Uma História Inspiradora…

Após um longo hiato, eis que a coluna “Plateia” ressurge das cinzas em grande estilo, com a cobertura da Cabine de Imprensa para o lançamento do documentário GAGA – O Amor pela Dança, que estreia nos cinemas no dia 6 de abril. O evento aconteceu hoje de manhã, no Cinemark do Shopping Cidade de São Paulo, e em nome do Agenda de Dança, eu fui lá para conferir.

Em 90 minutos, o diretor Tomer Heymann conta a trajetória de uma importante figura da dança israelense: Ohad Naharin, diretor do Batsheva Dance Company. Ele já possuía a “veia artística” desde que se entendia por gente, mas foi na idade adulta, após os 20 anos, que começou a desenvolver esse talento. Sua bagagem é variada: desde aulas clássicas na Juilliard e na School of American Ballet, na companhia de ninguém menos que Rudolf Nureyev e Peter Martins (diretor do New York City Ballet), a trabalhos com grandes nomes da dança moderna, como Martha Graham e Maurice Bejart. Mas é em sua terra natal que ele viria a encontrar sua verdadeira forma de se expressar através da dança.

Crédito: Gadi Dagon

O termo “Gaga”, que dá nome ao documentário, é uma técnica criada por ele em um momento de grande dificuldade física, na qual diziam que ele nunca mais poderia dançar. O mais curioso é que sua trajetória e suas palavras contradizem isso: “Eu danço todos os dias e quero todo mundo dance”.

Confira você também essa inspiradora história de vida!

FICHA TÉCNICA
Documentário, Israel, 2015, 99′
Diretor: Tomer Heymann
Produtor: Barak Heymann
Produtora Executira: Diana Holtzberg
Diretor de Fotografia: Itai Raziel
Montador: Alon Greenberg, Ido Mochrik, Ron Omer
Consultor Artístico: Talli Vernia-Hatsor, Pia Forsgren, Roni Azgad
Pesquisadores: Lily Yudinsky, Daniela Reiss, Tali Shamir-Werzberger
Edição de Som: Alex Claude
Música: Ishai Adar

Follow me

Juliana Mel

Se apaixonou pelo Ballet Clássico aos 14 anos e desde então se dedica a estudar sobre essa arte, com grande ênfase na História da Dança e História da Música. Em dezembro de 2009 criou o blog Vídeos de Ballet Clássico, um espaço dedicado à Memória da Dança. Atualmente é estudante de Jornalismo e bailarina clássica em formação pela metodologia RAD.
Follow me