Artistas compartilham trabalhos em processo na Terça Aberta no Kasulo de setembro

A Terça Aberta no Kasulo de setembro acontece no próximo dia 19, com três trabalhos em processo de finalização: junto com Aline Brasil, Suiá Ferlauto e Pedro Galiza, Wellington Duarte apresenta “Situação de Atrito”; Paulo Carpino compartilha “O que tiver de ser, vai ser (?)”; e Thiane Nascimento experimenta o devir animal em “Posição de Armazenamento”. Ação permanente idealizada pela Cia Fragmento de Dança, que acontece mensalmente no Kasulo Espaço de Cultura e Arte, depois das apresentações, começa uma conversa, mediada por Vanessa Macedo (Cia Fragmento de Dança), Janaina Leite (Grupo XIX de Teatro), e Angela Nolf (Unicamp), acompanhada por comidinhas que a própria companhia prepara, baseada na memória afetiva de seus integrantes.

Tendo como impulso a substância que se desorganiza por atrito ou outro motivo qualquer, “Situação de Atrito” captura narrativas em deslocamento e apega-se ao antes para sobreviver. Em sintonia absoluta com os performers, Hernandes de Oliveira desenvolve o ambiente de luz durante a apresentação.

Em “O que tiver de ser, vai ser (?)”, Paulo Carpino encontra nas relações interpessoais alternativas para a transformação do espaço e, a partir de novos procedimentos, constrói um diálogo com a memória de locais vividos e do local presente. Em uma relação que se estabelece com o habitar, o artista negocia com as mudanças na inauguração de um novo tempo e em um novo ambiente. A trilha sonora é de Francisco Mazza.

No solo “Posição de Armazenamento”, Thiane Nascimento articula, de modo irônico e crítico, os termos sexistas que relacionam a mulher ao pássaro-galinha, um animal comum cuja carne serve de alimento para diversos povos, que é utilizado em rituais religiosos, bota ovos não fecundados todos os dias, tem asas e não pode voar. A baterista Mariá Portugal acompanha a performer ao vivo.

Parte do projeto “Atravessamentos”, contemplado pelo Programa de Fomento à Dança, “Terça Aberta no Kasulo” tem entrada gratuita.

Crédito da foto: Cena de Posição de armazenamento, de Thiane Nascimento | Foto: Ana Elisa Carramaschi

Serviço

Terça Aberta no Kasulo, proposta da Cia Fragmento de Dança.
– Wellington Duarte, Aline Brasil, Suiá Ferlauto e Pedro Galiza (“sitUação de AtriTo”)
– Paulo Carpino (“O que tiver de ser, vai ser (?)”)
– Thiane Nascimento (“Posição de Armazenamento”)
– Conversa: mediação Angela Nolf, Janaina Leite, Vanessa Macedo
Dia 19 de setembro de 2017
Terça-feira, às 20h.
Local: Kasulo – Espaço de Cultura e Arte
Rua Souza Lima, 300, Barra Funda – São Paulo/SP
(Metrô Marechal Deodoro – Linha Vermelha)
Ingressos: Grátis (retirada a partir das 19h; reservas pelo e-mail ingressociafragmento@gmail.com, com retirada até 19h40)
Informações: (11) 3666 .7238
Capacidade: 40 lugares
Duração: 60min + 1 hora de bate-papo
Classificação: livre

Deixe uma resposta