Integrou comissões julgadoras de concursos e festivais de dança em todo o Brasil, assim como assinou a curadoria do Festidança (2019). Seu último trabalho consistiu na criação de coreografia e preparação do corpo de baile do show de abertura do Carnaval do Recife em 2020. Acompanha Antonio Nóbrega como bailarino e músico em seus shows.

Serviço

Ei! Quem É que Te Empurra?
Alisson Lima
Dias 25 e 26 de fevereiro e de 4 a 19 de março de 2021
Quinta e sexta, às 15h30
Plataforma: Facebook
Ingresso: Grátis

Deixe um comentário