Taanteatro Companhia abre inscrições para o Nutaan 2019

O NuTAAN 2019 (Núcleo Taanteatro de Formação, Pesquisa e Criação) é um programa de formação da Taanteatro Companhia. Realizados desde 2004, NUTAANs introduzem performers à teoria e prática do teatro coreográfico de tensões (taanteatro) e resultam na criação de performances teatro-coreográficas em espaços convencionais e/ou não-convencionais urbanos ou naturais.

Para a edição de 2019 podem se inscrever até o dia 10 de março de 2019 profissionais e estudantes de dança. A audição será realizada nos dias 10 e 11 de abril de 2019 no Centro Cultural Olido, Sala Café, em São Paulo, das 18h às 22h. Os selecionados começarão os trabalhos no dia 17 de abril.

As inscrições deve ser realizadas através preenchimento do formulário disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfB2cF3AdPOiwZy5Rar6CkjjccFuVJBVcYXKGYScMZB-m4u-Q/viewform.

O foco criativo dessa nova edição do NUTAAN está voltado para:

a) a investigação do Rito do Xamã (prática da dinâmica taanteatro) enquanto estratégia de descolonização do corpo.
b) a [des]construção de performance a partir da mitologia [trans]pessoal
c) a midiatização e produção de conteúdo digital referente a esses processos criativos.

O treinamento taanteatro e a criação ecoperformática se realizarão em locações delimitadas pela bacia hidrográfica de São Paulo. Investigará aspectos poéticos e simbólicos dos rios, da colonização e urbanização da cidade de São Paulo.

Com duração de 5 meses, a realização do NuTAAN 2019 possibilita:

– Convívio coletivo com acesso gratuito e com ajuda de custos à formação em taanteatro (teatro coreográfico de tensões);
– Encontros de imersão na sede rural da Taanteatro Companhia em São Lourenço da Serra;
– Criação de uma performance solo (duração até 10 minutos);
– Apresentação final de performance coletiva.

A formação tem duração de 5 (cinco) meses (de 17 de abril a 31 de agosto de 2019), com três encontros semanais de 4h cada (quartas, quintas e sextas-feiras das 18h às 22h, no Centro Cultural Olido, Sala Café).

Sobre a Taanteatro Companhia

A Taanteatro Companhia foi fundada em 1991 em São Paulo pela coreógrafa Maura Baiocchi. Os conceitos e as práticas performativas do taanteatro (teatro coreográfico de tensões) foram delineados a partir do projeto “Taanteatro – Para uma transformação da dança” (1991/92), premiado pelas Bolsas Vitae de Arte e Cultura. A partir de 1994, a companhia é codirigida pelo diretor teatral alemão Wolfgang Pannek.

Desde o período de sua consolidação, a Taanteatro Companhia encenou mais de 60 espetáculos, em sua maioria autorais, inspirados pela vida e obra de artistas e poetas como Frida Kahlo, Florbela Espanca, Lewis Carrol, Antonin Artaud, Comte de Lautréamont, Fernando Pessoa, Robert Walser, George Tabori, Heiner Müller, Friedrich Hölderlin, Samuel Beckett, William Shakespeare e Friedrich Nietzsche. Realizou também intervenções urbanas e performances em ambientes naturais relacionando vivências e narrativas dos integrantes da companhia com questões sociopolíticas contemporâneas.

A pesquisa da Taanteatro Companhia vem sendo compartilhada por meio de um projeto editorial que inclui a publicação dos seguintes livros: Taanteatro: teatro coreográfico de tensões (2007), Taanteatro: rito de passagem (2011), Taanteatro: MAE – mandala de energia corporal (2013), Taanteatro: [des]construção e esquizopresença (2016) e Taanteatro: forças & formas (2018).

A Taanteatro Companhia foi premiada nas esferas municipal, estadual e federal e atuou na Alemanha, Argentina, Bélgica, EUA, França, Inglaterra, Moçambique e Rússia.

Crédito da foto: Wolfgang Pannek

Serviço/Informações

NuTAAN 2019
Taanteatro Companhia

Supervisão: Maura Baiocchi
Coordenação: Wolfgang Pannek, Mônica Cristina Bernardes
Assistência: Isa Gouvêa
Público alvo: Profissionais e estudantes de dança (8 vagas com ajuda de custo)
Duração: 5 meses – 3 encontros semanais de 4h cada
Imersões na natureza e expedições pela bacia hidrográfica de São Paulo
Carga horária total: 240 horas
Número de apresentações: 8
Mais informações: https://descolonizacoestaanteatro.wordpress.com/
O NUTAAN 2019 é parte do projeto [des]colonizações, contemplado pela 25a Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo.

Deixe uma resposta