Cia de Dança Bittencourt apresenta Empodere as Mulheres! – ativismo feminista na arte – no Teatro Cacilda Becker

Crédito da foto: Bruno Colli

Pela primeira vez em cena na cidade do Rio de Janeiro, a Cia de Dança Bittencourt (Uberlândia, MG), sob direção de Cláudia Bittencourt, estreia com a apresentação do espetáculo Empodere as Mulheres!, de Karyne Bittencourt, viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com Patrocínio do Instituto Algar. O palco do tradicional Teatro Cacilda Becker (no Catete) é o escolhido pela companhia mineira e a apresentação ocorre em data única: quinta-feira 12 de setembro, às 20h, dentro da Programação CODANÇA – FUNARTE.

Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, o projeto é idealizado no ativismo feminista e na sua grande importância social. Com diversos temas ou situações da realidade feminina expostos na coreografia, possivelmente provoca a identificação da espectadora e gera desconforto no espectador. Assim, manifesta e ressalta o feminismo como uma ferramenta de evolução em diversas proporções e perspectivas, possibilitando, com ele, a sociedade desenvolver consciência para a transformação e evolução sociocultural. Acreditando na projeção da arte como um meio importante e necessário de comunicação e reflexão, Empodere as Mulheres! é, então, um espetáculo pensado e desenhado com força e sensibilidade nos passos da dança e na trilha sonora.

Um corpo de 17 bailarinos em cena dá vida às linguagens de dança contemporânea e jazz. Como um projeto de circulação, Empodere as Mulheres! percorre seis cidades nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo, já tendo sido montado em Uberlândia (MG), no Teatro Municipal em março/2019, Uberaba (MG), no Teatro SESIMINAS em março/2019, e Goiânia (GO), no Teatro de Goiânia em junho /2019. Em setembro, é apresentado no Teatro Cacilda Becker do Rio de Janeiro (RJ) e no Teatro SESIMINAS de Belo Horizonte (MG). Em outubro, encerra a temporada no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP).

Karyne Bittencourt conta que desde a estreia já recebeu muitos feedbacks positivos: “Nosso propósito é tocar o coração das pessoas com um assunto sério e sem precisar chocar. Isso de fato tem acontecido. Eu acredito que a maior potência do ‘Empodere as Mulheres!’ está justamente na sua sensibilidade e clareza ao tratar de um assunto tão importante que afeta diretamente a vida das pessoas: a violência contra a mulher (que cresce a cada dia). Optamos por uma arte que aproxima, ao invés de afastar. Até quem tem resistência sobre o assunto passa a reconhecer que precisamos melhorar em dignidade, credibilidade e respeito à mulher”.

Empodere as Mulheres! ainda atua em prol da beneficência ao SOS Mulher e Família Uberlândia, doando parte de sua bilheteria para a ONG.

Mais sobre o projeto

A necessidade do ativismo feminista é real. O feminismo é uma ferramenta de evolução social em suas diversas proporções e perspectivas e, com ele, podemos juntos desenvolver consciência para buscar a transformação/evolução sociocultural. União feminina, respeito aos limites e pensamentos divergentes são imprescindíveis nessa luta.

Dentre inúmeros e importantes assuntos, foram escolhidos apenas alguns para serem retratados em dança, os quais apresentam situações em que diversas mulheres se encontram. Foram abordados dramas e dificuldades da realidade feminina, mas também seus ideais de superação, de valorização e de liberdade.

A Cia acredita que usar a arte como meio de invasão feminina EMPODERA AS MULHERES!, sendo, sim, possível trazer uma nova e positiva perspectiva de luta e de vida.

Sobre a companhia

A Cia de Dança Bittencourt nasceu em 1998, na cidade de Uberaba (MG), tendo sempre seu olhar voltado para o trabalho de completude do artista. Trouxe até aqui em seu currículo, sob direção de Cláudia Bittencourt, diversos projetos profissionais de espetáculos completos em dança contemporânea, jazz dance e remontagem de musicais de repertório internacional e também autorais apresentados em diversas regiões e eventos artísticos no cenário nacional.

A partir do ano de 2017, com Empodere as Mulheres! como seu primeiro espetáculo, a direção artística e a coreografia da Cia passam a ser de Karyne Bittencourt, que desde então caminha junto ao corpo de bailarinos em processo de profissionalização e consistência, dando início a uma nova assinatura à Cia.

Ficha Técnica

Coordenação Geral: Cláudia Bittencourt
Direção e coreografia: Karyne Bittencourt
Elenco: Adrian Yury Silveira de Oliveira, Amanda de Oliveira Cunha, Ana Cláudia da Motta Coelho de Resende Morato, Ana Laura Santos Vitória, Camila Floro e Silva, Carolina Santos e Silva Porto, Cedrick Willian da Silva, Deborah Caprioli, Gabryel Alves, Herick Fernandes Soares, Júlia Silva Vieira, Karyne Bittencourt Carvalho, Lorena de Assis Piovezan, Lucas Sousa Rodrigues, Mariana Dias Pereira de Lima, Thaís Santos Cardoso, Vivian Alves Menezes
Coordenação de Produção: Cida Perfeito e Thiago Di Guerra
Iluminação e produção técnica: Diego Pereira Nobre
Técnico de Som: Ricardo Miguel Durão
Contra Regragem: Róger Carvalho Silva, Thiago Ribeiro
Fotografia: Brunno Coli
Produção local: Oh! Glória Produções – Parcerias Estratégicas (Mário Filho – Assistente de produção executiva)
Assessoria de Comunicação e imprensa: Sylvia Dietrich
Apoios: Itambé, Pão do Bento
Apoio Institucional: Funarte, Ministério da Cidadania

Serviço

Empodere as Mulheres!
Cia de Dança Bittencourt
Dia 12 de setembro de 2019
Quinta, às 20h
Local: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$30,00 (inteira) | R$15,00 (meia)
Informações: (34) 99167-4265 / 99242-6230
Duração: 50 minutos
Vendas on-line: Mega Bilheteria
Classificação: 14 anos

Deixe uma resposta