Herança Sagrada – A Corte de Oxalá

O premiado Balé Folclórico da Bahia aporta em São Paulo com seu espetáculo Herança Sagrada, depois de ser aplaudido nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Europa e Caribe.

Eles conquistaram o público e a crítica nos quatro cantos do mundo. Agora é a vez dos paulistas conhecerem. O Balé Folclórico da Bahia aporta em São Paulo com o espetáculo “Herança Sagrada – A Côrte de Oxalá. Inspirado em rituais do Candomblé, o espetáculo, que reúne cor, movimento e sonoridade arrebatadora, reverencia os Orixás e mostra a força e a beleza dos rituais afro-brasileiros. Nos EUA, mais de 100 mil pessoas, dentre celebridades como Gloria Estefan, Steven Spielberg, Danny Glover, David Parsons, Anne Hathaway, Harry Belafonte e Jessye Norman, aplaudiram Herança Sagrada. Em agosto, 28 bailarinos da companhia participaram do encerramento das Olimpíadas de Londres.

O Balé Folclórico da Bahia (BFB), única companhia profissional de dança folclórica do país em atividade, apresenta seu espetáculo “Herança Sagrada – A corte de Oxalá”, de 30 de novembro a 2 de dezembro e de 7 a 9 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso. A temporada em São Paulo encerra a turnê nacional do Balé, iniciada em janeiro, em Salvador, com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A turnê, que também já passou pelo Rio de Janeiro, é um marco nos 24 anos de história do grupo, que possui uma intensa agenda no exterior e prestígio internacional, mas enfrentava dificuldade para percorrer o Brasil. É a primeira vez que a companhia, selecionada pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais, consegue patrocínio de uma empresa brasileira para realizar uma turnê nacional. “Já apresentamos o Balé ao mundo, queremos propagar nosso trabalho no Brasil”, afirma Walson Botelho, fundador e diretor geral do Balé, mais conhecido como Vavá Botelho.

Após ser aplaudido nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Europa e Caribe, o espetáculo “Herança Sagrada – A Corte de Oxalá” chega repaginado aos palcos brasileiros com 26 bailarinos, músicos e cantores, com movimentos vibrantes e sonoridade arrebatadora. Inspirado em rituais do Candomblé, o espetáculo circulou recentemente por 30 cidades americanas, em uma temporada de três meses, e foi visto por mais de 100 mil pessoas.

“Ao patrocinar a turnê nacional do Balé Folclórico da Bahia, a Oi pretende dar ao público brasileiro a oportunidade de aplaudir um espetáculo já consagrado em palcos estrangeiros, reafirmando o compromisso do Oi Futuro com a democratização do acesso à cultura e a valorização da diversidade cultural”, diz Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.

SERVIÇO

Herança Sagrada – A Corte de Oxalá
Balé Folclórico da Bahia
Teatro Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo – SP
Até 09 de dezembro; sexta-feira, 21h, sábado, 21h, domingo, 19h.
Ingressos: R$ 40,00 inteira, R$ 20,00 meia-entrada.
Duração: 90 min.
Classificação: Livre