Temporada de Dança 2015 do Teatro Alfa

temporada teatro alfa 2015 1

Teatro Alfa anuncia a Temporada de Dança 2015 com uma versão “mais enxuta mas não menos caprichada”, como diz a Diretora Superintendente, Elizabeth Machado. Este ano, quatro companhias fazem parte da programação, sendo duas nacionais e duas internacionais, que vai de 30 de julho até 27 de setembro deste ano.

Esta temporada terá um momento mais que especial para dança contemporânea brasileira, que é a comemoração dos 40 anos do Grupo Corpo, companhia que esteve presente em todas as edições da Temporada de Dança do Teatro Alfa. Para esta comemoração o Grupo Corpo está preparando dois trabalhos inéditos (ainda sem nome): uma peça de Rodrigo Pederneiras – coreógrafo da companhia – com trilha de Marco Antônio Guimarães interpretada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e pelo Grupo Uatki, e outra coreografia da jovem e talentosa Cassi Abranches, com música de Samuel Rosa interpretada pelo Skank, sinalizando uma abertura de espaço para a renovação artística e musical da companhia.

Completam ainda a programação os grupo Cirque Plume, da França, Ballet du Grand Théâtre de Genève, da Suíça e, pela primeira vez na Temporada de Dança do Alfa, o Balé da Cidade de São Paulo.

PROGRAMAÇÃO

Cirque Plume
De 30 de julho a 02 de agosto de 2015
Direção artística: Bernard Kudlak
Espetáculo: Tempus Fugit (2013)
Ingresso: não divulgado

Um dos grandes representantes do ‘nouveau cirque’ (o novo circo), o Plume, desde seu início em 1984, questionou as fronteiras da arte circense e apostou numa visão própria, acrescentando uma dramaturgia específica de encenação para o picadeiro e provocando situações lúdicas. Seus artistas não são somente acrobatas, malabaristas, contorcionistas e clowns, mas também atores, bailarinos e performers, além de possuírem sólida formação musical.

Depois de duas temporadas de sucesso no Teatro Alfa, (Plic Ploc em 2006 e L’Atélier du Peintre em 2012) a trupe apresenta Tempus Fugit?, espetáculo poético, engraçado, físico e muito comovente, sobre o tempo, o período entre o TIC e o TAC, o repouso e a queda, o instante e a eternidade.

O espetáculo conta com artistas incrivelmente versáteis: acrobatas tocam instrumentos musicais e os palhaços são verdadeiros atletas. Suas imagens e sons iludem e encantam o espectador, arrastando-o para uma deliciosa viagem.

Este é o 10º espetáculo da trupe em comemoração aos 30 anos do Cirque Plume.

Grupo Corpo
De 12 a 23 de agosto de 2015
Direção artística: Paulo Pederneiras
Espetáculo: Dança Sinfônica e Suíte Branca
Ingresso: não divulgado

O Grupo Corpo comemora 40 anos em 2015 e segue desenvolvendo um trabalho inovador e de excelência. Para esta comemoração, a companhia apresenta duas coreografias inéditas.

A primeira, Suíte Branca, tem a música especialmente composta por Samuel Rosa para a coreografia de Cassi Abranches, ex-bailarina da companhia que vem se despontando entre os coreógrafos da nova geração. A trilha tem interpretação do Skank na gravação.

A segunda obra, Dança Sinfônica, é de Rodrigo Pederneiras, com música de Marco Antônio Guimarães e interpretada pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e pelo grupo UAKTI na gravação da trilha.

Ballet du Grand Théâtre de Genève
De 12 e 13 de setembro de 2015
Direção artística: Phillippe Cohen
Espetáculo: Lux (2000) e Glory (2012)
Ingresso: não divulgado

O Ballet du Grand Théâtre de Genève foi fundado em 1962 tendo como sede um teatro que, desde o início do século XX, já recebia em seu palco grandes companhias e consagrados bailarinos tais como Isadora Duncan e Nijinsky. Foi dirigida por Janine Charrat, Serge Golovine, Patricia Neary, Peter Dych, Oscar Araiz, Gradimir Pankov, François Passard, Giorgio Mancini, George Balanchine e atualmente Philippe Cohen.

Desde seu nascimento, explora a pluralidade da dança trabalhando com coreógrafos como George Balanchine, Rudolf Noureiev, Jirí Kylián, Ohad Naharin, William Forsythe, Lucinda Childs.

Hoje o elenco do Grand Ballet se compõe de 26 bailarinos de várias nacionalidades, de formação clássica e mantém em seu repertório coreografias neoclássicas e contemporâneas.

No programa, Lux, de Ken Ossola, e Glory, de Andonis Foniadakis, dois requisitados coreógrafos europeus, que têm em seu curriculum trabalhos em companhias como Netherlands Dans Theater, Cedar Lake Contemporary Ballet e Martha Graham Dance Company.

Balé da Cidade de São Paulo
De 24 a 27 de setembro de 2015
Direção artística: Iracity Cardoso
Espetáculo: Cacti (2010) e Adastra (Estreia)
Ingresso: não divulgado

O Balé da Cidade de São Paulo foi criado em 1968, com o nome de Corpo de Baile Municipal. Inicialmente com a proposta de acompanhar as óperas do Theatro Municipal e se apresentar com obras do repertório clássico, teve Johnny Franklin como seu primeiro diretor artístico.

Em 1981 passou a se chamar Balé da Cidade de São Paulo.

A bem sucedida carreira internacional da companhia teve início com sua participação na Bienal de Dança de Lyon, França, em 1996. Desde então suas turnês europeias têm sido aclamadas tanto pela crítica especializada quanto pelo público de todos os grandes teatros onde se apresenta consagrando-a no cenário mundial da dança.

A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo, o rigor e padrão técnico de seu elenco e equipe artística, atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais interessados em criar obras para seus bailarinos e artistas.

No programa Cacti (2014), de Alexander Ekman, com música executada ao vivo pela Orquestra Experimental de Repertório e Quarteto de Cordas da OER e a estreia de Adastra, de Cayetano Soto.

ASSINATURA

A Temporada de Dança oferece a opção de assinatura que conta com benefícios exclusivos, confira abaixo:

– 15% de desconto nos ingressos dos espetáculos da Temporada (Assinatura especial);
– 30% de desconto para pessoas da terceira idade e estudantes);
– Poltrona cativa em todos os espetáculos da Temporada de Dança 2015;
– 50% de desconto no serviço de estacionamento;
– 10% de desconto na compra de ingressos para outros espetáculos da programação do Teatro Alfa;
– 04 ingressos para qualquer espetáculo da Temporada Infantil 2015;
– Kit de assinatura (ingressos e vouchers) entregue em casa;
– Pagamento em até 3 vezes sem juros com cartão de crédito;

VALORES DA ASSINATURA

temporada teatro alfa 2015 valores.fw

Assinatura Normal – 15% de desconto nos ingressos dos espetáculos da Temporada de Dança 2015
Assinatura especial – 30% de desconto para pessoas da terceira idade e estudantes;
Os valores já estão com o desconto.

SERVIÇO

Temporada de Dança 2015 do Teatro Alfa
De 30 de julho a 17 de setembro de 2015
Local: Teatro Alfa
R. Bento Branco de Andrade Filho, 722 – São Paulo/SP
Informações: (11) 5693.4000 / 0300.789.3377
Ingressos: não divulgado