SP Escola de Teatro recebe Deslugares, do grupo de dança Musicanoar

Deslugares

O Grupo Musicanoar (www.grupomusicanoar.com.br), formado por Helena Bastos e Raul Rachou, ocupa até 23 de maio a SP Escola de Teatro, com uma série de propostas que compõe o projeto de pesquisa continuada do grupo nomeado “Corpos Transversos”, contemplado pela XVI edição do programa fomento à dança 2014 da cidade de SP.

A residência, chamada de “Entre Fluxos…Deslugares”, contempla apresentações do espetáculo “Deslugares”, a exposição fotográfica “ Rastros Deslugares e Intervenções Urbanas” e o lançamento do livro “Corpo e Cidade. Moveres entre aproximações e distanciamentos” , além de intervenções urbanas realizadas na praça Roosevelt pelos artistas que compõe o projeto “Corpos Transversos” e alunos da SP Escola de Teatro.

O Musicanoar trabalha de forma sistemática no campo da dança, estabelecendo conexões entre o fazer/pensar arte contemporânea. Neste trajeto, alguns questionamentos apontam para a interdisciplinaridade das fronteiras entre linguagens na arte contemporânea. Estas reflexões ressaltam o caráter processual próprio da dança contemporânea, que se radicaliza em certas configurações cênicas.

Para Helena Bastos, “Entre Fluxos…Deslugares” propõe um mergulho no estudo sobre espaço. Como o movimento da cidade interfere na cognição? Nesta relação o que é agir? O que é ação, o que é ato? Neste contexto, como a cidade ecoa em corpos que pensam dança?”

Espetáculo Deslugares

O espetáculo “Deslugares”, com direção de Helena Bastos, Raul Rachou e Rosa Hercoles, é uma proposta experimental em dança contemporânea. Indica cruzamentos de diferentes linguagens artísticas. Entre bastões vermelhos, de diferentes tamanhos, todo um ambiente se delineia da fricção entre corpos e espaços. O corpo não é tratado como um objeto, mas lugares de atravessamentos.

“É possível propor diferentes disparos a cada criação coreográfica. São estudos de quedas, rolamentos, equilíbrios, deslizamentos, locomoções, escutas, padrões de movimentos, poesias, músicas e referências teóricas”, explica Bastos.

Exposição: Rastros Deslugares e Intervenções Urbanas

A exposição “Rastros Deslugares” retira dos arquivos fotografias de Inês Correa, Gil Grossi e João Caldas, desenhos e anotações para compartilhar uma história, um percurso de experiências do Musicanoar.

O Musicanoar

Fundado em 1992, o grupo Musicanoar, desde sua formação, vem gerando vários trabalhos. Todos os espetáculos foram criados a partir da convivência com alguns pensamentos teóricos apresentados pelo programa de Comunicação e Semiótica da PUC/ SP.

Nestes anos de trabalho de criação coreográfica, o entendimento sobre o papel do intérprete neste tipo de pensamento contemporâneo, ampliou-se. Neste percurso, Helena Bastos e Raul Rachou verticalizam uma parceria na produção de pesquisa de linguagem contemporânea.

Quem faz o Musicanoar

Raul Rachou: intérprete-criador esta no Musicanoar desde 1993, participando de todas as produções desde então. Dirige desde 1979 o Espaço de Dança Ruth Rachou (atual estúdio de Dança Ruth Rachou).

Helena Bastos: Bailarina, coreógrafa e professora na graduação e pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas/CAC da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, tendo sido eleita chefe do CAC por dois mandatos consecutivos, em 2011-2012 e 2013-2014. Desenvolve, junto ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/PPGAC da ECA, a linha de pesquisa intitulada Texto e Cena, voltada à inovação técnica, artística e bibliográfica da produção intelectual na área de artes cênicas. Em 1992, idealizou o Grupo Musicanoar, no qual atua sistematicamente, buscando integrar as experiências aí realizadas com as pesquisas que conduz na universidade.

FICHA TÉCNICA

Deslugares

Concepção: Helena Bastos
Coreografia e bailarinos: Helena Bastos e Raul Rachou
Direção: Helena Bastos, Rosa Hercoles e Raul Rachou.
Direção musical e tratamento acústico: Tomás Bastos
Fotos: Inês Correa
Iluminação: Damaris Pietra
Figurino: Júlio Barga
Direção de Produção: Cristiane Klein (Dionísio Produção)

Corpos Transversos

Direção Geral e Concepção: Helena Bastos
Bailarinos /Performers: Bia Limongelli, Carolina de Nadai, Clóvis Lima, Danilo Sene, Felipe Rocha, Flávia Scheye, Helena Bastos, Lucas Abe, Marcus Garcia, Raul Rachou, Tatiana Melitello e Viviane K G Ferreira.

SERVIÇO

Deslugares
Grupo Musicanoar
Dias: de 06 a 10, 13 a 16 e 19 a 23 de maio de 2015
Terça a sábado, às 21h30, domingo, às 17h e 20h
Local: SP Escola de Teatro
Praça Roosevelt, 210 – Centro – São Paulo – SP
Informações: (11) 3775.8600
Ingressos: Grátis
Duração: 60 minutos
Classificação: a partir de 10 anos
Lotação: 30 lugares