Teatro Alfa comemora 20 anos em 2018 e realiza sua 15ª Temporada de Dança

Palco preferido de uma das maiores companhias brasileiras de dança, Grupo Corpo, de Belo Horizonte, que tem estreado diversos trabalhos em São Paulo, o Teatro Alfa recebe os mais importantes grupos de dança contemporânea do mundo. Sankai Juku, do Japão, Nederlands Dans Theater, da Holanda, e o Ballet de L’Opéra de Lyon, da França, estão entre as companhias internacionais que elegem o espaço quando estão em turnê e dançam em São Paulo. O palco do Teatro Alfa também é o escolhido da Cia de Dança Deborah Colker para suas estreias em São Paulo.

Estão avançadas as negociações entre o Teatro Alfa e a companhia alemã de Pina Bausch (Tanztheater Wuppertal), ícone da dança contemporânea, para a Temporada 2018. Palco requisitado pelas principais companhias de dança do mundo pelas suas características técnicas (o que garantiu Prêmio APCA 2016 nesta categoria aos seus profissionais), o Teatro Alfa também está acertando a vinda da Compagnie DCA, de Philippe Decouflé, da França, e dos taiwaneses do Cloud Gate Dance Teather. A tradicional temporada de dança acontece na Sala A, que tem 1118 lugares.

O Teatro Infantil é outra área de excelência do Alfa. A Sala B, com 204 lugares, e destinada especialmente a espetáculos para as crianças, é referência de qualidade e inovação na programação infantil. A curadoria do Alfa nessa área investe em montagens inéditas e recebe temporadas de grupos relevantes. Na grade de programação de fevereiro de 2018 já estão confirmados Num Passe de Música, da Cia Fundo Falso, e Conto Cantado, da Trupe Pé de Histórias. Para o público juvenil e suas famílias, o Alfa reserva, ainda, o projeto Fazendo Cena – Invadindo os Bastidores, que engloba a apresentação de um espetáculo seguida de aventura pelos bastidores da peça, em um passeio por cada área do teatro. Depois há uma breve explicação de como funciona a luz, o som e a máquina cênica em um espetáculo.

Na área social, o Alfa segue com projeto Descobrindo o Teatro, que acontece há 15 anos e é formado por oficinas práticas. Iniciativa do Instituto Alfa de Cultura, tem a proposta de democratizar o acesso ao teatro aproximando os jovens das artes cênicas e profissões ligadas ao teatro. Os jovens atendidos pertencem a famílias de baixa renda, estudam em escolas públicas ou fazem parte de ONGs que utilizam a arte como instrumento de inserção social.

Centro de Documentação e Memória (CDM)

O Centro de Documentação e Memória (CDM) do Teatro Alfa é um espaço dinâmico de estudos, pesquisas, preservação e difusão da informação sobre os espetáculos apresentados no Teatro Alfa desde sua criação e também sobre sua própria história, particularmente os projetos e ações culturais e educativas. O espaço abriga uma biblioteca em artes do espetáculo, com foco temático em Dança e Teatro Infanto-Juvenil. O CDM oferece consulta pública, livre e gratuita, mediante agendamento. Seu público-alvo constitui-se de pesquisadores e profissionais das artes cênicas, estudantes universitários e de cursos técnicos, mas atende também ao público em geral.

Sobre Teatro Alfa

Projetado e construído de acordo com as mais modernas referências internacionais em casa de espetáculos, o Teatro Alfa foi idealizado para múltiplo uso e equipado com o que há de mais moderno em mecânica cênica, iluminação e sonorização, respeitando os mais rigorosos padrões técnicos internacionais. Inaugurado em abril de 1998, é hoje uma realidade que revoluciona o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil.

O espaço acolhe com total adequação espetáculos de dança, óperas, orquestras, música popular, teatro e musicais, além de dispor de ótima infraestrutura para realização de eventos corporativos, congressos e seminários. Segundo a avaliação de artistas produtores, companhias e do público, o Teatro Alfa supera as expectativas por ser conduzido por uma equipe de alto gabarito, sendo considerado um dos melhores teatros do mundo. Este projeto conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura.

Teatro Alfa
Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722, Santo Amaro – São Paulo/SP
Telefone: (11) 5693-4000
Site: www.teatroalfa.com.br

Deixe uma resposta