Grande Gala ENDA acontece este mês no Teatro Sergio Cardoso

Bianca_Denison_paquita_byStudioNanahdLuize
Paquita, da ReveranCCe Núcleo de Dança – Bailarinos: Bianca Basile e Denison Pereira – Fotos: Nanah D’Luize

O Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, é palco da 20ª Grande Gala ENDA, que recebe os ganhadores do Encontro Nacional da Dança, uma realização do Sindicato de Dança do Estado de São Paulo (Sinddança). Na ocasião, foram apresentadas 87 coreografias, em três noites de festival, destas, 38 foram ganhadores e se reapresentarão na Grande Gala nos dias 22 e 23 de setembro.

O Grande Gala – com curadoria de Maria Pia Finócchio e realização do Sinddança – foi idealizado para festejar a arte da dança, promovendo um espetáculo com os melhores grupos do ano. Ao final de cada noite serão entregues os troféus aos bailarinos e coreógrafos, além dos prêmios em dinheiro e das bolsas de estudos para os vencedores.

Os grupos que se apresentam no dia 22 de setembro são: Beth Ballet (em Rock Simphony e Zatoichi), Reverancce (em Asbesto, Preso em Mim, Paquita e Uma ou Duas Vezes), Garra Centro de Artes (em Encontro), Grupo de Dança Anderson Couto (em Versículos, Notívagos), Ballet Paula Gasparini (em Esmeralda, O Corsário, Copéllia e Valsa para Eugene), CEDAN – Cia. Estável de Dança de Piracicaba (em Tanguetto, O Talismã e Pas de Deux de Diana e Action), Studio Roselange Watanabe (em Screan), Cia. de Dança Céu Jaguaré (em Festa Cigana) e Giracorpo (em Cálice e Cotidiano)

Já no dia 23 de setembro o espetáculo é com: Grupo Raça (em Step in Time, Sweet Candy e Ello), Studio Giselle (em Tropotianska), Ballet Elisa (em Vegas Show e Quarto 1950), Cia. de Dança Panteras (em Indian Dance), SapateArte (em Marinheiras e Surfistas), Faces Ocultas Cia. Experimental (em Poemas Brasileiros e Edilio dos Anjos), Ballet Paula Gasparini (em Baile Vienense, Suite en Pose, Dom Quixote e Carnaval em Veneza), EDAP – Espaço de Danças e Artes Paulista (em Valsa das Flores), La Danse (em Dragões) e Applause Dance Center (em Magic To Do e Czardas).

A comissão julgadora que avaliou as coreografias e os bailarinos é formada por Giovanni Di Palma (coreógrafo italiano), Manoel Francisco (coreógrafo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro), Norma Masella (ex-primeira bailarina e ex-diretora da Escola Municipal de Bailados, de São Paulo) e Sara Debenedetti (coreógrafa de dança moderna e contemporânea, atuante em Turim, Itália).

O ENDA é pioneiro no estímulo à dança no Brasil, inspirando a realização de outros festivais pelo país. Há mais de 30 anos vem revelando e lançando talentos desta arte, bailarinos que se projetaram e, hoje, participam de importantes grupos nacionais e internacionais. Atualmente, tem curadoria de Maria Pia Finócchio, que também é diretora do Sindicato dos Profissionais de Dança do Estado de São Paulo. Destinado aos profissionais da dança em atividade, contempla ainda a categoria amador e a semiprofissional.

A lista completa dos grupos e coreografias classificados no ENDA 2015 pode ser conferida no site do SINDDANÇA: http://www.sinddanca.com.br/site/mod/page/view.php?id=96.

SERVIÇO

Grande Gala ENDA
SINDDANÇA
Dias 22 e 23 de setembro de 2015
Terça e quarta, às 20h30
Teatro Sérgio Cardoso – Sala Sérgio Cardoso
Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 20,00 (meia: R$ 10,00)
Informações: (11) 3106-6802
Classificação: 5 anos
Duração: 2h30

Fonte: Verbena Comunicação