O Processo, de Franz Kafka, volta aos palcos em montagem da Cia Carne Agonizante

Cia Carne Agonizante_O Processo_Foto Júnior Cecon_m
Foto: Júnior Cecon

Com concepção, coreografia e direção de Sandro Borelli, a Cia Carne Agonizante volta em cartaz com o espetáculo O Processo, de Franz Kafka dia 26 de maio no Kasulo Espaço de Arte e Cultura.

Em 2003, o espetáculo O Processo foi criado e fez temporada sem nenhum tripo de apoio ou recurso financeiro obtido por instituições públicas ou privadas, valendo-se apenas de bilheteria. Com o conceito de produzir espetáculos que provoquem a reflexão na plateia e não deixá-la apenas na superfície do entretenimento banal, utilizando-se para isso elementos angustiantes de obras literárias, é que a Cia Carne Agonizante resolveu montar O Processo novamente, depois de treze anos da estreia.

A reestreia deste espetáculo integra as atividades do projeto Carne Agonizante, contemplado pela XVII edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.

SINOPSE

Joseph K. na manhã do seu 30º aniversário é despertado e, em vez do café da manhã, recebe uma ordem de prisão sem qualquer explicação lógica. Começa aí uma espécie de pesadelo burocrático que o levará à ruina psicológica, moral e física.

A justiça o fará passar por audiências, cartórios, salas de espancamento e tribunais, sem que ele nunca saiba de que crime é acusado. Como típico anti-herói kafkiano, ele se resigna e nunca tenta escapar das garras da justiça, ao contrário, acata o estranho rito processual, esperando pelos acontecimentos futuros e pelos próximos trâmites do processo.

No entanto, em nenhum momento são apresentados a ele os autos acusatórios, ficando, assim, impedido de saber o crime que teria cometido. Joseph K. permanecerá titubeante, numa busca por respostas que não virão, e que o levará em direção ao completo auto aniquilamento.

A coreografia se vale dos elementos angustiantes da obra literária para reforçar uma ambientação insólita e sinistra, tão essenciais ao universo kafkiano. E é a culpa acusatória que Josef K. carrega em suas costas que se faz presente no espetáculo de dança O Processo.

FICHA TÉCNICA

Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Magô Borges, Mainá Santana e Rafael Carrion.
Concepção, Coreografia e Direção: Sandro Borelli
Assistente de Coreografia: Rafael Carrion
Trilha Sonora: Gustavo Domingues
Luz: Sandro Borelli
Figurino e cenário: Grupo
Arte Gráfica: Gustavo Domingues
Fotografia: Alex Merino e Júnior Cecon
Preparação Corporal: Jose Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo
Direção de Produção: Júnior Cecon
Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

SERVIÇO

O Processo
Cia Carne Agonizante
De 26 de maio a 26 de junho de 2016
Quinta a sábado às 21h; domingo às 19h
Local: Kasulo Espaço de Arte e Cultura
Rua Sousa Lima, 300 – Barra Funda – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos

 

Deixe uma resposta