Sessão “Pipoca com Ballet” #007: Uma Noite Contemporânea com o Bolshoi

Desde 2010, presenciamos no Brasil algo nunca antes pensado: a transmissão de ballets e óperas ao vivo no cinema. No exterior, já era algo comum, por aqui, no entanto, a novidade começou a ganhar força. Atualmente, a Rede UCI traz todas as temporadas do Bolshoi e, no último final de semana, eu e o Tarcísio estivemos em uma das récitas do programa “Uma Noite Contemporânea”, que teve dois dias de exibição (29/04 e 30/04).

A primeira coisa que salta aos olhos é o nome do programa, que sugere que ele seja composto por obras de dança contemporânea. Mas… as coreografias escolhidas são voltadas mais para o clássico e neoclássico! Então porquê “Uma Noite Contemporânea”? O Tarcísio teve uma boa sacada… Segundo ele, o nome pode se referir ao fato das obras apresentadas terem sido criadas em tempos contemporâneos. E parando para pensar… Não faz sentido?

Bem, o programa é maravilhoso! Começa com uma coregrafia de Jerome Robbins, chamada The Cage (1951), a mais curta do programa, que se passa em uma colônia de insetos. O destaque vai para a participação do brasileiro Erick Swolkin, que foi escalado para o elenco principal. Já Russian Seasons (2006), de Alexei Ratmansky, é uma peça em que vários casais se encontram e desencontram no palco. Por vezes, as músicas me trouxeram a lembrança dos ballets Petrushka e Les Noces. Já Études (1948), de Harald Lander, faz uma bela homenagem às técnicas clássica e romântica. Achei, a princípio, que seria uma obra nos moldes de Class Concert, também presente no repertório da companhia, mas Études vai muito além…

Apesar do espetáculo ser tão rico, a sala de cinema estava muito vazia e a plateia, em sua maioria, era formada por pessoas de idade mais avançada. Cadê os bailarinos de plantão para prestigiar essas belas exibições? Outro ponto que chamou a atenção foi o fato de as entrevistas e explicações sobre as obras não terem sido legendadas. Os ingressos têm um valor considerável… vale possibilidade, viu Rede UCI? Sigam o exemplo do Royal Ballet… #ficaadica 🙂

Não fique triste se não conseguiu assistir… O nosso parceiro Vídeos de Ballet Clássico tem essa apresentação disponível para download!

Para baixar:
Uma Noite Contemporânea
Download

Follow me

Juliana Mel

Se apaixonou pelo Ballet Clássico aos 14 anos e desde então se dedica a estudar sobre essa arte, com grande ênfase na História da Dança e História da Música. Em dezembro de 2009 criou o blog Vídeos de Ballet Clássico, um espaço dedicado à Memória da Dança. Atualmente é estudante de Jornalismo e bailarina clássica em formação pela metodologia RAD.
Follow me