Grão Cia. de Dança apresenta “Moebius” no norte do país

Contemplada pelo Ministério da Cultura (MinC) com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para circular na região Norte, a Grão Cia. de Dança, de Florianópolis, fará a sua primeira turnê fora de Santa Catarina em abril. O grupo apresentará o espetáculo Moebius nos dias 9 e 10, no Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, em Porto Velho; 12 e 13, no Teatro Dominguinhos, em Ji-Paraná (RO); 16 e 17, no Teatro Plácido de Castro, em Rio Branco; 18 e 19, no Les Artistes Café-Teatro, em Manaus.

A montagem é o resultado da pesquisa deste coletivo de bailarinos dirigidos por Lidiani Emmerich e Gabriel Ferreira, que partem da dança de salão para dialogar com as demais linguagens do movimento corporal e outras vertentes artísticas. Tendo por inspiração a obra do holandês Maurits Cornelis Escher (1898-1972), admirado pela capacidade de produzir imagens gráficas com efeitos de ilusão de ótica, o grupo faz uma abordagem contemporânea sobre os aspectos de nossos percursos diários e a interferência de nossas escolhas.

Moebius promove ainda, como atividades paralelas, uma exposição fotográfica retratando o embaralho visual provocado pelos bailarinos, uma conversa com o elenco após as exibições e uma oficina sobre o processo de criação do espetáculo. A programação é totalmente gratuita.

Além do patrocínio do Governo Federal, a circulação pela região Norte tem apoio institucional da Cenarium Escola de Dança, Cleber Valerio Studio Fotográfico, Só Click Laboratório Fotográfico, escola de aikido Kawai Shihan Dojo, Agenda Porto Velho, Ray Quintino Dança de Salão, Fundação Palácio das Artes Rondônia (Funpar), Fundação Cultural de Ji-Paraná, Governo do Estado de Rondônia, Sesc Acre, Fundação de Cultura Elias Mansour, Governo do Estado do Acre, Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos de Manaus, Sesc Manaus e Criatê Produções.

Fita de Moebius

A vontade de observar as relações labirínticas de suas próprias experiências levou os integrantes da Grão ao trabalho de Escher, que visualmente estabelece um universo de paradoxos em seus desenhos, esboços, gravuras, xilogravuras e litografias a partir da “fita de Moebius”.

Estudada pelo matemático e astrônomo alemão August Ferdinand Möbius (1790-1868), a fita mostra que duas faces podem pertencer a um lado só, de forma que é possível passar pela face externa e interna e sempre retornar ao ponto de partida.

Tal analogia é proposta no espetáculo, que traduz este percurso como uma relação de prazer e escolhas, ao se observar que o fim não é necessariamente importante, pois geralmente denuncia um novo começo.

Palco

Desenvolvido por bailarinos que têm a dança de salão como ponto de partida, Moebius é um trabalho de pesquisa entre corporeidades deste gênero de dança, afetadas pela investigação contemporânea de aspectos como escolhas, encontros, fugas, retornos e busca de estados de sintonia, alimentado com técnicas de tai chi chuan, contato improvisação e aikido.

A estreia ocorreu em 2014, com apresentação única assistida por 350 pessoas, sendo possível graças aos recursos obtidos por meio da plataforma de financiamento colaborativo Catarse. Em 2015, foi exibida de forma compacta na abertura da Mostra de Danças de Salão de Florianópolis – Baila Floripa, para cerca de 800 espectadores.

Em 2016, o projeto ganhou impulso com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, envolvendo aproximadamente 1.350 pessoas entre espetáculos e oficinas em Florianópolis, Blumenau e Joinville. Agora cumpre agenda em Manaus, Porto Velho, Ji-Paraná (RO) e Rio Branco pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna.

Atividades paralelas

Conversa > Após a apresentação, será aberto um diálogo com a plateia sobre “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”. O objetivo é discutir as pesquisas envolvidas na aproximação das danças de salão com a proposta do espetáculo, o processo de criação e as impressões e questões trazidas pelos espectadores de Moebius.

Oficina > Para compartilhar as experiências do processo de criação de Moebius, será ministrada a oficina “Dança de Escolhas e Percursos”. Durante duas horas, a companhia abordará exercícios e ferramentas artísticas utilizadas em sua rotina de pesquisa. Com vagas limitadas, é aberta a artistas e ao público em geral.

Exposição > Um ensaio assinado pelo fotógrafo Cleber Valerio e pela produtora Jordane Marques estará à mostra do público nos dias da apresentação, em espaços de livre circulação dos teatros. São 14 imagens em preto e branco, com tamanhos entre 60cm x 90cm e 30cm x 45cm, que buscaram captar os efeitos de ilusão de ótica inspirados na obra de Escher e reproduzidos pelos bailarinos de Moebius.

BLOG

A turnê será toda registrada em um blog hospedado no site www.graodanca.com e atualizado pelas bailarinas Marina Zardo e Letícia Cezar. Os internautas poderão conferir artigos, reportagens, relatos, fotos e vídeos relacionados à pesquisa e às atividades do espetáculo. O canal, que terá continuidade após o circuito, servirá de referência a artistas interessados no diálogo entre dança de salão e pesquisas contemporâneas em dança.

GRÃO CIA DE DANÇA

Atuando em Florianópolis desde 2012 em parceria com a Cenarium Escola de Dança, a Grão promove encontros de intercâmbio, formação e investigação acerca da dança e sua relação com o indivíduo: consigo, com o outro e com o mundo.

Seus integrantes observam a dança de salão como possível veículo de aproximação e diálogo com outras artes, por seu potencial ambiente de escuta em um momento em que a conexão interpessoal se observa emergente.

A companhia dissemina o interesse pela pesquisa em dança contemporânea entre os profissionais da dança de salão, incentivando a expansão dessa forma de dança ao despertar novas reflexões e compreensões da corporeidade atual e observar os atravessamentos que podem torná-la significante.

FICHA TÉCNICA

Grão Cia. de Dança: Gabriel Ferreira, Lidiani Emmerich, Rodolfo Lorandi, Maria Cláudia Reginato, Karol Duarte, Letícia Cezar, Marina Zardo, Natan Nicolas, Luiz Gabriel Catoira
Direção geral e artística: Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich
Direção musical: Gabriel Ferreira
Produção geral: Lidiani Emmerich e Rodolfo Lorandi
Produções locais: Ray Quintino (RO), Camila Cabeça (AC), Criatê Produções (AM)
Produção audiovisual: Dayane Ros, Giuliane Gava e Karol Duarte
Montagem de palco: Natan Nicolas
Iluminação: Gabriel Velasques
Cenografia: Grão Cia. de Dança
Arte gráfica: Marina Zardo
Figurino: Salete Brochier e Vera Pereira
Exposição fotográfica: Cleber Valerio e Jordane Marques
Curadoria da exposição: Karol Duarte
Assessoria de imprensa: Marcos Reichardt Cardoso (SC), Camila Cabeça (AC), Criatê Produções (AM), Agenda Porto Velho (RO)
Redes e blogs: Grão Cia. de Dança
Concepção, pesquisa, conversas e oficinas: Grão Cia. de Dança
Duração: 64 minutos
Classificação: livre

 SERVIÇO
Agenda Porto Velho (RO)

Espetáculo “Moebius”: 9/4, domingo, 20h, e 10/4, segunda-feira, 16h30. Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia (Av. Presidente Dutra, n° 4.183, Olaria). Classificação: livre. Duração: 64 minutos. Retirada de ingressos gratuitos (1.013 poltronas não numeradas): no local, uma hora antes da sessão.

Conversa “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”: após a apresentação do espetáculo. Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia. Duração: 30 minutos.

Exposição fotográfica: durante a noite de espetáculo, hall do Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia.

Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”: 9/4, domingo, 10h, Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia, 50 vagas; 10/4, segunda-feira, 20h, Ray Quintino Dança de Salão (R. Elias Gorayeb, n° 1.695, São Cristóvão), 30 vagas. Duração: 120 minutos. Inscrições gratuitas: (69) 9274-9758, rayquintino@hotmail.com, grao@graodanca.com, www.graodanca.com ou no próprio local (se ainda houver vaga).

Informações: www.graodanca.com // Facebook: Espetáculo Moebius – Porto Velho: 9 e 10/4

Agenda Ji-Paraná (RO)

Espetáculo “Moebius”: 12/4, quarta-feira, 19h30, e 13/4, quinta-feira, 19h30. Teatro Dominguinhos (Av. Marechal Rondon, n° 295, Centro). Classificação: livre. Duração: 64 minutos. Retirada de ingressos gratuitos (180 poltronas não numeradas): no local, uma hora antes da sessão.

Conversa “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”: após a apresentação do espetáculo. Teatro Dominguinhos. Duração: 30 minutos.

Exposição fotográfica: durante a noite de espetáculo, hall do Teatro Dominguinhos.

Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”: 13/4, quinta-feira, 10h, Teatro Dominguinhos, 30 vagas. Duração: 120 minutos. Inscrições gratuitas: (69) 9274-9758, 3423-7718, rayquintino@hotmail.com, fundacaoculturaljipa@gmail.com, grao@graodanca.com, www.graodanca.com ou no próprio local (se ainda houver vaga).

Informações: www.graodanca.com // Facebook: Espetáculo Moebius – Ji-Paraná: 12 e 13/4

Agenda Rio Branco (AC)

Espetáculo “Moebius”: 16/4, domingo, 18h, e 17/4, segunda-feira, 10h e 16h. Teatro Plácido de Castro (Av. Getúlio Vargas, n° 2.703, Bosque). Classificação: livre. Duração: 64 minutos. Retirada de ingressos gratuitos (490 poltronas não numeradas): no local, uma hora antes da sessão.

Conversa “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”: após a apresentação do espetáculo. Teatro Plácido de Castro. Duração: 30 minutos.

Exposição fotográfica: durante a noite de espetáculo, hall do Teatro Plácido de Castro.

Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”: 15/4, sábado, em horário e local a serem definidos, 50 vagas. Duração: 120 minutos. Inscrições gratuitas: (68) 9990-5292, camilaprodutora@gmail.com, grao@graodanca.com, www.graodanca.com ou no próprio local (se ainda houver vaga).

Informações: www.graodanca.com // Facebook: Espetáculo Moebius – Rio Branco: 16 e 17/4

Agenda Manaus (AM)

Espetáculo “Moebius”: 18/4, terça-feira, 19h30, e 19/4, quarta-feira, 16h e 19h30. Les Artistes Café-Teatro (Av. Sete de Setembro, n° 377, Centro). Classificação: livre. Duração: 64 minutos. Retirada de ingressos gratuitos (200 poltronas não numeradas): no local, uma hora antes da sessão.

Conversa “A Dança de Salão como Matriz para Pesquisa em Dança”: após a apresentação do espetáculo. Les Artistes Café-Teatro. Duração: 30 minutos.

Exposição fotográfica: durante a noite de espetáculo, hall do Les Artistes Café-Teatro.

Oficina “Dança de Escolhas e Percursos”: 20/4, quinta-feira, 18h, Sesc Balneário (Av. Constantinopla, n° 288, Alvorada), 30 vagas. Duração: 120 minutos. Inscrições gratuitas: (92) 98185-7134, criatearteeproducao@gmail.com, grao@graodanca.com, www.graodanca.com ou no próprio local (se ainda houver vaga).

Informações: www.graodanca.com // Facebook: Espetáculo Moebius – Manaus: 18 e 19/4