Sessão “Pipoca com Ballet” #002: A Viúva Alegre

Quando faltam ideias para criar novas peças… o jeito é assistir uma ópera!

Essa forma de arte, que é uma espécie de “irmã” do ballet, já serviu de inspiração para a criação de vários espetáculos, como é o caso da nossa indicação de hoje: A Viúva Alegre.

A obra, que tem música de Franz Lehár, é classificada como uma opereta devido ao seu caráter alegre, além de ser considerada o primórdio do teatro musical. Ao longo de três atos, nós conhecemos a história de Hanna Glawari, uma jovem camponesa que se apaixona pelo conde Danilo. Apesar de ter o seu amor correspondido, a família do rapaz não aceita o relacionamento pelo fato da moça ser simples. Hanna acaba se casando com um velho banqueiro milionário, que morre na noite de núpcias e lhe deixa uma grande herança. Anos depois, em um baile na embaixada de Pontevedro, a viúva acaba se reencontrando com seu amor do passado. A partir daí, vários encontros e desencontros acontecem até o desfecho dessa bela história…

Os responsáveis por transformar essa obra em dança são o coreógrafo Ronald Hynd e o maestro John Lanchbery. No nosso parceiro Vídeos de Ballet Clássico, vocês encontram duas interpretações desse clássico. Prontos para se apaixonar?

Para baixar:
The National Ballet of Canada, 1987
Com Karen Kain e John Meehan
Download

The Australian Ballet, 1993
Com Lisa Pavane e Steven Heathcote
Download