Sesc Santana apresenta intervenção de dança baseada nas tradições do reisado

Parte do ciclo de festejos natalinos, o espetáculo reúne encenação e danças tradicionais.

No dia 07 de janeiro, sábado, das 16h às 17h30, o Sesc Santana apresenta a intervenção de dança Boi Manjarra – Sambada de Reis. Baseada nas tradições do reisado, a apresentação traz elementos da cultura tradicional popular brasileira.

Ao som de instrumentos como a rabeca, bombos de corda, sanfona e cavaquinhos, intérpretes e público celebram o grande baile. Diferentes formações coreográficas e passos denominados “trupés”, um sapateado brasileiro caracterizado pela combinação entre a forte pisada, a leveza e a graça dos movimentos, criam uma diversidade de desenhos com os corpos e jogos ritmados com o público.

A dança é conduzida por um enredo no qual o Capitão Marinho, que promove o baile em questão, compra do Sr. Ambrósio uma série de figuras mascaradas para integrar a sua festa. Uma vez compradas, bonecos gigantes e personagens como o “Soldado”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida”, o “Bicho Babau”, o “Urso”, a “Véia Dindinha” e o “Boi”, aparecem para contar suas curiosas histórias.

Para completar a festa, a proposta é que o público não fique indiferente e se una ao cortejo, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas, ritmo de influência africana e indígena típico da região nordeste.

O cortejo é referenciado na tradicional dança do Cavalo Marinho de Pernambuco, folguedo cênico brasileiro que integra o ciclo de festejos natalinos e presta homenagem aos Reis Magos. A celebração reúne encenações, coreografias além de uma série de danças tradicionais.

FICHA TÉCNICA

Concepção artística e direção cênico-musical: Juliana Pardo e Alício Amaral
Elenco: Juliana Pardo, Alício Amaral, Ana Cecília Martins, Cibele Mateus, Piéra Varim, Carol Moya, André Simões, Amanda Martins, Monique Franco, Adriano Soares, Nilma Rodrigues e Sheila Alencastro.

SERVIÇO

Boi Manjarra – Sambada de reis
Dia 07 de janeiro de 2017
Sábado, das 16h às 17h30.
Local: Sesc Santana
Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd. São Paulo – São Paulo/SP
Ingresso: Grátis.
Informações: (11) 2971-8700
Classificação: livre.