Dirigido por Henrique Lima, espetáculo À Mesa segue com apresentações em setembro

Crédito da foto: Divulgação

O espetáculo À MESA,  com direção e concepção do bailarino e coreógrafo pernambucano Henrique Lima, segue com apresentações no mês de setembro, integrando a programação que se iniciou em abril deste ano e que acontecerá durante todo ano de 2019, com workshops para profissionais, oficinas para público em geral e o total de 32 apresentações  que circularão prioritariamente em espaços públicos e equipamentos culturais da cidade, com atividades gratuitas ou a preços populares.  Neste mês, as apresentações acontecerão na Vila Itororó (12 e 19/9, às 16h), Centro Cultural Penha (12 e 19/9 às 20h), Centro Cultural Santo Amaro (18/09 às 20h) e Galeria Olido (20, 21 e 22/9 – sex a sáb às 20h e dom às 19h).

A nova fase do trabalho que acontece neste semestre de 2019 dá continuidade ao projeto “O Último Dia” – contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo. A apresentação, além de Lima, traz mais quatro bailarinos: Cristiano Bacelar, Daniela Moraes, Manuela Aranguibel e Ricardo Januário.

Ao compartilhar esta vivência com outros artistas, lançando outros corpos ao estudo da linguagem de Henrique, a nova criação estende o trabalho técnico e poético já desenvolvido, com a ampliação da obra (solo) e o aprofundamento da pesquisa.

Sobre o espetáculo À Mesa

O ponto de partida do trabalho foi a pesquisa de movimento desenvolvida e aplicada durante a criação do solo “O Último Dia”, do bailarino Henrique Lima. A pesquisa é focada na criação de uma vivência e/ou um estado a partir do “outro corpo” como referência, seja este real ou imaginário.

No caso específico de À MESA a fricção se desenvolve no encontro e conexão entre os cinco artistas-criadores que repetidamente questionam qual deles é o “corpo referência” enquanto usam a improvisação como uma das ferramentas de diálogo.

À MESA é uma evolução e um ganho a partir da concepção do espetáculo solo, de onde tudo começa, para se criar sensações além de despedidas e chegadas (já que uma mesa reflete estes momentos), celebrando o momento presente, um aproveitamento do ‘aqui e agora’.  Assim, o espetáculo é fluido e acontece numa atmosfera de liberdade, espontaneidade, sem autoridade, resultado de uma criação coletiva totalmente com base no improviso”, comenta Henrique Lima.

O desejo artístico e as experiências cênicas coletivas foram o motor principal no fortalecimento do espetáculo, contribuindo e provocando novas possibilidades de relações entre o “eu” e o “outro” num mesmo lugar.

Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

Ficha Técnica

Concepção e direção: Henrique Lima
Criação e interpretação: Cristiano Bacelar, Daniela Moraes, Henrique Lima, Manuela Aranguibel e Ricardo Januário
Desenho de luz: Miló Martins
Operação de luz: Rossana Boccia
Cenário Léo Ceolin
Figurino: Juliana Andrade
Trilha sonora: Jeferson Santos e Henrique Lima
Assessoria de imprensa: Litera
Fotos: Luciano Fonseca
Produção: Guilherme Funari
Direção de Produção: Cau Fonseca | Mítica!

Serviço

À Mesa
De Henrique Lima
Dias 12 e 19 de setembro de 2019
Quinta, às 16h
Local: Vila Itororó
R. Pedroso, 238 – Bela Vista, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Dias 12 e 19 de setembro
Quinta, às 20h
Local: Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Dia 18 de setembro de 2019
Quarta, às 20h
Local: Centro Cultural Santo Amaro
Avenida João Dias, 822, 04726-010 São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Duração: 50 min
Classificação: Livre

De 20 a 22 de setembro de 2019
Sexta e sábado, às 20h, domingo, às 19h
Local: Galeria Olido
Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP
Ingresso: Grátis
Duração: 50 min
Classificação: Livre

Deixe uma resposta