‘Breve’ reúne artistas-bailarinos na casa dos 62 anos no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá
Crédito da foto: Renato Mangolin
Após conquistar o público em diversas cidades do Brasil, o espetáculo “Breve”, da Esther Weitzman Companhia de Dança, retorna ao Rio de Janeiro para sua última mini temporada na cidade. As apresentações acontecem de 9 a 11 de maio, no Espaço Cultural Sérgio Porto, no Humaitá.
“Breve” reúne no palco três artistas-criadores na casa dos 62 anos — Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues — atravessados por suas experiências e inquietações na dança. O espetáculo propõe uma reflexão sensível sobre o tempo, o corpo e a presença cênica em sua potência plena, expandindo debates sobre etarismo e representatividade na dança contemporânea.
O espetáculo acontece no enlace de afetos promovido pelo encontro desses corpos maduros, entregues a um movimento de paixão pela vida. A composição, que envolve dança, palavra, silêncio e sonoridade, parte do estado de vulnerabilidade como caminho para uma dramaturgia sutil, densa e delicada.
Desde sua estreia em 2023 no Sesc Copacabana, a performance foi apresentada no Teatro Cacilda Becker, na Bienal Internacional de Dança do Ceará, no Festival Internacional de Dança de Itacaré e no Festival Dança em Trânsito, em Belém, além de outras apresentações no Rio de Janeiro. Em todo o circuito teve uma ótima recepção do público, com ingressos esgotados todos os dias.
A artista-criadora de “Breve”, Esther Weitzman, conta que o espetáculo chama atenção do público mais velho, mas não só.
“‘Breve’ também tem despertado um interesse nas pessoas em ver corpos mais velhos em cena, fora do padrão da dança. Em 2025, a Companhia completa 26 anos de estrada e, para celebrar essa data, estamos buscando levar o espetáculo a um público ainda maior”, destacou Esther.
Sobre a Companhia
Ao fundar, em 1999, a Esther Weitzman Companhia de Dança, a coreógrafa que dá nome a Companhia, firmou-se no cenário da dança, criando um trabalho cuja identidade estabelece um padrão de excelência reconhecível em todos os seus espetáculos.
Aliar criação artística e atividade didática tem sido a chave da carreira da coreógrafa e educadora Esther Weitzman. Um caminho bem sucedido, construído pelo desenvolvimento da singular pesquisa de movimento de sua companhia, contemplada com diversos prêmios e excelentes críticas na imprensa, completando 24 anos de existência no Rio de Janeiro em 2023. Sediada no Studio Casa de Pedra – Centro de Educação e Arte do Movimento, a companhia possui um projeto de linguagem estética contemporânea, com ações continuadas de pesquisa, formação e difusão, ladeando os grandes grupos da cidade do Rio de Janeiro.
Seu trabalho como criadora está intimamente ligado a uma qualidade dramatúrgica em que o vigor do movimento, sua força e inscrição no espaço dialogam com o silêncio, com a pausa, criando uma linguagem em que o peso do corpo estabelece sua própria partitura.
Sinopse
Breve, novo espetáculo da Esther Weitzman Companhia de Dança, acontece no enlace de afetos promovido pelo encontro de quatro artistas-criadores: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues, atravessados por suas inquietações e experiências na dança. O espetáculo aborda questões disseminadas e acolhidas de maneira diversa em todas as culturas, entre elas, as questões relativas à passagem do tempo.
Ficha Técnica
Concepção, Coreografia e Direção: Esther Weitzman
Co-direção: Frederico Paredes
Bailarinos Criadores: Esther Weitzman, Paulo Marques e Toni Rodrigues
Desenho de Luz: José Geraldo Furtado
Projeto Gráfico: Flávio Pereira
Figurino: Manuela Weitzman
Fotografia, Filmagem e Teaser: Renato Mangolin
Mídias Sociais: Manuela Weitzman
Assessoria de Imprensa: Marina Mello
Trilha sonora: Esther Weitzman e Paulo Marques
Interlocução Artística: Alexandre Bhering
Operação de luz: Lilian da Terrra
Operação de som: Stephanye Corrêa
Realização: Esther Weitzman Companhia de Dança
Serviço
Breve
Esther Weitzman Companhia de Dança
De de 9 a 11 de maio de 2025
Sexta e sábado, às 20h; Domingo, às 19h.
Local: Espaço Cultural Sérgio Porto
Endereço: Rua Visconde de Silva, ao lado do prédio 292 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia), podem ser adquiridos pelo site https://riocultura.eleventickets.com/