Notícias

O encanto do Ballet Russo

O Russian State Ballet, criado há 33 anos e com direção artística de Vyacheslav Gordeev, grande bailarino que dançou pelo Bolshoi durante muitos anos, está atualmente em turnê pelo Brasil com o belíssimo espetáculo “A Bela Adormecida”, com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipa. No dia 07 de setembro eles passaram por São Paulo em apresentação única, no HSBC Brasil, e representando o Agenda de Dança, eu estive lá para conferir…

Prólogo - Pas de Six das Fadas Madrinhas
Prólogo – Pas de Six das Fadas Madrinhas
Apresentação em Vitória/ES – Crédito: Viviane Machado

Quando soube que eles viriam à São Paulo, a primeira coisa que me passou pela cabeça foi: Por que o HSBC Brasil? Sem dúvidas, é uma excelente casa de espetáculos e com ótima estrutura, mas sinceramente não tem a configuração ideal para uma apresentação como essa. A disposição dos lugares deixou a desejar, pois havia mesas e cadeiras ao invés das poltronas niveladas típicas de um teatro. Apesar de confortáveis, o nível do setores 1 e vip era o mesmo, e a entrada contínua das pessoas após o início da peça atrapalhou bastante o acompanhamento do enredo, especialmente no Prólogo.

Mas fora esses detalhes a apresentação foi incrível! Nem o tamanho do palco, que percebi ter limitado um pouco os bailarinos, tirou a excelência típica do Ballet Russo. Os solistas estavam divinos, com destaque para a interpretação de Carabosse, a fada má, e do Pássaro Azul, bailarino esse que foi muito ovacionado! Acompanhando a bela cenografia e figurinos lindíssimos, pude vislumbrar uma coreografia verdadeiramente russa, com uma mescla das versões do Kirov/Mariinsky e Bolshoi, criando uma identidade própria para a conhecida história da princesa Aurora, contada em um prólogo e três atos, que ao nascer é amaldiçoada com a morte por Carabosse, uma fada má e ressentida. Por intermédio da bondosa da Fada Lilás, o feitiço tem o seu curso alterado: ao invés de morrer, ela dormirá por 100 anos, até o dia em que será despertada pelo beijo de amor de um príncipe apaixonado. Alguns momentos foram omitidos da peça, fazendo uma espécie de “suíte” do ballet (versão reduzida do espetáculo), mas sem tirar a sua beleza original. Apesar de ter sentido falta de algumas passagens, foi simplesmente emocionante!

1º Ato - Adágio da Rosa Divulgação - Crédito: M. Logvinov
1º Ato – Adágio da Rosa
Divulgação – Crédito: M. Logvinov

Nos próximos dias, a companhia passará pelas cidades:
– Fortaleza/CE, dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Convenções do Ceará
– São Luis/MA, dias 20 e 21 de setembro, no Teatro Arthur de Azevedo
– Maceió/AL, dia 24 de setembro, no Teatro Gustavo Leite
– Olinda/PE, dia 26 de setembro, no Chevrolet Hall Recife
– Porto Alegre/RS, dia 29 de setembro, no Teatro do Bourbon Country
– Novo Hamburgo/RS, dia 30 de setembro, no Teatro Feevale

Os ingressos estão à venda no site ingressorápido.com

Além de São Paulo, a apresentação também foi exibida em Vitória, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro, entre outras. E isso é só o começo… De acordo com Augusto Stevanovich, produtor da turnê latino-americana, a companhia virá para o Brasil todos os anos, por isso preparem-se para 2015: Don Quixote vem aí!!! Certamente, teremos apresentações tão lindas quanto “A Bela Adormecida”… Vale à pena conferir!

Um grande abraço à todos!