São Paulo Companhia de Dança participa do Espetáculo da Terra, de Denise Milan

A São Paulo Companhia de Dança, com seus 32 bailarinos, vai se unir ao Cortejo das Vidas Preciosas 2017, a tradicional performance urbana de final de ano do Espetáculo da Terra, de Denise Milan.

Com direção geral de Denise Milan, direção musical de Badi Assad e do Avante o Coletivo, apoio da UNAS de Heliópolis e participação da São Paulo Companhia de Dança, com direção de Inês Bogéa e coreografias de Mônica Monteiro, o cortejo deste ano vai encher as ruas de Heliópolis de crianças, jovens, muita música, canto e dança, para encenar com festa a conexão do homem com a Natureza.

Cerca de 900 crianças e adolescentes vão participar do Cortejo das Vidas Preciosas 2017, criado a partir da Ópera das Pedras da artista Denise Milan, nas ruas de Heliópolis, no dia 24 de novembro de 2017.

O Cortejo das Vidas Preciosas é uma performance urbana que marca o encerramento anual do projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©, criado em 2010, por Denise Milan.

Mais uma vez, a narrativa que integra arte e ciência, criada pela artista, vai ser contada, com muita música, canto e dança nas ruas da comunidade. A participação das crianças este ano inclui, além do tradicional cortejo, um espetáculo de encerramento com a apresentação de um coral e de dança.

A direção geral será da própria Denise e de sua equipe, e a direção musical fica a cargo da musicista Badi Assad, junto com o Avante o Coletivo.

As composições originais do Cortejo das Vidas Preciosas são de Clarice Assad, Badi Assad, Carlinhos Antunes, André Mehmari, feitas para a Ópera das Pedras, espetáculo que Denise Milan estreou em 2007.

O cortejo das crianças pelas ruas de Heliópolis, animado pelo som do hip hop do Avante o Coletivo, termina com uma performance coletiva no CEU Profª Arlete Persoli.

Onze coreografias originais foram desenvolvidas por Monica Monteiro para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) que transmitiu para os jovens da comunidade de Heliópolis sob a direção de Inês Bogéa.

Foram meses de ensaios com as crianças que vão participar do espetáculo junto com os 32 bailarinos da companhia. Além da dança, a performance deste ano também inclui um coral, dirigido pelo Avante o Coletivo, que vai lançar um novo álbum com a participação das crianças, chamado Vidas Preciosas em Heliópolis.

As crianças e os jovens usarão fantasias, adereços e alegorias para representar as forças de transformação e criação no planeta.

Os valores contemporâneos e o projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©

Denise Milan tem uma visão: as pedras são metáforas para as transformações que ocorrem nas vidas humanas. É em cima dessa visão que ela vem construindo sua arte desde 1986.

“O quartzo é para mim a metáfora de uma possibilidade de diálogo porque está presente em setenta por cento da Terra, é parte da nossa identidade planetária comum.”

Com uma abordagem interdisciplinar, esse trabalho de Denise Milan, uma das artistas pioneiras em arte-educação e arte pública no Brasil, surge no momento em que o mundo se debruça sobre as questões de meio ambiente e a necessidade urgente dos homens se posicionarem de forma diferente em relação à Natureza. Para Denise, como seres humanos precisamos voltar a nos sentir parte da Natureza, ouvir novamente sua voz e prestar atenção na sabedoria que ela encerra. A proposta do Espetáculo da Terra e sua analogia entre o mundo mineral e o mundo humano é usar a arte para ajudar crianças e adolescentes a refletirem sobre esses valores da contemporaneidade e exercitarem a escuta das vozes que vem da Terra.

O projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©

O projeto Espetáculo da Terra© teve início há sete anos por iniciativa de Denise Milan e sua equipe em comunidades de São Paulo. Já atingiu cerca de 6 mil alunos e contou com o apoio de acadêmicos, músicos, cantores, atores, coletivos culturais, editora Saraiva e de instituições culturais, como o Sesc. Envolve atividades de formação de educadores, de conceituação e práticas criativas com as crianças e adolescentes e culmina com uma grande celebração dos aprendizados e criações artísticas – a performance de rua Cortejo das Vidas Preciosas!

Nas palavras da artista-criadora Denise Milan: “A consciência de ser uma vida preciosa é o caminho para estruturar o próprio destino e renascer, deixar o estado periférico de existir e fazer parte de um todo. O projeto proporciona esse potencial a São Paulo e pode ser aplicado em outras comunidades visando essa integração do indivíduo com a cidade”.

Em seus três primeiros anos, o Sesc São Paulo foi um dos grandes colaboradores para viabilização e expansão do projeto para as regiões de Heliópolis, Grajaú, Jaguaré, Osasco, Santana e Itaquera. De 2013 em diante a própria comunidade de Heliópolis, representada pela UNAS, abraçou a iniciativa e organizou o Cortejo das Vidas Preciosas junto com a equipe da artista.

Para saber mais sobre o projeto e sobre a artista Denise Milan, acesse os links abaixo:

Caderno SESC de Cidadania (nov/15)
http://www.sescsp.org.br/files/edicao_revista/cb6d4943-f1cf-493d-b5c8-7ee233363f14.pdf

Site de Denise Milan
http://www.denisemilanstudio.com/

Roteiro do Cortejo das Vidas Preciosas 2017

O Cortejo ocorre no dia 24 de novembro. A saída do CCA Heliópolis, na rua Coronel Silva Castro, está prevista para às 13h30. O espetáculo de encerramento, com cerca de uma hora de duração, está marcado para começar às 15h00 no CEU Profª Arlete Persoli.

Mais de 900 crianças, jovens e educadores pertencentes aos onze CCAs (Centro para Crianças e Adolescentes) de Heliópolis e do Ipiranga vão participar da performance coletiva, coordenada pela equipe do projeto Espetáculo da Terra© e pelos líderes da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região).

Durante a primeira parte do Cortejo das Vidas Preciosas, as crianças percorrerão as ruas com figurinos e alegorias criados por elas mesmas representando os vários personagens da Ópera das Pedras, trabalho da artista que estreou em 2007. Puxando o cortejo, o ritmo contagiante do hip hop do Avante o Coletivo acompanha os temas que as crianças entoam pelo caminho, sempre baseados nas lições que a Natureza tem para ensinar. Na festa da chegada do cortejo no CEU Profª Arlete Persoli, as palavras de ordem e o ritmo do hip hop se misturam à voz da cantora Badi Assad e trechos do CD Ópera das Pedras do selo SESC.

Ficha técnica

Cortejo das Vidas Preciosas 2017

Concepção e Direção: Denise Milan
Linguagem Dança: São Paulo Companhia de Dança – Direção Inês Bogéa
Coreografia: Mônica Monteiro
Direção Musical: Badi Assad, Avante o Coletivo
Trilhas / Coordenação de Oficinas: Bruno Augusto dos Santos Ruiz – U-China, Joab Ávila Sampaio – Jota-Be, Vinicius Nespolo Rabello (Xuvisco), Avante o Coletivo
Coral das Vidas Preciosas: Herdeiros do Hip Hop
Coordenação de avaliação: Rosana Martins
Suporte: Lucas Rosatelli, Marcus Vinicius Furtado, Stella Quartim Franca
Participação especial: Badi Assad
Parceiros: UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região

Ficha técnica

Álbum VIDAS PRECIOSAS em Heliópolis

Artistas: Avante o Coletivo & Denise Milan
Produção: Bruno U-China & Xuvisco  (Estrondo Beats)
Gravação: No Estúdio Ekord
Mixagem e Masterização: No Estúdio Estrondo por Xuvisco

São Paulo Companhia de Dança

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
GOVERNADOR
GERALDO ALCKMIN

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
SECRETÁRIO
JOSÉ LUIZ PENNA
COORDENADORA DA UNIDADE DE DIFUSÃO, BIBLIOTECAS E LEITURA
SÍLVIA ANTIBAS

ASSOCIAÇÃO PRÓ-DANÇA
Presidente do Conselho Administrativo -Rodolfo Marino Vilella
Vice-Presidente – Ricardo Alves de Lima

Presidente do Conselho Fiscal: Durval Borges Morais

DIREÇÃO
Inês Bogéa

SUPERINTENDÊNCIA
Luca Baldovino | José Galba de Aquino

ENSAIO
Professores Ensaiadores | Daphne Dias Chequer e Milton Coatti
Professor | Lars Van Cauwnbergh
Bailarinos | Ammanda Rosa, Ana Paula Camargo, Ana Roberta Teixeira, André Grippi, Beatriz Hack, Bruna Poliana Souza Pereira, Bruno Veloso, Carla Afonso Zarzur, Carolina Paes de Barros, Daniel Reca, Diego de Paula, Gabriel Fernandes, Geivison Moreira, Giovanna Mozart de Souza Silva, Hiago Castro, Isis E Silva Soares, Joca Antunes, Larissa Lins, Letícia Martins, Luan Oliveira, Luciana Davi, Luiza Yuk, Mariana Cortez Carossa, Matheus Queiroz, Michelle Molina, Morgana Cappellari, Mozart Mizuyama, Natalia Queiros de Medeiros, Nielson Souza, Otávio Portela, Paula Alves, Patrich Lorenzetti, Renata Alencar, Thamiris Prata, Vinícius Vieira, Yoshi Suzuki
Pianista | Rosemary Sandri Pavanelli
Assistente de Ensaio | Beatriz Hack
Auxiliar de Ensaio | Ana Carolina Florêncio Nogueira

PRODUÇÃO
Coordenador | Antonio Magnoler
Coordenador Técnico | Luiz Antônio Dias
Produtor | André Souza
Técnico de Som | Rodolfo Paes Dias
Iluminador | Nicolas Marchi
Assistente de Palco | Espedito Peixoto dos Santos
Camareira | Elizabete Roque

EDUCATIVO E COMUNICAÇÃO
Assistente de Comunicação | Celina Cardoso
Assistente de Educativo: Patrícia Farhat
Assistente de Educativo e Comunicação: Sandra Maria Laudani
Diagramador | Rafael Alves Silva Ortiz Rojas

MEMÓRIA
Coordenador | Charles Lima
Estagiário | Gustavo Bernardes

ADMINISTRAÇÃO
Coordenador | Marcio Tanno
Assistente de Direção | Melinda Grienda Sliominas | Morgana Wagner de Lima
Analista Administrativo-Financeiro | Ana Sarah de Lima
Assistentes Administrativo-Financeiro | Carlos Soares | Jeferson de Souza Dias
Auxiliar Administrativo-Financeiro | Ivani Melo
Assistente Contábil | Diego Mendes Martins
Assistente de TI | Jonathan dos Santos Correa
Arquivista | Danilo Alves Garcia
Auxiliares de Serviços Gerais | Neide dos Santos Nery
Aprendiz | Isac Santos de Anchieta

Deixe uma resposta