Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama levam o butoh segundo Yoshito Ohno para o eixo Rio-São Paulo

Pioneira no ensino de butoh em Porto Alegre (RS), a bailarina gaúcha Ana Medeiros agora leva toda sua expertise na modalidade de dança japonesa para o eixo Rio-São Paulo, com dois intensivos que celebram os princípios do butoh segundo o mestre Yoshito Ohno. Nos dois encontros, marcados para acontecer ao longo de setembro, Ana Medeiros estará acompanhada do bailarino japonês Hiroshi Nishiyama, que, ao longo de 20 anos foi aluno de Kazuo Ohno, pai de Yoshito e criador da modalidade ao lado de Tasumi Hijikata nos anos 1950.

Segundo Ana, que já esteve quatro vezes no Japão para participar de imersões com o mestre Yoshito, o butoh é a dança onde se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona. “Nela, fazemos muito menos externamente. É quando encontramos a humanidade do bailarino, que se revela como uma flor, como a natureza e seus ciclos. Com o butoh, sentimos os pés tocar cada milímetro do solo, marcando o tempo e trilhando histórias milenares”, define.

O primeiro intensivo será no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 13 de setembro. Para a estreia em terras cariocas, o local escolhido é a prestigiada escola e faculdade de dança Angel Vianna, que há 30 anos promove cursos livres, graduações e pós-graduações para diferentes gerações de bailarinos. Já na segunda quinzena de setembro, entre 28 e 30 de setembro, é a vez de Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama desembarcarem em São Paulo para o intensivo que será realizado na Cia. Oito Nova Dança, cujo repertório coreográfico é marcado pela relação entre natureza/memória/preservação/transformação, matérias-primas recorrentes no butoh.

Desde que começou a trabalhar a modalidade de forma pioneira em Porto Alegre, Ana Medeiros movimentou o cenário cultural gaúcho com programações regulares. Entre aulas semanais, workshops, intensivos e intervenções artísticas em diferentes pontos da Cidade, ela também consolidou sua parceria com Hiroshi Nishiyama em duas edições da Semana Butoh, realizadas na Casa Cultural Tony Petzhold, e no espetáculo “Caminhos Pelos Quais”, que fez sua estreia no Instituto Ling. Atualmente, a dupla ministra aulas regulares de butoh na capital gaúcha, em dois diferentes espaços: no MEME Santo de Casa Estação Cultural e na Casa Cultural Tony Petzhold.

Sobre a parceria com Nishiyama, que conheceu em uma de suas imersões no Japão, Ana destaca o entusiasmo compartilhado pela dança e pelo trabalho de Kazuo e Yoshito Ohno. “Desde a primeira vez que dançamos juntos, sentimos essa sinergia que hoje resulta em um processo criativo incrivelmente colaborativo. Eu e Nishiyama estamos sempre em busca de novas ideias e projetos para levar o butoh de Kazuo e Yoshito para os mais diferentes públicos e lugares. Por isso, as expectativas são as melhores para essa nova temporada que marca um importante salto no nosso trabalho. Estamos expandindo cada vez mais os horizontes dessa dança tão humana e reveladora no cenário brasileiro”, avalia Ana.

Crédito da foto: Ryo Ichii

Serviço

RIO DE JANEIRO

Intensivo de Butoh
Com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Dias 11, 12 e 13 de setembro de 2018
Terça a quinta, das 14h às 15h50
Local: Angel Vianna Escola e Faculdade de Dança
Rua Jornalista Orlando Dantas, 2 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Investimento: R$ 300,00
Inscrições: cursolivre.angelvianna@gmail.com ou pelos telefones (21) 2551-0099 e (21) 2552-0139

SÃO PAULO

Intensivo de Butoh
Com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama
Dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018
Sexta a domingo, das 17h às 20h
Local: Na Cia. Oito Nova Dança
Rua Grajaú, 534 – Sumaré, São Paulo – SP
Investimento: R$ 300,00
Inscrições: medeirosana@mac.com ou pelos telefone (11) 2478-9194

Deixe uma resposta