T.F.Style Cia de Dança e Vanilton Lakka dançam no CRDSP em fevereiro

Vanilton Lakka – Interferencia Inacabada | Foto: Marcio Vasconcelos

Vanilton Lakka vem a São Paulo convidado pela T.F.Style para dançar e discutir o pensamento contemporâneo no hip hop.

Após apresentações, debates e vivência artística com o grupo Zumb.Boys, a T.F.Style Cia de Dança convida o intérprete-criador e pesquisador de dança Vanilton Lakka para realizar um ciclo de atividades entre os dias 1 e 4 de fevereiro, quarta a sábado, no CRDSP (Centro de Referência da Dança de São Paulo). O projeto, contemplado pela XX Edição do Fomento à Dança, pretende discutir os rumos do hip hop nos dias de hoje e cruzar discursos de companhias e intérpretes atuantes da área. Toda a programação é gratuita.

Durante os quatro dias, Lakka irá apresentar, às 19h, o trabalho Interferência Inacabada…Preste atenção no Ruído ao Fundo ao lado do Dj e Perfomer Fernando Prado. Em seguida, às 20h, a T.F.Style apresenta o espetáculo Beco (dias 1 e 2) e Sob a Pele (dias 3 e 4).

No dia 3, sexta-feira, às 15h, a T.F.Style fará um diálogo aberto com Vanilton Lakka e Fernando Prado acerca do pensamento contemporâneo no hip hop. No dia 4, sábado, também às 15h, os artistas irão se reunir para compartilhar vivências artísticas que norteiam os processos de cada criação. Ambas as atividades são abertas ao público.

Na performance apresentada por Lakka, o artista dança sob ritmos e experiências sonoras não convencionais executadas ao vivo por Fernando Prado. A proposta reforça uma nova tradição brasileira que insere as danças de rua nas produções de dança contemporânea, marca de diversos trabalhos e pesquisas do artista.

A peça foi criada em 2006 e, no Brasil, já foi apresentada em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Recife e Belo Horizonte. No exterior, Lakka levou a obra para Venezuela, México, Barcelona e Sabadell, na Espanha. De Uberlândia, o artista foi vencedor do Prêmio APCA de Dança em 2005 na categoria Intérprete.

Sobre Interferência Inacabada…Preste atenção no Ruído ao Fundo (Vanilton Lakka)

Interferência significa intromissão. Num processo de comunicação, uma interferência produz distorções na recepção de seus sinais, que podem ser sonoros, que hibridizam e reinventam matrizes. Em Interferência Inacabada… Preste Atenção no Ruído ao Fundo a pele se apresenta como tecido de captura das sonoridades ao mesmo tempo em que se constitui em seu grande gerador.

Sobre Sob a Pele (T.F.Style)

Existo. E, na pele, minha existência concretiza-se em constante relação entre corpo e cidade. Pele. O maior órgão do corpo humano. Sensível ao toque e à temperatura. Por ela transpiro, sinto prazer, respiro. Nela carrego minhas memórias, lugar onde se imprimem marcas, cicatrizes. E o tempo. Protege meu interior, delimita minha relação com o ambiente. Quais sensações meu corpo percebe potencializadas pela cidade? Quais opressões, medos e angústias o ambiente urbano me proporciona? Esta obra busca refletir sobre as várias percepções sentidas, profundamente, sob a pele.

Sobre a T.F.Style Cia de Dança

O T.F.Style Cia de Dança investiga a Dança Urbana Contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Esta investigação concentra-se em descobrir novas possibilidades corporais a partir de técnicas de diferentes danças urbanas, mas desenvolvendo um trabalho autoral, marcado por um percurso de investigação das sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes. A pesquisa parte das danças urbanas, mas vai transformando suas bases, criando e modificando suas referências, desenvolvendo essa pesquisa particular.

O grupo T.F.Style teve início em 2002, sob direção de Igor Gasparini. A partir de 2007, com a direção artística de Frank Tavantti e com o desenvolvimento do elenco, surge o T.F.Style Cia de Dança, passando a existir enquanto companhia de dança na cidade de São Paulo. Em 2016 é contemplada pela XX Edição do Fomento à Dança da cidade de São Paulo e pelo Edital PROAC 2016 de Circulação de Espetáculos de Dança no Estado de São Paulo.

SERVIÇO

T.F.Style Cia de Dança e Vanilton Lakka
De 01 a 04 de fevereiro de 2017
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo – Galeria Formosa
Baixos do Viaduto do Chá, s/n – Centro – São Paulo/SP – CEP: 01037-000
Ingresso: Grátis
Classificação: Livre.

PROGRAMÇÃO

Apresentações

1 e 2 de fevereiro, quarta e quinta-feira, a partir das 19h – Interferência Inacabada…Preste atenção no Ruído ao Fundo (Vanilton Lakka) e Beco (T.F.Style).
Duração total: 100 minutos.

3 e 4 de fevereiro, sexta-feira e sábado, a partir das 19h – Interferência Inacabada…Preste atenção no Ruído ao Fundo (Vanilton Lakka) e Sob a Pele (T.F.Style).
Duração total: 100 minutos.

Debate

3 de fevereiro, sexta-feira, 15h – Debate sobre dança urbana contemporânea.
Duração: 90 minutos.

Vivência

4 de fevereiro, sábado, 15h – Vivência compartilhada de processos criativos.
Duração: 180 minutos.