TRIA, do Caleidos Cia Dança, estreia em São Paulo

TRIA

Um trio de ideias, de bailarinos, de possibilidades. É assim que “TRIA” chega ao público no novo espetáculo do Caleidos Cia Dança: dançado por um trio, com interações propostas para trios e com diversos ‘trios’ de ideias acompanhando a montagem: arte-ensino-sociedade, artista-público-dança, dança-corpo-relação, entre muitos outros. A estreia está marcada para o dia 02 de outubro, às 20h, na sede da Cia de Dança (Rua Mota Pais, 213, Lapa – SP). Os ingressos, vendidos a preço promocional, custam R$ 10.

“TRIA” não tem restrição de idade e vem reforçar ainda mais a proposta da Cia de interação com o público, o colocando como parte integrante do espetáculo e não apenas como espectador. Os diretores da Cia Isabel Marques e Fabio Brazil acreditam que essa parceria entre público e elenco cria um novo modo de contemplar a dança. “É da apreciação que nasce o entendimento e do entendimento que nasce a criação por parte do público”, explica Fabio. “TRIA”, portanto tem esse compromisso de colocar a apreciação da dança em outro nível onde a plateia tem a oportunidade de criar e participar do espetáculo junto dos bailarinos. A temporada de “TRIA” segue até 19 de outubro.

“TRIA”, feminino inventado de ‘trio’, é um novo desenvolvimentos dos princípios que geraram a série “Coreológicas”, reconhecida nacional e internacionalmente pela sua proposta cênica de unir arte e educação. “Este novo espetáculo carrega com ele o legado dos 18 anos de Coreológicas e das oito montagens que já existiram”, conta Isabel Marques. “O espetáculo traz novas proposições para que públicos de todas as idades interajam com o elenco criando e recriando dança contemporânea para todos os corpos”, complementa Isabel.

Os elementos que originaram o Coreológicas, segundo os diretores, permanecem os mesmos, o que muda é a forma de lidar com eles. “A relação com o público mudou, o público passa a ser percebido como um elemento cênico também; a forma de dispor as pessoas no espaço cênico mudou, as coreografias são dançadas pelos bailarinos em meio às pessoas do público ou dispondo-as de forma a modificar o espaço cênico; a interação por parte dos bailarinos mudou, com interações mais cênicas pois agora são dançadas por três pessoas”, explica Fábio.

SOBRE O CALEIDOS CIA DANÇA:

O Caleidos Cia. de Dança nasceu como um grupo de pesquisa vinculado a uma companhia de dança criado por Isabel Marques em 1996, na Faculdade de Educação da UNICAMP. Em 1998, Isabel desliga-se da universidade e dá continuidade ao trabalho artístico como grupo independente de pesquisa, docência e criação, cadastrando-se também como empresa na cidade de São Paulo. Desde a sua criação, os objetivos do Caleidos Cia. de Dança mantiveram-se inalterados: abrigar e desenvolver as atividades de iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação em arte em suas interfaces com a educação por meio de atividades artísticas (produção de espetáculos e eventos de dança), docentes (cursos, workshops, eventos) e de pesquisa (seminários, encontros, publicações). Em torno dessas linhas de pesquisa, investigação, criação e produção foram criadas as 09 versões do espetáculo COREOLÓGICAS – Coreológicas I, II, III, IV, V, Brasil-Finland e Ludus. Além dos espetáculos COREOLÓGICAS, carro chefe das pesquisas e investigações em torno da linguagem da dança (princípios de Laban), foram criados os espetáculos CIDADE EM TRÂNSITO (1998), POESIA PRESENTE (2001), SILÊNCIO, GAIOLA! (2004), LUGAR COMUM (2005), ARES FAMILIARES (2009), QUATRO CANTOS (2010), MAPAS URBANOS (2011) e PARA O SEU GOVERNO (2012). O Caleidos Cia. de Dança foi contemplado por editais públicos do Programa de Fomento à Dança do Município de São Paulo e pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), tendo se apresentado em diversos espaços cênicos e estados do Brasil e no exterior. Desde 2011, o Caleidos Cia. de Dança tem sua sede própria de ensaios e apresentações no Instituto Caleidos, em São Paulo, capital.

SERVIÇOS

TRIA
Caleidos Cia Dança
De 02 a 19 de outubro de 2014
Quinta-feira e sexta, às 20h, sábados e domingos, às 16h
(Domingo dia 05 não haverá espetáculo devido às eleições)
Elenco: Kátia Oyama, Nigel Anderson e Renata Baima
Instituto Caleidos
Rua Mota Pais, 213 – Lapa – SP (próximo ao metrô Vila Madalena)
Ingressos Promocionais: R$ 10 (crianças até quatro anos não pagam)
Informações: (11) 3021.4970
Classificação Etária: A partir de 1 ano.
Capacidade: 30 lugares
Para saber mais sobre o Caleidos: www.caleidos.com.br