Balé da Cidade de São Paulo volta ao palco do Theatro Municipal para interpretação de Winterreise

Winterreise
Winterreise | Foto: Joaquim Tomé/Divulgação

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, a companhia fará uma abordagem dramática da obra junto ao barítono Vinicius Atique e o pianista Anderson Brenner

O Balé da Cidade de São Paulo e o barítono Vinicius Atique interpretam, no palco do Theatro Municipal, um dos mais marcantes símbolos da cultura musical alemã: Winterreise (Viagem de Inverno), de Franz Schubert. As apresentações acontecem nos dias 17, 18, às 20h, no dia 19, às 16h, e no dia 20, às 18h, e contarão com a participação do pianista Anderson Brenner. Ismael Ivo, atual diretor artístico da companhia, assina a direção e coreografia.

Tradicionalmente apresentada em forma de recital, com apenas cantor e pianista no palco, o Balé fará uma abordagem dramática da obra. Winterreise é um ciclo de 24 canções, para voz e piano, composto em 1827 pelo compositor austríaco Franz Schubert sobre poemas de Wilhelm Müller. A peça trata de uma série de reflexões feitas, no inverno, por um viajante sobre temas sombrios.

No espetáculo tudo é produto da memória e imaginação do viajante que será interpretado pelo barítono Vinicius Atique. Doze bailarinos do Balé da Cidade de São Paulo povoam e desaparecem dentro deste cenário dando vida as lembranças e personagens importantes do personagem principal.

“Se desvenda um ciclo do mais belo e esplendoroso inverno que desperta uma sucessão de memórias brancas e gélidas. Se insiste na poesia triste do amor e invocação da memória da mulher amada”, explica Ismael Ivo sobre o espetáculo.

“Finalmente o que começou como uma proposta sem maiores ambições, tornou-se a realização de um sonho com dimensões muito maiores do que eu poderia esperar 3 anos atrás. Meu Winterreise torna-se nosso Winterreise: uma obra coletiva com o Balé da Cidade”, comenta Vinicius Atique.

Para instigar o público, um prólogo de Winterreise será apresentado no foyer do Theatro Municipal de São Paulo. A apresentação do dia 17 integra a série Quartas Musicais. Já a do dia 20 faz parte da programação da Virada Cultural. Os ingressos custam R$ 20 (com direito a meia-entrada) e podem ser comprados pelo site www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo ou na bilheteria do theatro.

FICHA TÉCNICA

Ideia e Concepção: Ismael Ivo e Marcel Kaskeline
Direção e Coreografia: Ismael Ivo
Criação de Luz: Valeria Lovato
Figurino: Juliana Andrade
Cenografia: Marcel Kaskeline
Assistentes de Coreografia:Fernando Machado, Carolina Franco, Roberta Botta
Fotos: Joaquim Thomé

ELENCO FIXO CONVIDADO

Barítono: Vinicius Atique
Piano: Anderson Brenner

ELENCO FIXO BCSP

Ariany Dâmaso Vidal, Renata Alves Bardazzi, Victoria Oggiam, Marina Giunti, Leonardo Hoehne, Harrison Gavlar, Cleber Fantinatti, Manuel Gomes, Isabela Maylart, Ana Beatriz Nunes, Erika Ishimaru, Julie Endo, YasserDiaz, Bruno Gregório, Luiz Crepaldi, Victor Hugo Vila Nova

Solistas
1º ELENCO

Fabio Pinheiro
ReneéWeinstrof

2º ELENCO

Hamilton Felix
Rebeca Ferreira

SERVIÇO

Winterreise
Balé da Cidade de São Paulo
De 17 a 20 de maio de 2017
Quarta e Quinta, às 20h, Sexta, às 16h, Sábado, às 18
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/n – República – São Paulo/SP
Ingressos: R$ 20,00 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes)
Vendas on-line: Compre Ingressos
Duração: 80 min (aproximadamente)
Classificação:Livre