I Semana Criadores Negros na Dança: reflexão e visibilidade

Em comemoração ao dia Internacional da Dança o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro promoverá a I Semana Criadores Negros na Dança: reflexão e visibilidade que acontecerá entre os dias 24 de abril e 1º de maio. Através de oficinas gratuitas, rodas de conversa, exibições audiovisuais, espetáculos e performances o Centro Coreográfico da Cidade do Rio de janeiro promoverá o vasto repertório criativo, em permanente construção, de diversos coreógrafos, bailarinos, gestores e agentes culturais nas danças negras.

Release

O encontro busca fortalecer as tradições negras em dança e aproximar as gerações de criadores para promover a circulação dos saberes. Nesta primeira edição do evento questionamos a própria noção de visibilidade do corpo negro propondo a mudança no imaginário relacionado ao corpo que apenas executa e encanta para o reconhecimento de suas atitudes questionadoras e criadoras.

O formato deste evento vai de encontro a realidade vivida pelos artistas que o compõem: rodas de conversas, vivências, relançamentos de livros, oficinas, apresentações de espetáculos e performances de dança e exibições audiovisuais contemplando temas como gestores negros e espaços de difusão, o discurso negro na dança-educação, encontros geracionais, influências negras no passinho, contexto lgbtqia+, protagonismo feminino, violência contra os negros e ações afirmativas.

Seja nos palcos, rodas e avenidas, as danças negras conduzem momentos de afirmação da cidade do Rio como pólo artístico cultural do país. Congregar esses realizadores difundindo seus protagonismos e ações reforçam o caráter de referência que o Centro Coreográfico construiu ao longo dos seus quase 14 anos de vida. O espaço da dança se reafirma como importante catalisador cultural capaz de fortalecer e encaminhar projetos e programas integrados de desenvolvimento e manutenção de artistas, grupos, coletivo e companhias de dança da cidade. Muitos profissionais da dança que integram a I Semana Criadores Negros na Dança fazem parte do Programa de Residências Artísticas do Centro Coreográfico.

Entendendo a importância de democratizar o acesso, abarcar a diversidade de perspectivas na área da dança e promover o intercâmbio entre os realizadores, o programa recebe proponentes de diversas linhas de atuação na dança e em diferentes estágios da carreira, abraçando tanto aqueles que já tem uma carreira sólida, como aqueles que estão em fase de consolidação dos seus projetos estéticos. Buscando construir caminhos institucionais, a partir de novembro de 2017 adotamos como ação afirmativa a garantia mínima de 20% das vagas disponíveis de residência artística para iniciativas de dança vinculadas a escolas públicas e projetos socioculturais e criadores com até cinco anos de experiência profissional. Em contrapartida ao uso do espaço por até seis meses, os contemplados pelo programa oferecem oficinas gratuitas ao público em geral e ao público especializado na área, além de abrirem as portas do seu ensaio para estudantes da rede pública de ensino. Outra inovação neste chamamento foi o Programa de Apoio à Portfólio em que os artistas contemplados poderão utilizar o Teatro Angel Vianna para produção de material audiovisual dos seus trabalhos.

Comissão Organizadora

CENTRO COREOGRÁFICO
Diego Dantas – Diretor Artístico
Gil Santos – Diretor Administrativo
Bárbara Azevedo – Coordenadora de Produção
Andreia Pimentel – Coordenadora de Oficinas e Residências
Luana Garcia – Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Comunicação

COLETIVO NEGRAAÇÃO
Betho Pacheco, Fábio Batista, Fernanda Dias, Luiz Monteiro, Rodrigo Nunes.

OCUPAÇÃO LAB QUEER B
Thiago Engels

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA DO RIO
Jorge Luiz Matias (Gerente de Articulação)

Programação completa disponível no link: https://centrocoreografico.wordpress.com/criadores-negros/

Serviço

I Semana Criadores Negros na Dança
De 24 de abril a 1º de maio de 2018
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
R. José Higino, 115 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Sigam-me

Tarcísio Cunha

Idealizador, criador e diretor geral do site Agenda de Dança. É formado em Comunicação Digital, pela UNIP, e em Ballet Clássico, pela ReveranCCe Núcleo de Dança. Atualmente é integrante do grupo que representa a escola ReveranCCe Núcleo de Dança. Atua como professor de ballet clássico na ReveranCCe e Prefeitura Municipal de Osasco.
Sigam-me

Deixe uma resposta