Ícone do site Agenda de Dança

A Boa Malandragem Carioca

O samba de partido alto invade o palco do Theatro NET São Paulo para contar a história de Max Overseas, o protagonista do espetáculo “Ópera do Malandro”, de Chico Buarque. Nós, do Agenda de Dança, estivemos presentes no final de semana de estreia da peça (domingo, dia 15/03), que fica em cartaz até 3 de maio.

Musical “Ópera do Malandro”
Foto: Divulgação

O musical, originalmente estreado em 1978, já teve diversas montagens, e dessa vez foi revisitado por João Falcão. Além de ser fiel à primeira versão, ele deu um toque diferente para a nova produção: o elenco é composto por homens e apenas uma mulher. A atriz Larissa Luz faz o papel de João Alegre, o narrador e comentarista da trama. Os demais interpretam, em sua maioria, dois personagens, sendo um feminino e um masculino. Segundo o diretor, essa inversão de gêneros remonta uma tradição antiga do teatro, de um tempo no qual não podia haver presenças femininas no elenco de uma peça.

Elenco de “Ópera do Malandro”
Foto: Divulgação

A Ópera do Mendingo, de John Gay, e a Ópera dos Três Vinténs, Bertolt Brecht e Kurt Weill, foram as inspirações para compor o enredo deste musical, no qual o contrabandista Max se casa, em segredo, com Teresinha de Jesus, filha de Duran, um poderoso dono de bordeis e cabarés da Lapa, no Rio de Janeiro, nos anos 1940. Entre artimanhas e conchavos, o público pode apreciar as belas canções de Chico, extraídas não só do espetáculo original como também do álbum “Malandro”, e do filme homônimo datado de 1985, dirigido por Ruy Guerra. “É incrível perceber a qualidade da produção de um compositor para um mesmo projeto, é um momento consagrador para o Chico. As canções da Ópera ganharam fôlego fora do teatro, se tornaram tão conhecidas que muitos nem sabem que foram feitas para o palco”, afirma João Falcão.
Ficou curioso? Então fica o nosso convite para vocês também conferirem.

Ficha Técnica:
Adaptação e direção: João Falcão
Direção musical: Beto Lemos
Direção de produção e idealização: Andréa Alves

Elenco:
Larissa Luz – João Alegre
Moyseis Marques – Max Overseas
Fábio Enriquez – Teresinha de Jesus
Ricca Barros – Duran
Adrén Alves – Vitória
Alfredo Del Penho – Chaves
Guilherme Borges – Lúcia
Eduardo Landim – Geni
Bruce de Araújo – Johnny Walker/Shirley Paquete
Davi Guilhermme – Big Ben/Mimi Bibelô
Eduardo Rios – General Eletric/Dorinha Tubarão
Renato Luciano – Barrabás/Fichinha
Thomás Aquino – Phillip Morris/Jussara Pé de Anjo
Rafael Cavalcanti – Dóris Pelanca

Cenografia: Aurora dos Campos
Figurinos: Kika Lopes
Iluminação: Cesar de Ramires
Coreografia: Rodrigo Marques
Projeto de som: Fernando Fortes
Visagismo: Uirandê de Holanda
Assistente de direção: Clayton Marques
Preparação vocal: Maria Teresa Madeira
Programação visual: Gabriela Rocha
Músicos: Beto Lemos (violão, rabeca, bandolim, viola e guitarra); Daniel Silva (violoncelo e baixo elétrico); Rick de La Torre (bateria e percussão); Roberto Kauffmann (teclado e acordeon); Frederico Cavaliere (clarineta); e Dudu Oliveira (flauta, sax e bandolim).

As apresentações acontecem no Theatro NET São Paulo, de 13/03 à 03/05.
Sextas, às 21:00
Sábados, às 21:30
Domingos, às 20:00

Os ingressos podem ser adquiridos no site Ingresso Rápido e na bilheteria do Theatro NET São Paulo, que funciona de segunda à sábado, das 10:00 às 22:00, e domingo, das 10:00 às 20:30.
Endereço: Shopping Vila Olímpia, Térreo (Bilheteria) e 5º Piso (Teatro)
Rua Olimpíadas, 360 – Itaim Bibi, São Paulo/SP

Até a próxima!!!

Sair da versão mobile