I Congresso Brasileiro de Tango

Congresso Brasileiro de Tango 2

Devido à importância que esse estilo musical teve e continua tendo em nossa cultura, o bailarino Fernando Decampos organiza no Brasil o I Congresso Brasileiro de Tango. O evento visa difundir o tango como forma de expressão musical e servir como plataforma para um diálogo construtivo a respeito dessa dança.

Nomes importantes da música participarão do evento, entre eles: Alexandre Bellarosa e Kátia Rodrigues, casal de bailarinos, professores e coreógrafos de tango argentino; Claudio Villagra, primeiro bailarino da Companhia Argentina de Tango, e Helena Fernandez, uma das melhores bailarinas e artistas do gênero tangueiro; Luciana Mayume, bacharel e licenciada em dança, atua como professora, bailarina e coreógrafa, e Marco Kina, dançarino, professor de dança e proprietário da K Dancer; Marcia Mello; Mary Hokazono, formada em medicina, é apaixonada e pesquisadora da dança desde 1993, hoje auxilia o professor Adriano Silva e desenvolve a abordagem terapêutica da dança, e Adriano Silva, graduado em balé clássico, é bacharel em Educação Física e atualmente é professor de tango; Vitor Costa e Margareth Kardosh, parceiros de tango desde 1995, já participaram de importantes festivais de tango; Valdeci Souza; Marcio Carreiro, professor de tango, milonga e valsa, professor na academia Jimmy de Oliveira e na Casa de Dança Carlinhos de Jesus; o DJ Mario Mendes; e a melhor orquestra de Buenos Aires, Color Tango.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira – 08/08, às 21:00
Shows e milonga de abertura
Associação Mie Kenijn do Brasil – Avenida Lins de Vasconcelos, 3352, Vila Mariana

Sábado – 09/08, das 09:00 às 22:00
Aulas / 11ª Milonga de Gala Organizada pela Confraria do Tango, com orquestra Color Tango / Milonga de encerramento com show
Club Homs – Avenida Paulista, 735

Domingo 10/08
Aulas / Milonga de encerramento com show
Dançata – Rua Joaquim Floriano, 1063 (sobreloja), Itaim Bibi

O TANGO

Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade, o tango nasceu em Buenos Aires. É um gênero musical que conquistou o mundo com seu drama, paixão, sensualidade e agressividade. O tango conecta intimamente duas pessoas através de sua linguagem corporal intensa que transmite muitas emoções.

No Brasil, o tango esta muito presente em nossa música popular brasileira, onde deu origem ao maxixe e ao choro. O que se chamava de tango brasileiro era o que depois veio a ser o chorinho.

“O tango quando surgiu tanto no Uruguai, Argentina e até no Brasil, era uma mistura de valsa, polca, habanera com a cultura africana”, conta Ney Homero, autor do livro “Tango – Uma Paixão Porteña no Brasil”, que aponta Ernesto Nazaré e Chiquinha Gonzaga como os pioneiros do ritmo no Brasil.

ORGANIZAÇÃO

Fernando Decampos, professor, coreógrafo, dançarino, bailarino e produtor nascido em Florianópolis, se mudou para Buenos Aires em 2000, onde se tornou primeiro bailarino de uma das mais conceituadas casas de tango da cidade, a Sabor de Tango.

Sua história com o tango se iniciou no ballet de Mora Godoy, uma das mais prestigiadas dançarinas de tango, onde teve a oportunidade de participar do musical Tanguera, um espetáculo de tango provocativo e sensual dirigido pela própria Mora.

Após esse período Fernando se aperfeiçoou no tango sendo assistente de Osvaldo Zotto, que foi considerado um dos maiores bailarino de tango. Fernando também integrou a Companhia Tango Lovers considerada uma das melhores companhias de tango da Argentina.

SERVIÇO

I Congresso Brasileiro de Tango
De 08 a 10 de agosto de 2014
São Paulo – SP
Investimento: R$ 400,00
Informações: fernando_decampos@hotmail.com