Theatro Municipal do RJ apresenta Ballet do meio-dia

Às vésperas de completar 110 anos, no próximo dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro continua renovando seu público. A própria ação nesse sentido é a apresentação, dias 25 e 26 de junho, do Balé do Meio-Dia, espetáculo criado com a intenção de atrair quem passa todos os dias pelo teatro em seu horário de almoço, mas nunca entrou nessa belíssima joia arquitetônica. O Corpo de Baile do Theatro Municipal dançará coreografias dos grandes balés do repertório mundial, em suas principais fases – a clássica, romântica e neoclássica.

Com preço único e popular, a R$ 10,00, e duração de 60 minutos, as duas récitas de balé serão com música gravada e figurinos do acervo, de produções anteriores.

Programa

Grand Pas de Quatre de Pugni

Pas de Quatre foi originalmente coreografado, por Jules Perrot em 1845, século XIX, com música de Cesare Pugni, a pedido do Her Majesty’s Theatre em Londres, Teatro da Rainha Victoria da Inglaterra, a fim de reunir no mesmo palco as quatro maiores bailarinas da época.

Música: Cesare Pugni
Coreografia:
segundo Jules Perrot
Elenco:
Claudia Mota, Deborah Ribeiro, Fernanda Martiny, Renata Tubarão, Juliana Valadão, Rachel Ribeiro, Carla Carolina

Melodia de Gluck Pas-de-Deux

Pas-de-Deux com a música da Dança dos Espíritos Abençoados. É uma das mais belas melodias de toda a ópera “Orfeo e Euridice”.

Música: Christoph Gluck
Coreografia: Assaf Messerer
Elenco: Renata Tubarão, Fernanda Martiny, Francisco Timbó, Alef Albert

Talismã

O Pas-de-Deux conta a estória da jovem deusa Niriti que cumprindo os desígnios de seu pai, deve submeter-se à prova de descer à terra e manter seu coração fechado a todo amor terreno. Recebe de sua mãe um talismã para protegê-la, mas acaba apaixonando-se pelo jovem marajá Nouredin, abrindo mão do reino celestial. O Pas-de-deux é dançado por Niriti e Vayou, deus do vento que foi encarregado de protegê-la.

Música: Ricardo Drigo
Coreografia: Marius Petipa
Elenco: Fernanda Martiny, Juliana Valadão, Alef Albert, Cícero Gomes

O Corsário

Pas-de-Deux extraído do ballet em 3 atos do mesmo nome, que conta a estória de um corsário-Conrad que se apaixona por uma jovem grega-Medora, que é feita escrava por um mercador, e é vendida a um rico paxá. Depois de muitas aventuras ela finalmente se une ao seu amado corsário, servo de um poderoso pirata.

Música: Adam/Pugni
Coreografia: Marius Petipa
Elenco: Renata Tubarão, Filipe Moreira

Czardas – O Lago dos Cisnes

Divertissement extraído do 3º ato do ballet O Lago dos Cisnes e é apresentado durante os festejos de aniversário do Príncipe Siegfried.

Música: P.I.Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa
Elenco: Solistas: Rachel Ribeiro, Wellington Gomes, Santiago Júnior, Carla Carolina, Rodrigo Negri
Corpo de baile: Flávia Carlos, Marcella Gil, Anderson Dionísio, Mônica Barbosa, Mateus Dutra, Bianca Lyne, Saulo Finelon, Bruno Fernandes, Vanessa Pedro, Sérgio Martins, Paulo Ricardo

Don Quixote

Pas-de-deux extraído do 3º Ato do Ballet “Don Quixote”, baseado no romance de Cervantes, que conta a estória de Kitri, jovem que se apaixona pelo barbeiro Basílio, mas seu pai deseja que ela se case com um nobre rico. O pas-de-deux representa as bodas do casal, que consegue seu intento graças à ajuda de Don Quixote.

Música: Ludwig Minkus
Coreografia: Marius Petipa
Elenco: Claudia Mota, Cícero Gomes, Juliana Valadão, Carla Carolina, Deborah Ribeiro, Fernanda Mart

Crédito da foto: Divulgação

Serviço

Ballet do meio-dia
Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Dias 25 e 26 de junho de 2019
Terça e quarta, às 12h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 10,00
Duração Aproximada: 60 minutos
Classificação Indicativa: Livre

Deixe uma resposta