Sesc Pompeia apresenta espetáculo de dança na biblioteca

Contações dançantes de histórias realizadas por “artistas-volumes” entre as estantes de livros. Essa é a proposta de “Biblioteca de Dança”, dirigido por Jorge Alencar e Neto Machado, e que será apresentado na Biblioteca do Sesc Pompeia de 24 de março a 1º de abril, sábado e domingo, das 14h às 17h, terça a quinta-feira, das 15h às 18h.

Na instalação coreográfica, os artistas conversam com o público para compartilhar coreografias que marcaram suas vidas. Cada dançarino participante é como um livro vivo que está disponível, em uma biblioteca, por algumas horas, para que o público acesse diferentes histórias, por quanto tempo deseje, ao redor de uma mesa.

Em Biblioteca da Dança, cada performer é como um livro vivo ocupando a biblioteca da unidade

O trabalho estabelece um relação de intimidade e cumplicidade entre artista e público, gerando uma abordagem afetuosa e emotiva com a história da dança e com a história de vida dos espectadores. A cada narrativa contada (e dançada) um espaço de diálogo é aberto entre dançarinos e visitantes da biblioteca, aproximando vida, arte, documento, ficção e emoção.

Participam desta performance os artistas Cláudia Müller, Diane Ichimaru, Félix Pimenta, Jorge Alencar, Natasha Vergílio, Neto Machado e Rosângela Alves.

A “Biblioteca de Dança” foi desenvolvida em três contextos internacionais de residência artística: Akademie Schloss Solitude (Stuttgart – Alemanha), #StationONE – Service for Contemporary Dance (Belgrado – Sérvia) e Graner – Centro de creación del cuerpo y el movimiento (Barcelona -Espanha) com apoio da Funarte – Fundação Nacional das Artes (Brasil). Desde sua estreia em 2017, foi apresentada em: Stuttgart (Alemanha), Barcelona (Espanha), Belgrado (Sérvia), Salvador (Bahia), Campinas (SP), Brasília (DF).

BIOS

Neto Machado e Jorge Alencar (BA) são uma dupla de artistas que cria com dança, teatro, audiovisual, comunicação, curadoria, escrita e educação. Alguns dos diversos frutos dessa parceria são: “Pinta” (longa-metragem), “Desastro” (peça de dança) e “Astroneto – dança no espaço” (livro infantil). Os artistas vêm circulando suas criações em todas as regiões brasileiras e trabalhando em contextos internacionais como: Tate Modern (Inglaterra), MIT – Massachussets Institute of Technology (EUA), Centre Pompidou (França), entre outros. Mais informações: jorgealencar.com.br e netomachado.com

Cláudia Müller é artista com projetos desenvolvidos em dança, performance e vídeo. Doutoranda e Mestre pelo Instituto de Artes da UERJ (RJ); é também docente do curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Diane Ichimaru é criadora-intérprete e fundadora da Confraria da Dança, sediada em Campinas (SP), na qual desenvolve espetáculos autorais, projetos de cenografia e figurino, ilustração e criação gráfica.

Natasha Vergílio é artista da dança com ampla formação em danças urbanas – especialmente break dance , ballet clássico, sapateado e outras linguagens. Esteve durante sete anos como integrante da J.Gar.Cia de Dança Contemporânea (SP).

Rosângela Alves é bailarina e interprete e criadora da Cia Diversidança (SP). Seu mais recente trabalho é o espetáculo Vênus Negra – Um manual de como engolir o mundo! do Coletivo Zona Agbara (SP) no qual dança e assina a preparação corporal.

Felix Pimenta (SP) é dançarino, performer, pesquisador, professor e coreógrafo de danças urbanas, especializado em Waacking e Voguing. Membro da House of Zion – Chapter Brasil e da Imperial House of Waacking (IHOW) – Chapter Brasil.

Ficha técnica

Concepção e direção: Neto Machado e Jorge Alencar
Criação e Performance: Neto Machado, Jorge Alencar, Cláudia Muller, Diane Ichimaru Felix Pimenta, Natasha Vergilio, Rosangela Alves
Produção: Ellen Mello / Dimenti Produções Culturais

Crédito da foto: Patricia Almeida

Serviço

Biblioteca de dança
De 24 de março a 1º de abril de 2018
Sábados e domingos, das 14h às 17h, de terça a quinta-feira, das 15h às 18h.
Local: Sesc Pompeia – Biblioteca
Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo/SP
Ingressos: Gratuito
Classificação indicativa: Livre

Deixe uma resposta