Espetáculos

T.F.Style Cia de Dança apresenta o novo espetáculo Carne Urbana

O trabalho inédito Carne Urbana, criado pelo T.F.Style Cia de Dança com o apoio do projeto Sob a Pele – Diálogos, contemplado pela XX Edição do Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, estreia dia 16 de novembro, quinta-feira, 20h, no Teatro Flávio Império (R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba, São Paulo – SP). A peça discute, a partir da dança urbana contemporânea, as dinâmicas dos corpos nas cidades, especialmente em grandes centros urbanos.

Em seguida, a cia também faz temporada no Teatro João Caetano entre 23 e 26 de novembro. Antes das apresentações do T.F.Style, a performer Natasha Vergilio dança o trabalho Não Existe um Nome. A performer se apresenta de quinta a sábado, 20h, e domingo, às 18h. Na obra, Natasha discute o processo sistêmico de apagamento das intelectualidades negras. A programação é gratuita e aberta ao público.

Sobre Carne Urbana

O limite da carne em um tecido rasgado por relações urbanas. É chegar às vísceras. Encarnar. Para além da pele, chegamos à carne, que gera movimento e torna vivo o urbano. Um fluxo incessante de trocas entre corpo e cidade. Um corpo guiado pelas aparências, pela imagem, pela busca da longevidade. Um corpo que nega a morte e torna-se escravo da sobrevivência.

A solidão e o silêncio de cada um em meio ao caos de nossa existência, nos limites da vida urbana. Na sua eterna busca por alívio, por entorpecer-se, por dopar-se, a fim de livrar-se da dor de existir, de frustrar-se, de errar. Muitas vezes, é estar e não pertencer, necessitando de um esvaziamento no limiar do corpo morto. É preciso perder, deixar morrer, perceber o corpo que definha, engasga, emperra, interrompe, apodrece. E seguir, mesmo com a distopia de um lugar que revela gestos que quase desistem, que abandonam.

O trabalho busca refletir sobre a fisicalidade dos corpos urbanos e as transformações do corpo, revelando percepções ora silenciadas internamente, ora escancaradas no bando, e que emanam nesta exposição de carnes.

Sobre Não Existe um Nome

Obra criada a partir da necessidade de ser ouvida em espaços onde os corpos negros não têm seu intelecto reconhecido e valorizado. Existe um processo sistêmico de apagamento dessas intelectualidades e Não Existe um Nome é uma performance questionadora que pontua a importância de contarmos nossa própria história.

A performance como pesquisa é iniciada no evento rival vs rival, um dos principais eventos de danças urbanas do país onde a intérprete Natasha Vergilio, foi convidada a compor a mostra com uma performance de sua autoria. A performance surge de forma independente e em um espaço do qual o corpo dela (feminino, periférico e negro) desenvolve e cria até aqui estratégias de sobrevivência, exaustão transversalizando a poética de amar dentre tantas questões que a transpassam como indivíduo.

Sobre o T.F.Style Cia de Dança

O T.F.Style Cia de Dança investiga a Dança Urbana Contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Esta investigação concentra-se em descobrir novas possibilidades corporais a partir de técnicas de diferentes danças urbanas, mas desenvolvendo um trabalho autoral, marcado por um percurso de investigação das sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes. A pesquisa parte das danças urbanas, mas vai transformando suas bases, criando e modificando suas referências, desenvolvendo essa pesquisa particular.

O grupo T.F.Style teve início em 2002, sob direção de Igor Gasparini. A partir de 2007, com a direção artística de Frank Tavantti e com o desenvolvimento do elenco, surge o T.F.Style Cia de Dança, passando a existir enquanto companhia de dança na cidade de São Paulo. Em 2016, é contemplada pela XX Edição do Fomento à Dança da cidade de São Paulo.

Sobre Natasha Vergilio

Natasha Vergílio, 28 anos, é performer há 20 anos e profissional da área há 11 anos. Iniciou os estudos no Jazz Dance e nas danças urbanas (especialmente break dance), durante a sua trajetória de formação tateou por diversos estilos passando pelo ballet clássico, sapateado, dança contemporânea e outras linguagens.

Ficha Técnica

Direção Geral e Concepção: Igor Gasparini
Direção Artística: Frank Tavanti
Intérpretes-Criadores: Arthur Alves, Bruna Sant’Anna, Helon Hori, Igor Gasparini, Luiz Paulo Raguza, Marcia Marcos, Marcos Werneck, Maju Kaiser, Mayara Rosa e Natália Moura
Provocação Dramatúrgica: Thiago Alixandre
Provocação Corporal: Igor Gasparini, Frank Tavanti, Eduardo Fukushima, Márcio Greyk, Rafi Sahyoun, Robson Ferraz, e Thiago Alixandre
Desenho de Luz e Iluminação: Natália Peixoto
Desenho e Concepção de Som: Herí Brandino
Figurino: Mayara Rosa
Produção: Jéssica Alonso.

Crédito da foto: Beto Assem

Serviço

Carne Urbana
T.F.Style Cia de Dança
Temporada: De 16 a 19 de novembro de 2017
Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
Local: Teatro Flávio Império
R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaíba – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Duração: 70 minutos.
Classificação: 14 anos.

Natasha Virgílio
Temporada: De 23 a 26 de novembro de 2017
Quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
Local: Teatro João Caetano
R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis

Carne Urbana
T.F.Style Cia de Dança
Temporada: De 23 a 26 de novembro de 2017
Quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
Local: Teatro João Caetano
R. Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis
Duração: 70 minutos.
Classificação: 14 anos.

Deixe um comentário