Marta Soares apresenta o espetáculo Deslocamentos na Pinacoteca de São Paulo

Deslocamentos ocupa o espaço do octógono entre 12 e 27 de agosto. Espetáculo de dança questiona a relação entre corpo, figurino e ambiente e chega ao quarto ano de sua trajetória. A cada temporada, a coreógrafa remonta o trabalho de acordo com o local onde será apresentado.

Deslocamentos, espetáculo de dança da premiada bailarina e coreógrafa Marta Soares, chega ao quarto ano de trajetória. Apresentado na Casa Modernista (2014), Casa do Povo (2015) e Oficina Cultural Oswald de Andrade (2016), a instalação coreográfica chega agora ao octógono da Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Nesta temporada, haverá apresentações de variadas “partituras” coreográficas que compõem a obra, com duração de aproximadamente 30 minutos cada, cinco vezes ao dia, sempre aos sábados e domingos. Começa dia 12 de agosto, sábado, às 11h, prosseguindo com sessões às 12h30, 14h, 15h30 e 17h. Até 27 de agosto.

O trabalho sempre se molda à arquitetura do espaço onde é apresentado. No octógono, as seis bailarinas irão explorar o caráter expositivo e museológico da Pinacoteca, em diálogo com o púbico local, que se deparará com as “partituras”. Este poderá decidir se as experienciará uma ou mais vezes ao longo do dia. Vale ressaltar que cada sessão é diferente da anterior, trazendo novas “partituras” compostas por movimentos criados pelas intérpretes.

Sem trilha sonora e contando apenas com a iluminação e ambientação local, a artista espera que Deslocamentos alcance o frequentador espontâneo do museu. Para isso, o trabalho foi reelaborado tendo em vista alguns aspectos da Pinacoteca, como o seu pé direito de 12 metros e a claraboia que cobre o espaço, fazendo com que a luz se modifique a cada apresentação. “O público também poderá circular entre as bailarinas, estabelecendo uma relação não tradicional entre espectador e obra”, diz Marta, que já soma no currículo quatro prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela atuação na área da dança.

Sobre Deslocamentos

Deslocamentos são partituras coreográficas constituídas por combinações de corpos acoplados por figurinos, que ao se movimentarem geram figuras híbridas, sem classificação pré-estabelecida e que podem, simultaneamente, virem a ser homem e mulher, vivo e morto, dentro e fora, figura e fundo – corpos informes em trânsitos entre deformações e transformações.

Sobre Marta Soares

Marta Soares é dançarina e coreógrafa. Completou o One Year Course no Laban Centre for Movement and Dance em Londres. Em Nova Iorque completou o bacharelado em artes (BA) no Empire State College na State University of New York (SUNY), o Certificado em Análise de Movimento Laban (CMA) no Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (LIMS), estudou e trabalhou com a diretora e dramaturga Lee Nagrin (fundadora do grupo “The House” dirigido por Meredith Monk e ganhadora do Prêmio OBIE em dramaturgia) e nas escolas Movement Research, Susan Klein, Alwin Nickolais, entre outras. Apresentou seus trabalhos em show cases em vários teatros downtown de Nova Iorque, entre os quais destacam-se: PS 122, DIA Arts Foundation e The Knitting Factory. Recebeu a Bolsa para artistas da Fundação Japão através da qual estudou dança butô com Kazuo Ohno em Tóquio.

Os seus trabalhos foram apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, tais como: Fórum Internacional de Dança em Belo Horizonte (FID), Festival Panorama Rio Arte de Dança, Festival Porto Alegre Em Cena, Festival Internacional de Dança de Recife, Bienal Internacional de Dança do Ceará e Festival de Dança de Joinville. Festival Temps d’Images no CentQuatre em Paris, França, Festival Queer Zagreb em Zagreb, Croácia, Festival Europália no The Single na Antuerpia, Bélgica e Festival In Transit na Haus der Culturen der Welt em Berlim, Alemanha.

É mestre em Comunicação e Semiótica e doutora em Psicologia Clínica/Artes (Núcleo de Subjetividade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também lecionou na Faculdade das Artes do Corpo no período entre 1999 e 2012. A artista tem quatro prêmios da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na área da dança.

Ficha Técnica

Concepção, Coreografia e Direção – Marta Soares.
Assistência de Direção – Danielli Mendes.
Dramaturgia – Bruno Levorin.
Criadoras Intérpretes – Carolina Callegaro, Josefa Pereira, Lia Mandelsberg, Mariana Molinos, Mariza Virgolino, Matina Sarantopoulos.
Figurinos – Concepção – Marta Soares.
Realização – Ozenir Ancelmo.
Fotos – João Caldas.
Produção Executiva – CAIS Produção Cultural.
Produtores – José Renato Fonseca de Almeida e Beto de Faria.

Serviço

Deslocamentos
Marta Soares
De 12 a 27 de agosto de 2017
Sábados e domingos, às 11h, 12h30, 14h, 15h30 e 17h
Local: Pinacoteca de São Paulo – Octógono
Praça da Luz, 2 – Bom Retiro – São Paulo/SP
Ingressos: Grátis aos sábados e R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia) aos domingos.
(Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam)
Duração: 30 minutos
Classificação: Livre.
Capacidade: Indeterminada.

Deixe uma resposta