DestaqueNotícias

A bailarina e pesquisadora de dança Maria Alice Poppe participa do ciclo virtual de palestras “Lab Corpo Palavra” nesta quinta

Crédito da foto: Leo Aversa

O ciclo virtual de palestras “Lab Corpo Palavra” reúne, até 3 de março, artistas e pesquisadores da dança, das escritas, das artes cênicas e dos estudos do corpo no canal do Youtube Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp). A proposta é conversar sobre os pensamentos e práticas que envolvem a dança contemporânea na relação entre o corpo e a palavra. Nesta quinta-feira, dia 18/02, às 14h, a convidada é a bailarina e pesquisadora Maria Alice Poppe, cujo trabalho investiga as relações poético-políticas entre corpo, chão, peso, gravidade e queda em uma perspectiva híbrida de gesto e pensamento. As palestras ficam disponíveis no canal após o evento.

A atividade é um desdobramento do Laboratório Corpo Palavra: coreografias e dramaturgias cartográficas, trabalho artístico-pedagógico desenvolvido pela bailarina, coreógrafa, professora e pesquisadora da dança Aline Bernardi há seis anos. O projeto contempla curso de formação e criação artística virtual, que segue até março, lançamento de livros, podcasts e as palestras, que ficarão disponíveis no canal após cada evento. O projeto tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e do Governo Federal através do Prêmio Fomento a Todas as Artes.

Participam das palestras: Hélia Borges (Psicanalista, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna. Pesquisadora de arte, psicanálise e processos de subjetivação); Katya Gualter (artista da dança, Professora do Departamento de Arte Corporal e Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ); Sandra Benites (antropóloga indígena da etnia guarani, curadora do Museu de Arte de São Paulo, arte-educadora e artesã); Maria Alice Poppe (Bailarina, pesquisadora e professora dos cursos de graduações em dança da UFRJ); Ondjaki (Poeta e escritor angolano. É também autor de roteiros cinematográficos); Ana Kfouri (Diretora teatral, atriz e pesquisadora, especialista em arte e filosofia, professora da PUC-Rio, Departamento de Letras, Curso de Artes Cênicas); e Ciane Fernandes (Performer e professora titular da Escola de Teatro da UFBA, uma das fundadoras do PPGAC/UFBA e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA).

Sobre Maria Alice Poppe

Bailarina, pesquisadora e colaboradora em processos de criação de dança contemporânea. Interessada no diálogo interdisciplinar, investiga as relações poético-políticas entre corpo, chão, peso, gravidade e queda em uma perspectiva híbrida de gesto e pensamento. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO (2018) com estágio doutoral no exterior pela Coventry University (Bolsista Capes/PDSE – 2017), Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ (2014) e Graduada em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2004) e formada pelo Curso Técnico em Dança Contemporânea da Escola Angel Vianna (1994). Atualmente é Professora Adjunta dos Cursos de Dança da UFRJ onde desenvolve o projeto de pesquisa LINHA: danças, derivas e pensamento.

Juntamente com o coreógrafo Paulo Caldas, fundou a Staccato Dança Contemporânea (1993) onde atuou por 11 anos. Colaborou com os artistas João Saldanha, Angel Vianna, Marcia Rubin, Mauricio de Oliveira, Pim Boonprakob, Fred Paredes, Esther Weitzman, Thereza Rocha, Tato Taborda e Aderbal Freire-Filho. Dançou os espetáculos Pas, Falso Movimento, Kine, Ostinato, LightMotiv, Quase Cinema, Palimpsesto, Coreografismos, Tempo de Valsa Moderado com Elegância, Tempo Líquido, ATempo, Código-Fonte, Ela, ela também, 3 Mulheres e um Café, Qualquer coisa a gente muda, Núcleos, O resto é silêncio, Caprichosa voz que vem do pensamento, Terra Incógnita, Máquina de Dançar, Colaboração ou 16 variações sobre um tema, O lugar mais escuro é embaixo da luz.

Entre os festivais que participou destacam-se Panorama RioArte de Dança (1993|2016), Dança Brasil (1998), Solos de Dança do Sesc (2006), Forum Internacional de Dança (2010), Bienal de Dança do Ceará (2001-2011), Festival de Dança do Recife, (2006-2010) Japan International Competition (1996), Wettbewerb für Choreographen Hannover (1994), Costante Cambiamento Itália (2001), AmericArtes/KennedyCenter (2002), Bienalle de la Danse de Lyon (2002), Danse a Lille (2007) e Move Berlim (2007).

Entre os prêmios e distinções destacam-se o de melhor execução na Mostra para Novos Coreógrafos (1995), Melhor Bailarina no prêmio RioDança (1998), Melhor Bailarina Mambembe (1998), os melhores da dança pelo Jornal do Brasil e O Globo com Tempo Liquido (2006), Prêmio Klauss Vianna (2006|2010|2015), Edital de Fomento RJ (2009), Edital FADA SMC (2011), Prêmio Bravo por Núcleos (2011), os melhores da dança pelo Globo com Qualquer coisa a gente muda (2011), Máquina de Dançar (2014) e O lugar mais escuro é embaixo da luz (2019). Das residências artísticas destacam-se Les Repérages (Danse a Lille 2007) no Porto|Portugal e O Corpo Pensante com Vera Mantero (Ateliê Dudude – Casa Branca – BH 2013). Dança no longa metragem “Em três atos” dirigido por Lucia Murat juntamente com Angel Vianna (2015).

Desde 2020 escreve para a plataforma digital Pressenza e é artista residente do Centro Coreográfico da Cidade do Rio De Janeiro.

Programação

Palestras LAB Corpo Palavra

29/01: 13h às 14h – Palestra com Hélia Borges – Psicanalista, professora da graduação e da pós-graduação da Faculdade Angel Vianna. Pesquisadora de arte, psicanálise e processos de subjetivação. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

03/02: 15h às 16h – Palestra com Katya Gualter – Artista da dança, Professora do Departamento de Arte Corporal e Diretora da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

09/02: 15h às 16h – Palestra com Sandra Benites – Antropóloga indígena da etnia guarani, curadora do Museu de Arte de São Paulo, arte-educadora e artesã. Encontro disponível no canal do Youtube Celeiro Moebius.

18/02: 14h às 15h – Palestra com Maria Alice Poppe – Bailarina, pesquisadora e professora dos cursos de graduações em dança da UFRJ.

23/02: 16h às 17h – Palestra com Ondjaki – Poeta e escritor angolano. É também autor de roteiros cinematográficos.

28/02: 11h às 12h – Palestra com Ana Kfouri – Diretora teatral, atriz e pesquisadora, especialista em arte e filosofia, professora da PUC, Departamento de Letras, Curso de Artes Cênicas.

03/03: 16h às 17h – Palestra Performática com Ciane Fernandes -Performer e professora titular da Escola d Teatro da UFBA, uma das fundadoras do PPGAC/UFBA e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA.

Serviço

Palestras – Laboratório Corpo Palavra – Coreografias e dramaturgias cartográficas
Temporada: De 29 de janeiro a 03 de março de 2021
Programação:
29/01: 13h às 14h – Palestra com Hélia Borges. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)
03/02: 15h às 16h – Palestra com Katya Gualter. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)
09/02: 15h às 16h – Palestra com Sandra Benites. Disponível no Canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)
18/02: 14h às 15h – Palestra com Maria Alice Poppe
23/02: 16h às 17h – Palestra com Ondjaki
28/02: 11h às 12h – Palestra com Ana Kfouri
03/03: 16h às 17h – Palestra Performática com Ciane Fernandes
Exibição: no canal do Youtube do Celeiro Moebius (https://bit.ly/3q9zULp)
Ingressos: gratuitos

Deixe um comentário