Tal do Caminho, parceria entre João Saldanha e Paula Aguas faz duas únicas apresentações em São Paulo

Dois grandes nomes da dança brasileira, Paula Aguas e João Saldanha celebram seu encontro com o espetáculo TAL DO CAMINHO, que faz duas únicas apresentações em São Paulo nos dias 2 e 3 de outubro, no Teatro Viga Espaço Cênico.

TAL DO CAMINHO é um solo onde a artista traça o sentido da moradia, seus percursos e formas de aconchego, onde a construção determina um universo feminino demarcado pelas dúvidas e certezas que a maternidade traz. Um trabalho que expressa o caminho solitário do indivíduo em busca de comunicação. Para João Saldanha, o projeto se trata de “um processo delicado, longevo onde a criação surge como forma de transformação e restauro para ampliarmos nossas comunicações”.

Paula Aguas sempre buscou processos desafiadores, onde não tinha muito conhecimento sobre a linguagem e dessa vez não foi diferente. Segundo ela, Saldanha foi um mundo que se abriu à sua frente, propondo um trabalho minucioso sensível e potente. Nos primeiros encontros entre os dois, a bailarina falava do desejo de um trabalho onde a plateia pudesse se colocar no lugar da intérprete eliminando qualquer possibilidade de sublimação da bailarina, tão comum ainda em dança.

“Queria um trabalho que eu me deixasse ver, vulnerável, ‘limpa’, despida de qualquer proteção ou máscara. Um diálogo que falasse de integridade, disponibilidade e afeto. Fomos juntos encontrando esses lugares, texturas, desejos e expressões. Uma dança que acolhe e se deixa ver nos passos delicados e arriscados assim como a vida” – conta Paula.

No palco, escultura e vídeo integram a concepção do espetáculo. As projeções conciliadas à montagem de uma escultura de madeira da arquiteta Lia Siqueira, consistem em firmar um ambiente que propõe uma moradia e estimulam estados emocionais. Tal do Caminho conta com colaboração de Daniela Visco e trilha de Sacha Amback, que selecionou entre as músicas uma composição do pai de Paula, António Mestre, considerado um dos melhores acordeonistas do mundo.

O espetáculo foi eleito um dos dos 10 melhores de dança na temporada 2017 do Rio de Janeiro e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

“O solo concebido por Saldanha especialmente para Paula é uma obra segura, madura, de dois artistas donos de trajetórias diversas na dança contemporânea brasileira, e que, ao se unirem, ganharam mais potência…” – Adriana Pavlova / O Globo.

Ficha Técnica

Encenação – João Saldanha.
Interpretação – Paula Aguas.
Direção de Produção – Tatiana Garcias.
Colaboração – Daniela Visco.
Trilha sonora original – Sacha Amback.
Escultura – Lia Siqueira.
Figurino – Pia Franca.
Videoartista – Gustavo Gelmini.
Fotografia – Renato Mangolim.
Projeto Gráfico – Infinitamente Estúdio de Criação.
Operação multimídia – Vanderson Vieira.
Técnico de luz – Luiz Oliva.
Produção Executiva – Dayana Lima.
Produção Local – Anayan Moretto.
Cenotécnico – Marcelo Sampa.
Costureira – Lucia Lima.
Preparação Corporal Gyrotonic – Bel Teixeira

Crédito da foto: Renato Mangolim

Serviço

TAL DO CAMINHO
De João Saldanha e Paula Aguas
Dias 02 e 03 de outubro de 2019
Terça e quarta, às 20h
Local: Viga Espaço Cênico
Rua Capote Valente, 1323 – Pinheiros, São Paulo – SP
(Próximo ao Metrô Sumaré – Linha 2 Verde do Metrô)
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), R$ 15,00 (meia).
Classificação: 14 anos
Duração: 50 minutos.

Deixe uma resposta