Sessão “Pipoca com Ballet” #003: A Flor de Pedra

Peças com caráter folclórico são simplesmente encantadoras! Por isso mesmo, para nossa sessão de hoje, selecionamos uma que se passa no interior da Rússia: A Flor de Pedra.

O espetáculo, que voltou ao repertório do Mariinsky Ballet em dezembro do ano passado, foi o último ballet composto por Sergei Prokofiev, em 1954. A história, dividida em três atos, é baseada em diversos contos dos Montes Urais, coletados pelo escritor russo Pavel Bazhov. O herói deste conto é Danilo (no original: Danila), um artesão que deseja alcançar a perfeição em seu ofício. Sua grande ambição é esculpir um vaso em forma de flor com um mineral chamado malaquita, de cor esverdeada. Ele fica tão frustrado por não conseguir atingir seu objetivo que mal consegue pensar em Katerina, sua noiva.

Para encontrar outra rocha e continuar o seu trabalho, Danilo vai à mina de cobre (onde ficam os  veios para extrair a malaquita) e acaba encontrando a poderosa Rainha da Montanha de Cobre. Fascinada pelo rapaz, ela decide lhe mostrar seu reino subterrâneo, que é cercado por belas flores de pedra, que encantam Danilo. E ainda, ela ensina a ele todos os segredos para trabalhar com o mineral e chegar à perfeição.

Enquanto isso, Katerina fica preocupada com a ausência de Danilo e sai a sua procura, sendo guiada pelo Espírito do Fogo até onde seu amado se encontra. É a partir dessa busca que o amor se revela maior do que a ambição.

Ficou curioso para assistir a esse espetáculo? A boa notícia é que há três DVDs lançados, todos disponíveis no nosso parceiro Vídeos de Ballet Clássico. A coreografia é de Yuri Grigorovich.

Para baixar:
The Bolshoi Ballet, 1979
Com Yekaterina Maximova e Vladimir Vasiliev
Download

The Bolshoi Ballet, 1990
Com Lyudmilla Semenyaka e Nikolai Dorokhov
Download

The Kirov Ballet, 1991
Com Anna Polikarpova e Aleksandr Gulyaev
Download