DestaqueEspetáculos

Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe Companhia Urbana de Dança

Uma das mais atuantes na cidade do Rio de Janeiro, a Companhia Urbana de Dança reúne oito dançarinos negros, que buscam na linguagem urbana e nas técnicas contemporâneas o caminho para suas criações.

Com ingressos vendidos por apenas R$ 1,00, a Companhia Urbana de Dança se apresenta no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em um programa duplo, com os espetáculos ‘5 Passos Pra Não Cair no Abismo’ e ‘Na Pista’. A apresentação, única, será realizada no dia 1º de outubro, a partir das 17h.

Sobre 5 passos pra não cair no abismo

Esse trabalho fala das histórias que são possíveis mudar e tantas outras, quase todas, que ainda continuam sendo as mesmas. Pensando no texto do Caio Fernando Abreu “Vórtice, voragem, vertigem”, a coreógrafa Sonia Destri Lie e os dançarinos da Companhia Urbana de Dança desenvolveram a nova criação que, de acordo com Sonia, deveria ter se chamado “voragem” – aquilo que sorve ou devora, pois é assim que a companhia se sente, tanto no abismo dos perigos de ser periférico, quanto os de estrelas falsas e de beijos e desejos.

Aqui não há sinais de que o grupo vá desistir de sua história de 12 anos mesmo diante das dificuldades: a ideia é dançar para não cair em nenhum desses abismos.

Uma das mais atuantes na cidade do Rio de Janeiro, a Companhia Urbana de Dança reúne oito dançarinos negros, que buscam na linguagem urbana e nas técnicas contemporâneas o caminho para suas criações.

Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança

Sobre Na Pista

Eletrizante espetáculo de dança urbana marca o retorno da companhia às suas raízes no subúrbio carioca. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.

Rítmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens dançarinos inspiraram a Companhia neste novo trabalho, que tem como referências hits de Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill, clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular.

Ao universo dos dançarinos, a coreógrafa trouxe David Bowie, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music; Marçal, responsável pela trilha musical inseriu Erik Satie e De La Soul.

Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida dos jovens da Companhia inspiram este trabalho, no qual técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e postos em cena, com a estética própria de cada um deles.

Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança

Teaser – Na Pista

Crédito da foto: Cena de Na Pista | Foto: Divulgação

Serviço

5 Passos Pra Não Cair no Abismo e Na Pista
Companhia Urbana de Dança
Dia 1º de outubro de 2017
Domingo, às 17h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Praça Floriano, s/nº – Cinelândia – Rio de Janeiro/RJ
Ingresso: R$ 1,00
Classificação: livre e indicativa para todas as idades

Deixe um comentário