Um Tributo à Cassia Eller

Na última terça-feira (16/09/2014) aconteceu a coletiva de lançamento de Cássia Eller, O Musical, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, espetáculo que já passou pelo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e entra em cartaz hoje, 19/09, e fica até 10/11. Mais uma vez, representando o Agenda de Dança, eu estive lá para registrar esse momento.

IMG_20140916_144647
Diretores e Elenco de Cássia Eller, O Musical
Crédito: Juliana Mel

A imprensa foi recebida em um auditório super aconchegante, criando um clima intimista com toda a equipe de produção que estava presente. Intimista, aliás, é a palavra ideal para descrever esse musical, que mostra com detalhes a vida dessa grande intérprete da MPB a partir dos 18 anos, e que tão precocemente partiu, nos deixando um grande um legado. Mas porquê Cássia Eller? Segundo a visão de João Fonseca, um dos diretores, mais do que uma homenagem muito merecida, é a história de uma cantora muito particular e especial, que possui uma trajetória de vida inspiradora. Viniciús Arneiro, que está ao lado de João na direção, também comentou a respeito: “Desde que Cássia se foi, eu fiquei esperando as homenagens em memória dela. O tempo foi passando, e quando chegou por volta dos dez anos, eu fiquei intrigado pelo fato de ninguém ter tido a iniciativa de fazer algo em âmbito nacional, como ela merece. Ao saber desse projeto, eu fiquei super eufórico. A Lan Lan, diretora musical, me convidou e eu abracei a ideia.”

Foi essa a inspiração que moveu Tacy de Campos, de 24 anos, a participar da audição para a escolha da atriz que viveria o papel título nos palcos. Apesar de não ter tido experiência com teatro anteriormente, conhece a fundo a obra da intérprete, e ela impressionou os jurados sob vários aspectos. Sua semelhança com a cantora salta aos olhos, tanto na voz, como na aparência física e até no jeito de andar. É uma jovem de poucas palavras, mas que quando toca seu violão e canta nos leva a crer que Cássia Eller está à nossa frente!

10394859_610674195694889_7785944938047968145_n
Tacy de Campos como Cássia Eller
Foto: Divulgação

Durante a coletiva, João Fonseca destacou a importância da música brasileira para o teatro musical, pois tem-se a crença de que esse tipo de espetáculo é um produto isolado, formado somente por produções americanas. As biografias musicais, como as de Elis Regina, Cazuza e Tim Maia, estão contribuindo para quebrar esse paradigma, pois elas estão gerando uma identificação maior com o gênero, justamente por trazer temas que são mais familiares para o público, formando-se assim novas plateias.

Ao final da conversa, os 7 atores da peça, que se revezam em vários papeis, interpretou para nós dois números musicais. O primeiro foi Relicário, um dueto entre Tacy de Campos e Emerson Espíndola. Nessa hora, fiquei ainda mais impressionada. Se já não bastasse a semelhança entre Tacy e Cássia, o Emerson é o próprio Nando Reis, justamente um dos papeis que interpreta na peça. Já a segunda música foi O Segundo Sol, com todo o elenco.

IMG_20140916_153811
Tacy de Campos e Emerson Espíndola interpretam Relicário
Crédito: Juliana Mel

Para saber como essa história vai se desenrolar no palco, fica o convite para conferir Cássia Eller, O Musical.

Ficha Técnica:
Cássia Eller, O Musical
Direção: João Fonseca e Viniciús Arneiro
Texto: Patrícia Andrade
Direção Musical: Lan Lan
Codireção Musical: Fernando Nunes
Idealização e Direção de Produção: Gustavo Nunes

Elenco:
Tacy de Campos – Cássia Eller
Eline Porto – Cláudia/Eugênia
Evelyn Castro – Nancy Eller/Ana
Thainá Gallo – Moema/Lan Lan
Jana Figarella – Rúbia/Dora
Emerson Espíndola – Ronaldo/Marcelo Saback/Elder/Executivo/Nando Reis
Mario Hermetto – Altair Eller/Oswaldo Montenegro/Violinista/Empresário/Guto/Fernando Nunes

As apresentações acontecem no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, de 19/09 à 10/11.
Segundas, Quintas, Sextas e Sábados às 20:00
Domingos às 19:00

Os ingressos podem ser adquiridos no site Ingresso Rápido e na bilheteria do CCBB, que funciona de quarta a segunda, das 9:00 às 21:00.
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro, São Paulo/SP

Um grande abraço à todos!