Grupo Contemporâneo de Dança Livre realiza a Circulação Acatenango e/ou descomeço

Crédito da foto: Pablo Bernardo

Resistir. Estar em estado de luta. Reinventar na instabilidade. A repetição degrada, desfigura, quebra, desorganiza. Mas as forças jamais se esgotam. O espetáculo de dança Acatenango e/ou descomeço, do Grupo Contemporâneo de Dança Livre, inicia sua circulação em Contagem no dia 13 de setembro e discute a resistência do indivíduo em meio às relações de poder e às estruturas de violência e sua capacidade de criar formas de reexistir nos cenários mais conturbados. O trabalho, desenvolvido para espaços públicos é parte das pesquisas do grupo acerca da repetição e degradação de movimento que iniciou com o espetáculo “Orbis Finis” de 2017. O conceito de resistência e suas reverberações neste trabalho iniciam a partir do pensamento das resistências como plurais e incansáveis, nas formas provisórias das forças em luta que desmancham o que já está estabelecido como reinvenções de si e na potência das micro- resistências na sociedade. Assim, a pesquisa de movimento do espetáculo dialoga com a ideia de sucessivos “fins do mundo”, eternas sensações de destruição e reconstrução, trabalhando com a repetição e degradação do movimento transformado por sua insistência em permanecer. Uma dança em eterna queda e recuperação. O espetáculo busca levar essas relações para os espaços públicos e ao encontro dos cidadãos para uma reflexão sobre os dias atuais através da dança em espaços de convívio e do cotidiano da cidade.

Acatenango e/ou descomeço estreou em julho deste ano em Lima, Peru e realiza suas primeiras apresentações no Brasil nesta circulação. As apresentações serão gratuitas e realizadas em quatro espaços públicos da regional Riacho em Contagem (MG) nos dias 13, 27 e 28 de setembro. Além disso, o grupo oferece uma oficina de dança contemporânea, também gratuita, no dia 30 de setembro às 19h na Escola Estadual Padre Camargos. O projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem.

O Grupo Contemporâneo de Dança Livre trabalha com processos colaborativos, pesquisa e criação em dança contemporânea para palco e rua desde 2010 e é formado por artistas/criadores com formações artísticas distintas, buscando investigar a dança a partir de relações e experiências entre corpos. O grupo já participou de diversos festivais e projetos no Brasil e em países como Inglaterra, Escócia, Argentina, Portugal, França, Bélgica, México, Colômbia, Panamá, Guatemala, Costa Rica e Peru. Atualmente é formado pelos artistas Duna Dias, Heloisa Rodrigues, Leonardo Augusto e Socorro Dias.

Serviço

Circulação Acatenango e/ou descomeço
Grupo Contemporâneo de Dança Livre
Dia 13 de setembro de 2019
Sexta, às 14h
Local: Praça Itajaí, Bairro Monte Castelo, Contagem – MG
Sexta às 17h
Local: Praça Marília de Dirceu, Bairro Inconfidentes, Contagem – MG
Ingresso: Grátis

Dia 27 de setembro de 2019
Sexta, 17h
Local: Praça em frente ao Centro Comercial Jardim Riacho, número 1125, Bairro Jardim Riacho das Pedras – MG
Ingresso: Grátis

Dia 28 de setembro de 2019
Sábado, às 10h30
Local: Praça Carlos Luz, Bairro Riacho das Pedras – MG
Ingresso: Grátis

Dia 30 de setembro de 2019
Oficina de dança contemporânea

Segunda, às 19h
Local: Escola Estadual Padre Camargos
Rua Rio Comprido, 886, Riacho das Pedras, Contagem – MG
Ingresso: Grátis

Deixe uma resposta