Plataforma Shop Sui apresenta Hertz – Contos de Lugares Distantes

A performance solo de Fernando Martins explora a conexão entre movimento, sons e frequências sonoras, tendo como objeto cênico a mesa-cimática, objeto-cenário que existe como um corpo que cria dualidades com o intérprete e interatividade com o público.

Hertz – Contos de Lugares Distantes, apresentado pela Plataforma Shop Sui, é uma performance que explora possibilidades de diálogo entre a dança e outras linguagens artísticas. A dramaturgia cênica conversa com lugares e rumos subjetivos e objetivos que narram parte da vida artística do performer Fernando Martins. O solo acontece na Biblioteca Mário de Andrade dia 10 de junho, sexta-feira, às 16h.

Norteado por dramaturgia cheia de esquecimentos, Fernando busca relembrar sentimentos traduzidos nas frequências sonoras que o cercam e conectam os laços de suas raízes culturais, musicais, laços familiares e de amizades.

A mesa-cimática

“Esse objeto cênico foi criado para ser um corpo potente que pudesse dialogar com o meu criando assim uma dualidade, como montar em um cavalo”, conta Fernando Martins a respeito do objeto/cenário.

Os objetos conectados a essa máquina possibilitam serem explorados de diversas formas. Um exemplo é uma mesma bandeja que serve como instrumento de percussão e também como recipiente para tintas e outros materiais que são movimentados através de frequências sonoras disparadas por altos falantes instalados na máquina.

Dessa forma, novas cores, texturas e aparências são reconstruídas a partir dos estímulos criados pela própria peça e pelos sons ambientes Há também a sonorização espontânea de um “sino dos ventos” que reconfigura o som ambiente com seus tons agudos, conferindo suavidade para a performance.

O caráter rústico do “Cavalo”, apelido dado à mesa, se mistura à proposta tecnológica. A releitura de um aparelho telefônico conectada simultaneamente a um computador e a máquina cria uma interface entre o movimento do performer e ela.

Trajetória da Plataforma Shop Sui e mais informações estão dispostas no site https://plataformashopsui.com.

FICHA TÉCNICA (Parceiros e colaboradores)

Performance e Criação: Fernando Martins
Assistente de Criação: Dalilla Leon
Produção de Figurino: Carolina Sudati
Casaco e colete: João Pimenta
Trilha sonora: Fernando Martins
Cenografia: Leo Ceolin – Estudioscópio
Programador: Caleb Mascarenhas
Assessoria de Imprensa: Ensaio Comunicação
Fotografia: Paulo Uras
Produção: Shop Sui
Realização: Plataforma Shop Sui

SERVIÇO

Hertz – Contos de Lugares Distantes
Plataforma Shop Sui
Dia 10 de junho de 2016
Sexta, às 16h.
Local: Terraço da Biblioteca Mário de Andrade
Av. Fernando Simonsen, 566 – Cerâmica – São Caetano do Sul/SP
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre.

Deixe uma resposta